Siga-nos nas redes sociais

Transformar sua ideia em um projeto digital não é uma tarefa tão difícil quando alinhamos tudo em processos. Como o próprio nome diz, projeto, depende muito de processos e planejamento. Para que seu negócio dê certo, é preciso um projeto bem alinhado com uma ou mais ideias.

Para transformar sua ideia, seu negócio, seu mercado, seu mundo…

Ideias são coisinhas poderosas, é necessário processos e gerenciamento para domá-las. Afinal, é você quem deve dominar suas ideias e não o contrário.

As ideias que dão certo são aquelas testadas, portanto teste muito, documente, valide e teste de novo. Não se apegue muito às suas ideias, saiba logo de cara que nem todas serão boas o bastante para se levar adiante. Tenha sempre a humildade de reconhecer quando sua ideia não for boa e saiba analisar cada ideia que alguém apresentar ao seu redor. O mundo é um celeiro de ideias, continue cultivando e colhendo.

lampada-transformar-sua-ideia-gobacklog-projetos-digitais

Até mesmo o chamado brainstorm é de fato um processo para se criar novas ideias. Sem processo fica difícil até começar.

Outra coisa é acreditar no palpável, no que dá para medir, no que dá para testar. Por mais mirabolante que a sua ideia seja, se você não fizer acontecer vai acabar frustrado por não saber o que poderia ter sido. É verdade que muitas ideias não sobrevivem a uma carga de testes. Mas é preferível uma ideia morta que deixou alguma experiência do que uma ideia viva na gaveta e que nunca será nada. Quando se trata de um projeto digital fica mais fácil realizar testes e mensurar os resultados em tempo real.

medir-transformar-sua-ideia-gobacklog-projetos-digitais

É nessa virada de ideia para projeto que nascem grandes negócios. Hoje, para onde quer que você olhe tem um projeto, um negócio, uma ideia que deu certo. No mercado digital então nem se fala, avanços da tecnologia e de acesso remoto permitem que seu negócio e sua marca esteja com qualquer um, onde estiver.

Conheça mais e mais sobre o que você faz

Como saber o que seria melhor para o desenvolvimento do meu negócio na internet se eu não sei nada sobre o assunto? Fica praticamente impossível levar seu projeto digital adiante se você não conhecer as ferramentas disponíveis e adequadas, os recursos necessários, as estratégias, etc. De duas, uma. Ou você busca um conhecimento extremo das tecnologias que ajudam a sua ideia e projeto digital ou contrata especialistas para essas áreas.

Diga adeus e segmente

Eu sei que dá uma desanimada quando vemos muitas das nossas ideias morrerem na praia sem ter nem sequer nadado. É preciso dizer adeus e concentrar nas ideias que sobreviveram aos testes e apresentaram resultados. Depois dos testes e de uma boa filtragem das ideias que ficaram, uma ação muito comum e poderosa é a segmentação. Você encontra seu nicho, segmenta sua atuação, encontra seu mercado e atua no seu raio de ação. A segmentação é uma ótima estratégia e ajuda a melhorar a relevância do seu negócio nos buscadores da internet.

No marketing digital, existe um tipo de segmentação dentro da segmentação que podemos chamar de long-tail. Essa especificação torna ainda mais concreto para quem realmente interessa. Antes de segmentar e se tornar muito específico, procure saber quantas pessoas procuram por negócios como o seu. Qual é o tamanho desta busca? Quantas pessoas buscam pelo tema ou palavras-chave sua no Google? É gente suficiente para escalar meu negócio ou produto? Há mesmo um mercado para isso? Vale o risco? Existe um bom público para isso?

Quem é que compra?

Um outro ponto importante para transformar sua ideia em um negócio de sucesso por meio de um projeto digital é saber quem é seu público. Conhecer detalhadamente o perfil dos seus clientes é importantíssimo, por meio de um projeto digital bem criado fica bem mais fácil entender o comportamento de quem se interessa por sua marca. Depois do público definido, as personas criadas e as estratégias de comunicação alinhadas aos clientes, é hora de que? TESTAR!

Se o projeto é digital, como fica a parte digital?

Como dito anteriormente, é imprescindível que você conheça as ferramentas do mercado até mesmo para saber quais são suas opções e ter mais assertividade nas decisões. O desenvolvimento de um projeto digital é algo muito delicado. Todos os pontos do plano de negócios devem ficar bem específicos e alinhados para a criação do seu site, e-commerce, aplicação ou seja lá o que for. Caso contrário, você acabará perdendo tempo e dinheiro, pagando por algo que você não tinha pedido.

segmente-transformar-sua-ideia-gobacklog-projetos-digitais

Normalmente, segmentos muito específicos do mercado acabam por contratar terceiros ou empresas especializadas para desenvolver seus projetos digitais. Isso é tão sério que não é incomum uma empresa de desenvolvimento buscar o trabalho de outra por sua especialidade.

Outra opção é montar a sua própria equipe de especialista. Mas, caso você esteja começando, essa prática não é recomendada, pois certamente ficará bem mais oneroso do que uma terceirização e mesmo assim você não terá garantia de bons serviços.

Mas eu sou apenas uma startup

Que bom, isso significa que você já começou a correr atrás dos seus sonhos. Ninguém nasce voando, é preciso começar de algum lugar. Para manter tudo nos conformes, é preciso pulso firme na gestão, dedicação completa e muito estudo.

Gestão

Comunicação, administrativo, financeiro, jurídico, pessoas, tecnologia, tudo faz parte de um mesmo sistema que mantém seu negócio firme e forte. E mesmo que a parte do desenvolvimento seja terceirizada, mantenha uma visão geral. Opte por empresas especializadas que trabalhem com transparência em seus processos. Assim você poderá ver o que acontece, quando acontece, como, por quem e quanto tudo isso te custará.

Dedicação

Já ouviu que é o olho do dono que engorda o gado? Então! Entenda que, o que começou com a sua ideia e que passou a ser seu negócio, sempre dependerá de você na linha de frente. Conheça tudo sobre o seu negócio e não deixe a vaidade subir à cabeça, ser auto-crítico pode te ajudar a buscar sempre mais inovações.

Estudos

O mercado muda muito rápido, tão rápido que não dá tempo nem de reclamar dessa rapidez. O negócio é estudar, ir atrás das novidades que influenciam direta e indiretamente o seu negócio. Manter-se bem informado sobre diversos assuntos que te permeiam e que cercam o mercado é a primeira e a principal forma de descobrir qual é a “nova matéria” para se estudar.

Tudo que começa pequeno só tem propensão a crescer caso seja bem cuidado. A GoBacklog nasceu da ideia de prestar serviços de desenvolvimento focado em projetos digitais. E que fosse transparente e justo para os clientes. Somos uma startup especializada em atender empreendedores digitais que precisam de um time de desenvolvimento especializado.

E você, qual é a sua ideia? Qual é o seu projeto digital? Qual é o seu negócio? E, o mais importante, o que podemos fazer por você?

Não se esqueça de nos curtir nas redes sociais, compartilhar e comentar.

Daniel Antunes

Fundador e CEO da GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de projetos digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Empreendedor, Investidor e Graduado em Sistemas de Informação, Pós-graduado em Engenharia de Software e também em Gestão Estratégica de Negócios e Projetos, com mais de 10 anos de experiência no mercado de internet.
Fechar