Siga-nos nas redes sociais

Bem mais que apenas implementar tecnologias em uma organização, a Transformação Digital compreende aspectos importantes como: a boa experiência do cliente e uma Cultura de Inovação transformadora, que não são apenas uma necessidade dentro de uma empresa, mas também uma questão de sobrevivência.

Segundo uma pesquisa realizada pela International Data Corporation (IDC), companhia de análise de mercado, cerca de 24,7%, ou seja, quase um quarto das empresas no Brasil, acham que a Transformação Digital não tem importância nenhuma para suas gestões, e a ignoram.

Essas organizações que não acompanham a inovação, estão mais propensas a encontrar dificuldades para ofertar e entender o que seu consumidor realmente quer, e essa é a principal característica de um negócio fadado ao fracasso. É preciso internalizar que empresas que não inovam, não sobrevivem.

Nesse cenário podemos ver que, uma empresa que não consegue implementar uma cultura inovadora em seu espaço, muito provavelmente está caminhando para sua morte. Isso porque elas vão se tornando pouco atrativas e competitivas, não só para o cliente, mas também para o colaborador.

A principal vantagem competitiva de uma empresa é, sem dúvidas, a inovação. Quando uma empresa está aberta para inovar, uma verdadeira transformação está muito mais suscetível de acontecer. Mas existem alguns passos a serem dados até conseguir chegar a esse objetivo.

Para que essa transformação possa acontecer de fato, precisamos antes de uma mudança de mindset. Você não consegue conduzir uma empresa por muitos anos com a mesma mentalidade de sua fundação. Os anos mudam, e as pessoas também.

Dessa forma, se adaptar à realidade de mercado e entregar serviços de acordo com que o ele demanda, é um dos principais pontos necessários para que uma empresa possa se manter sempre à frente na competitividade. E a Transição de Mentalidade é uma premissa básica para que isso aconteça.

Mas o que é então a Transformação Digital e como ela realmente funciona? Quais são os passos necessários para que você possa implementar uma verdadeira Transformação Digital em sua empresa? Confira todas essas respostas neste texto.

Transformação Digital 9 passos para promover em sua empresa O que é transformação Digital

O que é a Transformação Digital?

Segundo o expert em Transformação Digital e autor, Greg Verdino:

[A Transformação Digital] envolve uma mudança de liderança, pensamento diferenciado, incentivo à inovação e novos modelos de negócios, incorporando a digitalização de ativos e um uso crescente de tecnologia para melhorar a experiência dos funcionários, clientes, fornecedores, parceiros e partes interessadas da sua organização.

A Transformação Digital é praticada nas empresas que desejam melhorar o seu desempenho dentro do mercado, fazendo uma mudança estrutural, em toda organização, e utilizando a tecnologia como condutor estratégico desse desenvolvimento.

O ponto crucial para dar início a esse processo é entender como o mercado está se comportando. Com isso, é possível analisar o que sua empresa busca oferecer dentro deste espaço, seja otimizando processos, até a redução de custos e, o fator mais importante, a geração de valor para o cliente.

A necessidade dos consumidores só poderá ser suprida e atendida, a partir do momento que a empresa reconhece as reais necessidades de seus clientes e, com isso, saberá os pontos que necessitam de uma transformação, não só organizacional, mas cultural.

Além de mudanças significativas em toda a estrutura do negócio, a Transformação Digital traz diversas vantagens e benefícios, como:

  • Aumento da satisfação dos clientes
  • Maior vantagem competitiva
  • Processos mais ágeis
  • Promoção da Inovação
  • Simplificação dos processos

Por que tantas Transformações Digitais falham?

Muitas empresas encaram a Transformação Digital como uma ação certeira para o seu desenvolvimento e retorno financeiro. E, embora ela possa trazer diversos resultados positivos, ela pode não acontecer de maneira satisfatória se for mal conduzida e não compreendida como um processo multifacetado e difuso.

A grande empresa de artigos esportivos, Nike, por exemplo, passou por alguns problemas relacionados com a condução de sua Transformação Digital, em 2014, tendo que interromper o desenvolvimento do seu rastreador de atividades + Fuelband e acabar com outros investimentos.

