Siga-nos nas redes sociais

A Drogaria Araujo é uma das principais empresas de Belo Horizonte, além de ser uma das seis redes farmacêuticas mais relevantes em âmbito nacional, o grupo possui liderança regional no segmento.

Oferecendo serviços diferenciados, venda física, televendas e e-commerce, a Araujo se manteve moderna, inovando e buscando ser referência em sua história de mais de 110 anos no varejo farmacêutico brasileiro.

Além de ter sido premiada em diversas outras ocasiões ao longo de sua jornada, em 2017, a Drogaria Araujo foi eleita a Empresa do Ano de Minas Gerais pela revista Mercado Comum.

Vídeo sobre 111 anos da Drogaria Araujo

1. Dados do Varejo Farmacêutico

Em agosto de 2011, houveram duas fusões que impactaram o ramo em nível nacional, a primeira, ocorreu após anúncio de fusão entre a Droga Raia e a Drogasil, fazendo com que a companhia se tornasse a maior empresa brasileira do setor farmacêutico.

A segunda, em uma transação similar, entre as cadeias Drogaria São Paulo e a Drogaria Pacheco, que também acarretou em um crescimento considerável da empresa, se transformando no segundo grupo com maior faturamento do Brasil, o que gerou um maior distanciamento entre a Araujo e as duas principais redes farmacêuticas do país.

Contudo, o grupo Araujo se destaca por ser um dos mais rentáveis do segmento. Em 2018, o Ranking IBEVAR (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo), apontou as redes varejistas mais rentáveis, eficientes e admiradas do Brasil e a Araujo recebeu 100 em eficiência, se destacando como a mais produtiva por loja no segmento farmacêutico.


2. Tamanho do Segmento

De acordo com dados da Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa), o Varejo Farmacêutico brasileiro está vivendo um momento de crescimento rápido nos últimos anos, segundo projeção feita pela equipe da GoBacklog, entre 2013 e 2017, o setor brasileiro teve um crescimento de faturamento de 57%, e a tendência é que esse crescimento se mantenha, fazendo com que o Brasil passe a ser um dos cinco maiores do mundo no setor que, de acordo com a Interfarma, em 2017, eram:

  • Estados Unidos – 100%
  • China – 24%
  • Japão – 24%
  • Alemanha – 11%
  • França – 10%

O percentual de dados é definido em relação com o maior deles, os EUA.

Tamanho do Segmento
Tamanho do mercado de Varejo Farmacêutico

Segundo a Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos), o total de vendas no mercado farmacêutico brasileiro alcançou um volume de faturamento próximo dos R$ 63 bilhões em 2018, com crescimento real a cada ano, o que evidencia a expressividade do Varejo Farmacêutico no mercado brasileiro.


3. Preocupação do setor com a Tecnologia

Segundo a Interfarma, entre os anos de 2008 e 2018, os investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento do setor farmacêutico aumentaram de 128 bilhões para 161 bilhões de dólares em todo o mundo, o que representa um progresso de 25,7%. Além disso, de acordo com projeção da própria Interfarma, existe um potencial de crescimento para 2022 de mais de 12,4%, alcançando 181 bilhões de dólares.

A atividade tem como principal objetivo ampliar os conhecimentos através de pesquisas conduzidas por empresas, universidades ou agências do Estado para desenvolver novos produtos e melhorar processos.

Com isso, é possível perceber a importância da Araujo em ter se mantido preocupada com investimentos em tecnologia com o passar dos anos. Acompanhar o crescimento do mercado e suas oportunidades fez com que ela pudesse se destacar e ter se tornado referência em seu segmento.


4. Quem é a Araujo?

Em 1906, foi fundada a Pharmácia Mineira, três anos depois, Modesto Carvalho de Araujo foi contratado como balconista no local, com apenas 17 anos. Então, quatro anos mais tarde, Modesto comprou a farmácia de seus empregadores e alterou o nome para Drogaria Araujo.

