• É preciso identificar oportunidades, colaborar e não ter medo de experimentar o novo.
  • Seja produto físico, seja serviço, seja curso, qualquer que seja o negócio e em qualquer mercado dá para trabalhar uma solução digital.
  • É importante utilizar a tecnologia para melhorar desempenho, ampliar alcance e otimizar os resultados.

A tecnologia mudou completamente o cotidiano das pessoas e também a realidade das empresas. Hoje, todos solicitam carros pelo Uber, assistem filmes na Netflix e armazenam seus arquivos em nuvem.

Ou seja, a forma de consumir mudou, e os negócios precisam se adaptar a essa transformação digital. Mais do que mudar um setor ou outro da empresa, é preciso inovar processos ou até mesmo o modelo de negócios.

O universo do empreendedorismo pode ser bem encantador e atrair o olhar de vários entusiastas, principalmente quando dizem que o importante é ter boas ideias. O ponto é que ter uma ideia boa não é incomum, agora executá-la pode ser a parte difícil.

Existem muitos desafios que devem ser superados, desde a criação do conceito até a monetização do negócio. Então, o caminho para empreender nesse novo cenário é identificar oportunidades, colaborar e experimentar.

Desenvolva a Solução que o seu Negócio precisa

Como lançar uma ideia no mercado?

Desenvolver uma Solução Digital que consiga escalar e se adequar ao mercado é o sonho de diversos empreendedores.

A verdade é que não existe um passo a passo que garante o sucesso de nenhum empreendimento, mas existem passos que foram feitos pela maioria das empresas que desenvolveram soluções de sucesso.

Para ajudar as pessoas que buscam tirar uma ideia do papel, selecionei uma lista de ações que podem ser tomadas antes, durante e depois do desenvolvimento de uma Solução Digital.

1. Elabore e avalie as ideias

Fazer de uma ideia um negócio pode ser simples ou extremamente complicado. Tudo irá depender da forma como todo o processo será conduzido.

Para ter ideias é interessante fazer um brainstorming. E, nesse caso, é melhor que tenha várias ideias à disposição, pois,  provavelmente, muitas delas irão ser descartadas ao longo do processo.

Nem todas as ideias serão excelentes e incríveis. Será necessário testá-las e muitas não vão sobreviver aos testes. Para se testar uma ideia, é preciso colocar alguma coisa desta ideia em prática.

Este é o ponto inicial, transformar a ideia em algo palpável, que possa ser executado na prática. É o ponto de virada, em que ela deixa de ser uma ideia e passa a ser um negócio.

O avanço tecnológico e o uso contínuo de dispositivo móveis, nos mostra a necessidade de tudo ser migrado para o digital. Seja produto físico, seja serviço, seja curso, qualquer que seja o negócio e em qualquer mercado, sempre há a possibilidade de ser desenvolvido uma solução digital.

Só que fazer isso é um desafio. Primeiro porque precisa conhecer quais são as ferramentas que estão disponíveis e se elas são adequadas. Segundo é importante verificar os recursos necessários e, por último, conhecer as estratégias.

Ou seja, precisa ter e conhecer muito daquilo que se faz para que uma ideia alavanque.

Muitas daquelas ideias iniciais que passaram nos primeiros testes, não vão ter resultado algum. Afinal, ideias vêm e vão todos os dias.

É necessário certificar que a ideia se mantenha no mundo real antes de fazer qualquer movimento significativo. O cofundador do Instagram, Kevin Systrom, diz o seguinte:

Se você criar uma solução para um problema que muitas pessoas têm, será muito fácil vender seu produto para o mundo.

Como transformar sua Ideia em uma Solução Digital

2. Conheça o mercado

É muito importante conhecer o mercado que sua ideia está inserida. Várias ideias de negócios fracassam por falta de conhecimento dos seus gestores. Entrar em um mercado apenas por acreditar que seja uma ”nova tendência” é como jogar na loteria e esperar pela boa sorte.

Focar em trabalhar com algo que realmente conheça e entenda, ou quem sabe, pesquisar e estudar sobre o mercado, é de suma importância para saber onde se está pisando.

A primeira coisa a se fazer é analisar o nicho, segmentar a área de atuação, encontrar a fração do mercado e diminuir o raio de ação. É esta segmentação que faz com que o alvo fique mais concreto e observável.