Além da Nike, outras empresas grandes e consolidadas como a GE, Procter & Gamble, Blueberry e Ford, tiveram um processo de Transformação Digital conturbado e interrompido, por não trazer os resultados esperados. E esses problemas estão sendo encontrados também em organizações de porte menor.

Segundo a BDO, ao analisar as dificuldades de empresas menores quanto à Transformação Digital, a falta de habilidades ou treinamento insuficiente dos funcionários foi apontada como o maior desafio de implementação. Depois, em sequencia, vem as questões de tecnologia, sub investimento e sub priorização.

Entretanto, mesmo com esses desafios, a Transformação Digital tem apresentado bons resultados em empresas que estão a implementando, como afirmou o Constellation Research 2018 Digital Transformation Study, onde 68% das empresas que adotaram o conceito, tiveram um crescimento no ROI e repercussões positivas.

Dessa maneira, é melhor compreender o que pode fazer com que sua Transformação Digital falhe, do que não implementá-la em sua empresa. Em um texto da Harvard Business Review, Thomas H. Davenport e George Westerman, citam três pontos importantes que fazem toda a diferença nesse processo:

1. A Transformação Digital não é a salvação

Dentro de uma empresa, existem diversos fatores que influenciam em seu crescimento e desenvolvimento. Existem fatores financeiros, popularidade de produtos e serviços e organização de processos, por exemplo. Dessa maneira, o empreendedor não pode compreender a Transformação Digital como o único ponto de decisão no crescimento de uma organização.

Transformação Digital 9 passos para promover em sua empresa - A Transformação Digital não é a salvação

A Transformação Digital não é a salvação da sua empresa, ela é um contribuinte para facilitar e melhorar os seus serviços e produtos e que, consequentemente, ajuda no desenvolvimento da organização.

2. A Transformação Digital não pode ser simplesmente comprada

O processo de Transformação Digital não é estático, na realidade ele é multifacetado e difuso e, por esse motivo, é necessário que haja investimento em infraestrutura, projetos e habilidades. Além disso, é imprescindível reconhecer que esse processo depende inteiramente da combinação de pessoas, máquinas e processos de negócios.

Por esse motivo, a Transformação não é algo que você simplesmente compra e implementa em sua empresa, ela necessita de obedecer etapas para se consolidar e ainda requer monitoramentos e intervenções contínuas para que possa permanecer trazendo benefícios às organizações.

3. Saiba calibrar seus investimentos

Para transformar a sua empresa digitalmente, é preciso compreender, primeiro, o seu mercado, as suas necessidades e as necessidades dos seus clientes. As vezes, um processo de desenvolvimento mais lento pode trazer maiores benefícios para umas empresas, e para outras não. Assim como investir em determinados setores da organização é melhor do que em outros.

No texto da Harvard Business Review, Thomas e George dão o exemplo da P&G, que iniciou sua Transformação Digital em 2012, e soube calibrar seus investimentos, sem deixar com que outras áreas da empresa ficassem desfalcadas. Ela era e se manteve a maior no ramo de produtos de consumo, durante todo o processo. E é esse tipo de organização que é necessário que seja feita para que o desenvolvimento tecnológico não atrapalhe o desenvolvimento da corporação.


Se analisarmos bem, tudo o que os autores trazem se resume a uma palavra: Equilíbrio. É preciso saber como equilibrar os seus investimentos, o peso que a Transformação Digital assume dentro da sua empresa e a forma como esse processo está se dando.

Além disso, para que essa transformação aconteça de forma satisfatória, é necessário que ela não fique presa somente dentro da organização, mas que ela possa transparecer e levar valor para o mercado. Toda Transformação Digital também é humana, e é preciso que ela aconteça de dentro para fora.

Isso pode impactar não somente a empresa, mas também os clientes e seus colaboradores, dando maior autoridade à organização. Por este motivo, tenha certeza que a transformação está acontecendo de forma sustentável e que, durante o processo, valores estejam sendo gerados.