Desse modo, a empresa nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1913. Uma empresa com mais de 110 anos no mercado que se mantém moderna e na vanguarda quando o assunto é experiência do consumidor. Alguns de seus feitos, segundo a própria empresa:

  • Primeira drogaria de Belo Horizonte a disponibilizar plantão 24 horas (1933)
  • No Brasil, foi responsável por inovar em serviço de telemarketing com a Drogatel Araujo (1963)
  • A primeira a inaugurar Drive-Thru (1990)
  • Na década de 90, ela foi a primeira a introduzir o modelo drugstore, que é uma espécie de minimercado americano que vende itens variados, como produtos de higiene, medicamentos, perfumaria e outras mercadorias.
Quem é a Araujo
Cronologia de inovação da Araujo

5. O que a empresa representa neste mercado

De acordo com o ranking da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), publicado pela Tribuna de Minas, em 2018, a rede de Drogarias Araujo tinha projeção de atingir o faturamento de 2,1 bilhões, o que mostra o porquê da rede estar entre as principais empresas do segmento farmacêutico. Com esse crescimento contínuo, o grupo tem interesse em investir cada vez mais para obter maiores impactos no mercado brasileiro.

Em uma entrevista publicada em novembro de 2018 pelo jornal Hoje em Dia, o presidente do grupo revelou que, em 2019, a rede tem como objetivo abrir 40 novas lojas no interior de Minas Gerais. Os alvos são as cidades com mais de 50 mil habitantes. Segundo Modesto Araujo Neto:

O objetivo é estar presente em todas as cidades mineiras prestando serviços de qualidade e credibilidade

Desse modo, o grupo detentor de 250 lojas físicas espalhadas em Minas Gerais, atendendo cerca de 45 milhões de clientes por ano, onde a maioria delas estão na região metropolitana de Belo Horizonte, vai obter um aumento de 16% em quantidade de unidades.

O que a empresa representa neste mercado
Dados sobre a Drogaria Araujo

6. Crescimento físico da rede

Para alcançar seus objetivos e manter seu posicionamento entre os principais grupos do ramo, a rede farmacêutica conta com parcerias para aperfeiçoar seu desempenho. Com seu constante crescimento, uma de suas centrais atividades são as construções de novas lojas.

Com isso, seria necessário obter uma melhor qualidade na gestão das obras. Nesse sentido, em dezembro de 2016, com o intuito de atingir uma comunicação mais eficiente e orientada, a rede firmou parceria com a Construct App.

De acordo com a gerente de obras da Araujo, Flávia Lamary, a ferramenta proporcionou uma solução no âmbito da comunicação, maior produtividade, uma maior facilidade no acompanhamento físico das obras e também resolveu os entraves nas aprovações de contratações.

Em entrevista Modesto Araujo Neto aponta que o foco do crescimento é em qualidade e não em quantidade de lojas

Em uma entrevista para SCAI Group, Modesto Araujo Neto, em 5 anos, prevê que a rede dobre de tamanho, com muita tecnologia. Através do smartphone o cliente vai poder conversar com o farmacêutico, além disso, ao entrar na loja, vão ser apresentados produtos para o consumidor de acordo com seus desejos e necessidades, ao passar na porta vão ser mostradas promoções que a pessoa tiver interesse, além de outros investimentos na área de tecnologia.

Modesto, destacou que seu modelo está focado em qualidade no faturamento, e não em quantidade de lojas.

Ao ser perguntado sobre quando irá sair do estado de Minas Gerais, o presidente afirmou que irá investir apenas quando estiver presente em todas as cidades acima de 80 mil habitantes do estado. Além disso, o executivo disse que seu foco está na rentabilidade, e não em estar em todos os estados do Brasil.

Diante de tais ações, é possível perceber a preocupação da rede em estar atuando no mercado com a maior eficiência possível, inovando e buscando soluções em todos os campos que sua empresa abrange.


7. Empresa com preocupação social

Com o objetivo de investir em tecnologia e evoluir com inovação, a empresa construiu uma história que a posicionou como uma das referências nacionais no setor farmacêutico. Além da forte atuação na área de medicamentos e também de não medicamentosos, a Responsabilidade Social é algo bastante relevante na trajetória da empresa.