Uma pesquisa de mercado bem feita é a diferença entre sucesso e fracasso. Faça a pesquisa para descobrir o que as pessoas estão procurando e os problemas que elas têm atualmente. Em seguida, avalie como você pode combater esses problemas graças à sua própria ideia.

3. Testar, testar e testar

É necessário testar conteúdos, testar as ideias, testar ferramentas, testar padrões de escrita, sequências de e-mails e modelos de funis.

Atente-se ao segmentar o mercado e identificar as características do público em potencial, ao fazer pesquisa para saber se tem demanda ou para saber quais os problemas que precisam de solução, ou o que pode ser feito para poder melhorar, ou ainda qual é o desejo destas pessoas.

Planeja-se e faça um protótipo do seu produto ou serviço e coloque-o no mercado. Dessa forma você pode ir lapidando o seu negócio aos poucos.

Ter um produto ou prestar um serviço não é um negócio em si. Um negócio envolve muito mais que isso e, se for um negócio digital ainda exige um pouquinho mais. Pois envolve gestão, envolve equipe e envolve processo.

4. Avance ou Reformule

Depois de testar as suas hipóteses, continue a melhorar sua solução. Na fase de teste, geralmente é onde se recebe o maior número de feedbacks de clientes e onde é possível identificar correções necessárias.

Assim, é possível avançar com a ideia, caso ela esteja dando certo, ou reformulá-la, caso o teste não tenha alcançado os resultados que eram esperados.

O importante é sempre analisar se a solução oferecida está sendo bem aceita pelos clientes. Empreender precisa ser um processo de aprendizado e melhoria contínua.

Por isso, não desista caso o primeiro teste não tenha resultados perfeitos, pois sempre é possível aprimorar o negócio.

5. Escolha bem o seu time

Esse é um elemento essencial e onde investidores costumam olhar com um cuidado especial, pois muito do sucesso da empresa está nas mãos da equipe.

Busque por funcionários que tenham uma visão empreendedora. Entender o mercado e enxergar para onde aquele segmento está caminhando é fundamental para garantir um maior empenho na construção do seu negócio e para guiar a empresa pelo rumo do sucesso.

Além disso, trabalhe o espírito de equipe. Mostre a equipe que só o trabalho em conjunto, de forma engajada, fará com que o empreendimento dê resultado. Evidencie que a conquista de cada um também é de todos.

Como transformar sua Ideia em uma Solução Digital

6. Desenvolva um pitch

É importante lembrar que pode acontecer de aparecer várias oportunidades da empresa apresentar seu projeto. Então, é necessário aprender a comunicar de forma clara e direta a solução que está trazendo.

Faça com que quem ouça o projeto se sinta tocado e queira embarcar com você nessa jornada.

7. Conheça seus recursos

Chegou a hora de calcular suas finanças. Inicialmente, como você vai financiar a sua ideia? Você já economizou dinheiro suficiente para cobrir todos os custos? Você está pensando em pedir dinheiro emprestado? Você está procurando investidores?

Tenha atenção e absoluta certeza de que tem capital suficiente para se manter financeiramente enquanto sua empresa não atinge o ponto de equilíbrio.

Porém, caso opte por pedir dinheiro emprestado, certifique-se de que todos os planos foram cuidadosamente planejados e de que você sabe quando e como pagará os empréstimos sem prejudicar o seu progresso.

Cada opção financeira tem seus próprios riscos e envolve incertezas, portanto, planeje todas as eventualidades.

8. Networking

Muitos iniciantes em negócios dão esse passo assim que a empresa ou solução é lançada no mercado, entretanto, é potencialmente mais benéfico para o networking se você entrar no mercado antes.

O networking permite que você perceba exatamente como os outros conduzem seus negócios dentro do setor e, obviamente, oferece a você a oportunidade de fazer conexões valiosas que não apenas oferecerão bons conselhos, mas também podem se tornar clientes em potencial, ou até mesmo investidores.

Os concorrentes observarão a sua solução de perto e isso pode ser uma ação extremamente positiva, especialmente se o argumento de venda que usar for altamente criativo.

Encontre maneiras de agregar valor aos outros sem esperar nada em troca. Quando você faz algo por alguém que os ajuda de alguma forma, eles naturalmente querem retribuir.

Afirmação dita por Mike Fishbein, autor de STOP Networking. Então, tenha confiança no que você pode trazer para o segmento e faça um nome para si.