Adapte-se ou morra

Para entender a real necessidade da adaptação a essa era digital, podemos fazer uma rápida comparação com empresas que foram abertas nos anos 90 por exemplo. Naquela época, existia uma outra realidade, muito diferente da qual vivemos hoje, com diferentes estratégias de aplicabilidade em seus modelos de negócios.

Com todas as mudanças rápidas ocorridas de lá para cá, podemos ter em mente que, parte dessas empresas que não se adaptaram ao mercado, possivelmente não existem mais.

Hoje, já se sabe que, se uma empresa não implementar a inovação, seja ela tecnológica ou de processos, esteja a empresa em seu início ou há muito tempo no mercado, a sua taxa de sobrevivência e sucesso é assustadoramente baixa.

Transformação Digital 9 passos para promover em sua empresa - Adapte-se ou morra

Para criar um negócio que esteja alinhado com o mercado e assim permitir que a geração de valor seja real em sua organização, é preciso repensar quais as experiências você oferece, uma experiência que deve ser dinâmica e contínua.

Com isso, há uma grande chance de você se diferenciar em relação ao concorrente, porque você está buscando ofertar o que o cliente realmente precisa.

Sobre as empresas que estão transformando seus negócios em uma experiência digital, o que elas podem futuramente alcançar, Greg Verdino, diz que: “A Transformação Digital fecha a lacuna entre o que os clientes digitais já esperam e o que as empresas analógicas realmente oferecem”.

Toda essa Transformação Digital propõe romper parte do percurso de como foi caminhado até agora, mostrando uma nova e empolgante visão de um diferente caminho, onde existe uma cultura inovadora capaz de redefinir valores e impulsionar modelos de negócios que se adaptam facilmente em mercados de constante mudanças.

9 passos para promover a Transformação Digital em sua empresa

Depois de tudo o que a gente pôde ver, fica evidente a importância que a Transformação Digital tem para uma organização. Mas, muito mais que saber que promover sua empresa é importante, é preciso entender fazer isso acontecer de forma consistente. Confira então 9 passos para que essa promoção aconteça:

1. Mude o Mindset

Gestores não nascem gestores. Apesar de direcionar, eles também precisam ser direcionados. A forma como alguns gestores conduzem o seu negócio precisa ser com mudanças lógicas de pensamento, adaptando sempre à realidade que o mercado pede.

Nesse sentido, entender que o mindset de crescimento e adaptação pode ser algo que levará sua empresa a um novo patamar, pode ser um grande impulsionamento para uma verdadeira mudança.

Essa mudança pode ser o pontapé inicial para que a Transformação Digital aconteça. É preciso entender, também, que a mudança de mindset não se trata somente de gestores, ela precisa acontecer em toda organização, e isso passa pelos colaboradores, fornecedores e também parceiros.

Todos precisam estar envolvidos nessa mudança de pensamento, porque é justamente após essa mudança de mindset acontecer em todos que as próximas ações será de uma empresa mais ágil e transformadora.

Leia Transição de Mentalidade: como ir do Analógico para o Digital

2. Reveja o seu negócio

Após mudar o seu mindset, muitas mudanças externas estarão prontas para acontecer. Veja que a mudança aqui se torna totalmente estrutural, não apenas de um setor da empresa ou de alguma operacionalidade, mas se torna extremamente necessário redefinir toda a estratégia tecnológica inicial que agora pode não fazer mais sentido para a organização, e essa mudança requer uma análise estrutural, mas esse é o primeiro passo.

Essa análise, para ser completa, precisará ser não somente de estrutura internas, mas também de mercado. Identificar dentro e fora quais são as tecnologias que poderão gerar impacto ou não em seu novo modelo de negócio será muito importante para decisões de novos caminhos em que se quer chegar.

3. Foco no cliente

É necessário pensar a partir do conceito de que as Transformações Digitais precisam também transformar pessoas. Uma mudança que não atende às necessidades primárias do seu cliente, ou que não sejam pensadas para beneficiá-los, de nada serve para eles.

Criar uma nova realidade, onde eles possam sentir que estão incluídos e são peças principais dessa realidade, é uma prática de sucesso nessas transformações.