Sistema de atendimento especializado para público surdo

Atuando em projetos como: apoio ao Instituto HAHAHA, ministração de Palestras na área da Saúde, inauguração do Playground da Longevidade, além de outras iniciativas que promovem o bem-estar de toda a comunidade.

Uma das ações que se destacam é o trabalho de incentivo que a empresa oferece ao Hospital da Baleia, encorajando seus clientes a doarem o troco de suas compras. Nesse projeto, a rede farmacêutica já arrecadou mais de R$ 12 milhões, essas doações auxiliam nas manutenções e melhorias do Hospital.

Parceria Drogaria Araujo e Hospital da Baleia

8. Experiência do cliente é foco central

Desde sua fundação, o foco da empresa é a experiência dos clientes. Com isso, a tecnologia possui um importante papel

Em entrevista para o Diário do Comércio em novembro de 2018, Modesto Araujo Neto, presidente da rede há mais de 25 anos, citou a importância que a empresa dá aos consumidores, buscando sempre encantá-los através da inovação, com o objetivo de melhorar o atendimento, mix de produtos e serviços da empresa.

Foi assim que a rede de Drogarias Araujo surgiu, com valores sólidos e a ideia de ser pioneira no mercado, buscando uma gestão inovadora em conjunto com a tecnologia, o que proporcionou em um atendimento das demandas dos clientes da melhor maneira possível.


9. Abordando o cliente certo

Para atender especificamente as necessidades de cada consumidor, a Araujo utiliza uma estratégia buscando investir com inteligência, onde a rede faz o envio de recomendações personalizadas de acordo com o perfil do cliente. As ofertas são enviadas via SMS e e-mails.

Essa tática é valiosa para o contato entre cliente e empresa em razão da comunicação mais clara que ela proporciona para os dois lados. Portanto, essa técnica permite que a Araujo invista seus recursos e realize ações mais eficientes.

Desse modo, a rede é beneficiada de diversas formas, o direcionamento do tráfego faz com que a empresa chegue ao consumidor certo. Sendo assim, o relacionamento fica mais preciso e capital não é investido com contato ineficaz, o que aumenta as margens de lucro.


10. Como a Araujo interage com o cliente

O relacionamento com o cliente é um dos principais focos da rede, além de qualidade e preços compatíveis, que se tornaram obrigatórios diante de um mercado tão competitivo e com tantas alternativas presentes, o contato interativo, é uma estratégia que se tornou crucial para a empresa.

O marketing de relacionamento vem sendo auxiliado de maneira eficaz pela internet, onde é possível conseguir dados que ajudam a entender como solucionar de melhor maneira as demandas e necessidades dos clientes. Nesse sentido, site, blog, redes sociais, SMS, além de newsletters e ofertas enviadas pelo e-mail, estão sendo usados para alcançarem tais objetivos.

Interação inteligente com o cliente

Com o propósito de inovar, impactando os clientes e atraindo-os de maneira relevante, em 2011, a Drogaria Araujo lançou a primeira propaganda 3D de Minas Gerais. Essa estratégia foi veiculada nas salas de cinema 3D de Belo Horizonte. De acordo com o CMO da empresa, André Giffoni, a propaganda foi capaz de mexer com os sentimentos das pessoas, sensibilizando e criando reações positivas. Portanto, isso mostra a capacidade do grupo em interagir de maneira eficaz com seus clientes.


11. Modelo Drugstore

Apesar de ser um tema muito discutido entre os empresários do ramo devido aos que não tem interesse em adotar esse modelo de negócio, a Drogaria Araujo segue firme nessa direção. Em setembro de 2017, a ICTQ (Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade), publicou um artigo abordando as ideias de Modesto Araujo, presidente da rede farmacêutica, sobre esse assunto.

Em uma pergunta feita a Modesto sobre a sua visão desse modelo de negócio, ele abordou a importância da utilização da filosofia da empresa de “One Stop Shop”, referindo-se ao foco de que em um único lugar o cliente possa satisfazer o máximo de suas necessidades, valorizando assim, o tempo do consumidor.

No entanto, isso não quer dizer que o foco da companhia não seja a saúde, diante de uma população que, cada vez mais, deseja por prestação de serviços nessa área. A Araujo investe na ideia de que há uma junção entre a concepção de drugstore com a de estabelecimento de saúde, o que mostra ser um modo inteligente de rentabilizar suas atividades.