9. Lance sua solução no mercado

Depois do árduo trabalho de planejamento, pesquisa, financiamento e networking, sua empresa está pronta para o lançamento. Os primeiros dias do seu negócio em funcionamento são fundamentais.

A ideia de negócio está na sua cabeça tem algum tempo e você deu um passo corajoso para transformá-la em realidade, então confie no processo e como dizia Winston Churchill:

Nunca desista, nunca, nunca, nunca.

Invista na Transformação Digital

A especialista de Marketing Digital do Google, Olivia Nogueira, em uma palestra para o evento ‘Cresça Com o Google’ , afirmou que 90% dos dados disponíveis no mundo foram criados nos últimos 2 anos, e que já existem pelo menos 14 bilhões de dispositivos móveis em uso no planeta.

A Transformação Digital ampliou a oferta de produtos e serviços, e transferiu lojas físicas para e-commerces. Além disso, abriu precedentes para que empresas já nascessem digitais.

Vale ressaltar também que cada um de nós está continuamente produzindo dados. A partir de informações do Internet Live Stats, o Google processa em média mais de 80.000 consultas de pesquisa a cada segundo no mundo, o que representa mais de 5 bilhões de pesquisas diárias e 1,8 trilhão de pesquisas anuais.

Esse volume de informações tem provocado mudanças nas empresas, de modo que investir na digitalização dos seus processos não é mais um diferencial: é uma forma de fazer com que a empresa sobreviva no mercado.

Veja a seguir os dois principais motivos para investir em transformação digital:

processos-operacionais-eficientes

1. Processos operacionais eficientes

A Transformação Digital permite que os processos internos sejam melhorados, tornando-os simples e eficientes. Além do mais, isso motiva a equipe, que deixa de gastar energia com atividades desnecessárias e ganha mais em produtividade.

Uma forma da sua empresa fazer parte da Transformação Digital é mudando processos offline para processos digitais. Como marcar reuniões constantes, capacitar os colaboradores para que utilizem ferramentas de gestão de processos, que tornam tudo mais rápido e eficiente.

Aqui na GoBacklog, as equipes usam, dentre outras ferramentas, o Trello e o Slack. Elas servem para acompanhar o andamento de projetos e para facilitar a comunicação entre os membros dos grupos de diferentes áreas.

No cenário digital em que vivemos, fazer essa ponte entre uma estratégia offline com iniciativas online é essencial para empresas que precisam se manter à frente da concorrência.

2. Melhorar a experiência do cliente/usuário

Na prática, a Transformação Digital permite segmentar melhor o público, abordando-o de forma personalizada e mais satisfatória para fidelizar todas essas pessoas, fazendo ofertas bem direcionadas.

Também é importante para saber o que as pessoas estão falando da sua empresa ou da sua solução por meio do monitoramento nas diversas redes online, conseguindo feedbacks para fazer melhorias.

Dificuldades e desafios

Transformar uma ideia em solução digital não é um processo sempre fácil, e algumas dificuldades e desafios podem surgir. Um deles é a falta de iniciativa. Muitas empresas e gestores vão levando e deixando as ideias de lado, não testando-as e nem colocando-as em prática.

Da mesma forma, dificuldades técnicas, como a falta de pessoas para lidarem com a tecnologia necessária. Para resolvê-las e, então, se faz necessário buscar pessoas qualificadas.

Muitas empresas também tomam decisões com base no retorno das iniciativas e em um processo desse tipo pode ser difícil calcular o ROI. Mas esse não deve ser um empecilho. Também é necessário se esforçar para mudar aspectos culturais da empresa.

Conclusão

Uma solução digital pode ser descrita como um processo que utilizam a tecnologia para melhorar desempenho, ampliar alcance e otimizar os resultados. Esse processo gera uma mudança de mindset em toda a empresa, tanto internamente quanto externamente, para os clientes.

Durante todo o processo tenha foco nos seus objetivos e não negligencie a etapa de planejamento da ideia de negócio. Tudo começa com uma ideia. Porém, essa ideia tem que ser desenvolvida com bastante cuidado.

Corra riscos calculados. Estabeleça metas de curto e longo prazo. Foque neles e vá estabelecendo novos após atingi-los.

Links para leitura

Adriele Portugal

Analista Adm/Financeira na GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Estudante de Ciências Econômicas na UFJF/GV.