Siga-nos nas redes sociais

Pois bem, resolvemos falar sobre o WooCommerce, essa plataforma que vem crescendo no mercado de lojas virtuais e fazendo sucesso entre os empreendedores digitais que vendem na internet. Quando uma tecnologia faz o devido sucesso temos que ficar de olho e descobrir mais sobre ela. Então vamos conhecer melhor essa plataforma e como ela funciona.

O WooCommerce foi criado em 2011 funcionando como um plugin para criação de lojas virtuais. Em 2015 , graças ao seu grande sucesso, foi adquirido pela Automattic/WordPress. De lá para cá ele chegou ao top de 6.540.000 downloads em sua primeira versão e atualmente assina mais de 600 mil sites em todo o mundo.

pagina-woocommerce-gobacklog-projetos-digitais

Como tudo ligado ao WordPress, o WooCommerce é descomplicado e assertivo. Ele vem democratizando o espaço dos negócios na internet para gestores leigos e avançados nos empreendimentos digitais. Aqui no Brasil ele concorre com plataformas como a Magento, OpenCart, Pretashop, OsCommerce e VTEX, que também são super fáceis e intuitivas. Mas, com a pequena diferença de que ela ganha mais adeptos pela simpatia da plataforma WordPress.

WooCommerce é uma plataforma ou um plugin?

Não dá para ser as duas coisas? O WooCommerce é um plugin disponibilizado pela Automattic para o WordPress, ele é gratuito e permite a construção de e-commerces a partir de códigos abertos. Mesmo sendo um plugin, ele se comporta como uma plataforma plena de desenvolvimento, facilitando a vida de empreendedores digitais, designers, gestores de conteúdo e desenvolvedores familiarizados com o WP.

O que o WooCommerce pode fazer por você?

Definitivamente ele pode fazer muita coisa, desde um design descomplicado, até uma coletânea de ferramentas indispensáveis e surpreendentes para sua loja virtual. Por ser relativamente jovem, essa plataforma de e-commerce é utilizada normalmente por ingressantes do comércio digital. Tendo em sua maioria projetos de pequenas lojas, e-commerces de nicho e startups de produto.

Isso não significa que projetos digitais maiores não possam ser desenvolvidos na plataforma, ou que a plataforma não sustente grandes e-commerces. Grandes marcas já utilizam e são felizes com o plugin, contabilizando grandes cases de sucesso.

O que chama a atenção dos gestores e empreendedores digitais

Mesmo sendo um plugin do WordPress, o WooCommerce é bem “parrudo” em questões de opções, sem se tornar “pesado” ou oneroso para quem investe nele. Assim como os plugins funcionam para o WP, o WC (WooCommerce) tem extensões incríveis para ajudar com: gerenciamento, contabilidade, serviço ao cliente, inventário, marketing, gateways de pagamento, produtos, relatórios, métodos de envio e widgets.

É necessário contratar profissionais especializados?

Se você manja dos “paranauês”, não é necessário. Mas é muito recomendável que você tenha uma equipe de desenvolvimento à sua disposição. Ter uma loja virtual não é brincadeira, é tão ou mais difícil do que manter uma loja física. É necessário demandar muito tempo em questões específicas e técnicas, com: manutenção de banco de dados, infraestrutura, hospedagem, segurança, atualização e entre diversas outras coisas. Por isso, ter uma equipe especializada é tão importante. Não precisa ser interna ou fixa, terceirizar pode ser uma boa para que você possa se concentrar no que realmente interessa: vender e fazer o seu negócio crescer.

Recursos do WooCommerce

São tantos os recursos dessa plataforma, que seria intolerável um texto com todos eles. Por isso, listamos os principais para a realização plena de um comércio digital. Para começar temos integração completa com o WordPress, temas responsivos, mais de 140 possibilidades de opções para pagamentos incluindo as principais bandeiras de cartões, PayPal e transferências bancárias. Além de oferecer customização de cálculo e controle de classes de impostos, SEO, inserção de cupom de desconto, avaliação e análise de produto e pedidos, e relatórios. Ufa! É muita coisa, não é mesmo? Não! Estamos apenas começando.

integracoes-woocommerce-gobacklog-projetos-digitais copiar

Vejamos agora outros recursos que são nativos do WooCommerce:

  • Interface moderna;
  • Integração com redes sociais e ferramentas de marketing;
  • Controle do processo de check-out;
  • Geolocalização;
  • Comportamento de compra;
  • Carregamento leve de página;
  • Grande capacidade de inserção de produtos;
  • Gerenciamento facilitado de produtos;
  • Opção de expedição de produtos dentro da loja.

Além de vários recursos e extensões, o WooCommerce está em plena evolução. Assim como o mercado digital muda rapidamente, a plataforma acompanha oferecendo novidades e aperfeiçoamentos contínuos.

Gostou do artigo? Espero que sim. Aproveite para compartilhá-lo, assine nossa newsletter e siga a GoBacklog nas redes sociais.

Daniel Antunes

Fundador e CEO da GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de projetos digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Empreendedor, Investidor e Graduado em Sistemas de Informação, Pós-graduado em Engenharia de Software e também em Gestão Estratégica de Negócios e Projetos, com mais de 10 anos de experiência no mercado de internet.
Fechar
1
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar?
Powered by