Modelo Araujo Drugstore
Exemplo de loja da Araujo, modelo drugstore

12. Novo Varejo

A Araujo está se adaptando ao mercado com inovações ligadas ao Novo Varejo, integrando os mundos online e offline e posicionando o cliente no centro da experiência de consumo. Nesse sentido, a rede lançou uma nova forma de consumir, a Box Araujo, que tem como objetivo reduzir tempo na fila trazendo mais facilidade e agilidade.

Campanha de marketing sobre o Box Araujo

Os armários estão em frente lojas e em locais estratégicos da cidade a fim de atender esse objetivo sem complicações. O funcionamento é simples, o consumidor precisará fazer a compra pelo app Araujo e apontar onde fará a retirada do produto, após isso, será necessário apenas a inserção do código para pegar seus itens no local indicado.

Essa estratégia permite que a marca esteja presente em locais onde não possui lojas físicas (academias, shoppings, etc.) ou até mesmo abrir unidades menores, que vendam produtos não medicamentosos e permitam que os clientes retirem seus medicamentos sob demanda.


13. Redes de Distribuição

Centro de Distribuição Marco Antônio Velloso de Araujo, com 32 mil metros quadrados de armazenamento

Com o objetivo do consumidor sempre encontrar o que procura em suas lojas, em 2017, o grupo Araujo lançou seu novo centro de distribuição. Com um investimento de R$ 130 milhões e um propósito de consolidar a expansão da rede para os próximos anos, seu centro de distribuição está localizado no principal entroncamento logístico da região metropolitana de BH, com capacidade de atender 650 lojas no Estado mineiro.

De acordo com a Abrafarma, a empresa obteve crescimento de oito pontos em market share nas cidades do interior do estado. Essa evolução ocorreu em virtude do objetivo de ser líder em todas cidades de Minas Gerais. O motivo dessa progressão é o estabelecimento de rotas de crescimento que já levaram o grupo até Juiz de Fora, sendo considerado um dos marcos de seu projeto de expansão.


14. Serviços Araujo

Sendo uma das primeiras empresas farmacêuticas a oferecer serviços, a Araujo oferece um programa de atendimento que, sob recomendações médicas, fornece vacinas e testes rápidos. Até o momento, todas as lojas da rede oferecem esses serviços.

As vacinas ofertadas são para recém-nascidos até idosos, além de gestantes, viajantes e programas de vacinas para empresas. Os testes rápidos são capazes de detectar doenças como Glicemia, Colesterol, Perfil Lipídico, Dengue, Chikungunya, Zika, HIV, Sífilis, Hepatites A e B, Hemoglobina Glicada e PSA.

Além disso, a fim de ajudar o usuário a adquirir novos hábitos de saúde, a Araujo oferece atendimento farmacêutico personalizado, que tem como objetivo orientar e auxiliar o cliente, dando suporte ao tratamento prescrito pelo seu médico. Nesse sentido, a rede disponibiliza programas variados, como: Hipertensão em Dia, Parar de Fumar, Colesterol em Dia, Autocuidado, Imunização, Perda de Peso, Diabetes em Dia e Adesão à Prescrição Médica.


15. Investimento em Inovação e Tecnologia

De acordo com a Catho, a média salarial de um profissional de TI no Brasil para os profissionais que possuem MBA é de R$ 8.687 e de R$ 5.871 para os que possuem uma especialização ou pós-graduação. Para aqueles que possuem apenas curso universitário, a média de seus salários fica em R$ 3.920, e esse valor cai para R$ 2.272 para os que não concluíram ensino superior.

Entrevista com Modesto Araujo Neto, sobre o investimento em Inovação e Tecnologia

Modesto Araujo Neto, presidente da rede, concedeu entrevista ao Diário do Comércio, onde apresentou a importância que a empresa dá para a área de Inovação e Tecnologia.

Esse ano foi um ano (2018) que investimos muito em inovação. Estamos envolvidos com uma área específica de inovação e tecnologia, para fazer a Araujo cada vez maior e melhor.

O grupo está em constante busca por novos conhecimentos e em 2018 realizou visitas às startups e drogarias em Israel, com o objetivo de trazer inovações e, desse modo, fazer com que a Araujo alcance melhores resultados.

Contando com uma área específica de Inovação e Tecnologia, liderada pelo CIO Pedro Silva, a empresa está constantemente apresentando ao mercado soluções inovadoras, que ajudam a compor uma melhor experiência ao cliente, levando naturalmente ao aumento do consumo.

Segundo análise feita pela equipe da GoBacklog, há atualmente 1782 funcionários das Drogarias Araujo no LinkedIn (mais de 8 mil contabilizados pela própria empresa), onde 59 deles trabalham na área de TI, o que representa 0,74% de seus mais de 7 mil funcionários.

Além disso, em uma projeção feita pelo time da GoBacklog, considerando que todos os funcionários de TI estejam no LinkedIn e possuam MBA (considerando a média salarial da categoria com esse nível de instrução), a empresa investe aproximadamente R$ 6,6 milhões por ano em salários de colaboradores dessa área, desconsiderando encargos e benefícios, o que representa a importância desses profissionais na empresa.


16. Parceria com Falconi

Em 19 de fevereiro de 2018, a Endeavor Brasil publicou um artigo, onde foi abordado um exemplo da Falconi Consultores em conjunto com a Drogaria Araujo, citando a importância do presidente da rede ter seguido verdadeiramente as orientações do professor Vicente Falconi e seus consultores.

Com um modelo baseado no PDCA, a empresa de consultoria obteve grandes resultados em seu projeto de parceria com a Araujo, um dos mais expressivos resultou em um aumento do Ebitda de menos de 2% para 12%, além de terem se transformado na primeira rede farmacêutica do Brasil em faturamento por loja.

Para que a empresa alcançasse o número de 1.800 metas em vigor, adotasse um sistema de gerenciamento de receitas e projetos para controlar as despesas, foi necessário que a Araujo possuísse disciplina nos métodos incorporados na empresa.

Essa cultura, traz consigo a evolução da rede de farmácias, com o objetivo de estar crescendo diante de um cenário brasileiro tão competitivo. A empresa não mede esforços e disciplina para aprimorar suas atividades no ramo farmacêutico.


17. Araujo frente à concorrência

Em 2018, a rede alcançou o recorde de 59% do market share da capital mineira, além disso, é a principal rede farmacêutica de Minas Gerais, sendo líder absoluta no mercado do Estado. De acordo com a Abrafarma, as lojas do grupo faturam mais que o dobro da média do setor e o Ebitda é o maior do varejo farmacêutico.

Sua principal concorrente é a Farmácia Indiana, com sede em Teófilo Otoni, sendo hoje a segunda maior rede varejista do Estado de Minas Gerais, com 74 lojas distribuídas pelo Estado. Segundo o Ranking Abrafarma, em esfera nacional, a Araujo obteve destaque como o quinto grupo com maior faturamento, ficando atrás apenas de:

  1. Raia Drogasil
  2. Drogaria Pacheco São Paulo
  3. Farmácias Pague Menos
  4. PanVel
  5. Drogaria Araujo
Ranking das 5 maiores redes de farmácia do Brasil

Conclusão

Com responsabilidade social, altos investimentos em tecnologia e inovando em toda sua trajetória, a Drogaria Araujo mostra, através de suas atividades, o porquê de estar se destacando no segmento farmacêutico.

Para se tornar referencial de experiência do consumidor no varejo farmacêutico, a empresa oferece produtos e serviços que não focam apenas na qualidade, mas também em uma comunicação interativa que proporciona meios para que a rede atenda as necessidades de seus clientes com maior eficiência possível.

Diante disso, fica clara a intenção da rede em introduzir o cliente como peça principal do negócio. A Araujo buscou inovar em toda a sua jornada, sempre procurando levar facilidade, agilidade e uma experiência envolvente para o consumidor.

Créditos

As imagens originais utilizadas são de propriedade da 42 Fotografia e Drogaria Araujo.

Fechar
1
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar?
Powered by