Ter o foco no cliente é também uma forma de impulsionar ainda mais para que essas diversas mudanças verdadeiramente aconteçam, o que contribui para acelerar e transformar de forma significativa o mindset de uma organização, que nesse momento se prepara para oferecer o melhor para seu consumidor.

4. Se atente para a Cultura de Inovação

Sem a implementação de uma Cultura de Inovação, que impulsione e fomente a abertura de novas ideias e tecnologias, dificilmente uma Transformação Digital pode impactar uma organização da forma como se espera.

Transformação Digital 9 passos para promover em sua empresa - A Transformação Digital não é a salvação - Se atente para a Cultura de Inovação

A Transformação, por mais que em seu nome seja apenas Digital, envolve muito mais que somente processos tecnológicos, ela precisa ser total. Como mudanças também de espaços, cargos e rotinas.

Tendo em mente isso, para que a Transformação Digital ocorra, é necessário que haja uma preparação correta prévia de toda a equipe interna. Se uma Cultura foi trabalhada e moldada para esse cenário, o processo de Transformação se torna muito mais simples, como mostram os casos de sucesso.

5. Reconsidere a cultura de TI

Continuar priorizando somente a parte técnica em uma empresa é uma forma de matar a implementação de uma Transformação Digital antes mesmo que ela inicie. Diversas empresas ainda têm esse hábito. Relacionar os setores de forma integrada, para que as informações sejam compartilhadas, é um ponto altamente importante dessa Transformação.

Para que uma cultura onde seja buscado entregar os melhores resultados para os clientes seja criada, é preciso que setores que tenha as informações sobre os clientes cheguem até os profissionais de TI e que as realidades técnicas e tecnológicas chegue aos outros setores.

Desenvolver somente a parte técnica não garante total compreensão sobre o melhor desenvolvimento desse processo e mascara o real propósito da Transformação. Lembrando, ela é Tecnológica, mas também é humana.

6. Amplie a automação

A automação é um recurso que garante a facilitação de diversas tarefas da rotina diária. Para que essa prática possa ser uma aliada ativa da produtividade e da implementação de metodologias ágeis dentro de uma organização, é preciso que ela seja ampliada, focando na automatização total dos processos, quando possível.

Além de ser um bom aliado da produtividade, a automação pode ajudar com que os processos sejam mais eficazes, diminuindo tempo e organizando os processos de forma inteligente. Isso permite que as pessoas, com sua criatividade e experiência, invistam seu tempo em atividades mais complexas.

7. Entenda as novas Tecnologias que surgem

Acompanhar e entender as novas tendências tecnológicas e de mercado é um fator competitivo muito importante. É preciso estar atento para o que há de novo. Assim como diversas expectativas no mercado mudam, as dos clientes também mudam.

Nesta nova Era Digital, os clientes também desejam acompanhar essas novidades, e querem estar inseridos nesse processo. Considere ter dentro de sua organização alguém estudando novos mercados, novidades e informações (Inteligência de Mercado), alimentando os colegas e setores com valiosos insights.

Como é impossível que todos estejam atentos a tudo, a todo momento, designar essa tarefa a algum profissional pode ajudar bastante sua empresa. E usar de automação para executar esse processo é bastante pertinente.

8. Mantenha toda a equipe engajada nos projetos

Assim como eu atentei você sobre a integração de profissionais da TI para uma cultura totalmente nova dentro da empresa, onde esse profissional não só desenvolva códigos, mas participa e entenda toda a ideia de negócio que está inserido, é preciso ainda que nesse contexto toda a equipe esteja engajada em todos os processos desenvolvidos nessa Transformação.

Transformação Digital 9 passos para promover em sua empresa  -  Mantenha toda a equipe engajada nos projetos

Para que a digitalização possa ocorrer de forma completa dentro de uma empresa, nos diversos setores, é preciso antes que a equipe conheça quais os processos e como funciona a rotina diária daquilo que a cerca, para que estratégias de digitalização sejam elaboradas e implementadas de maneira coordenada e realista.

9. Compreenda as demandas da organização

Para que toda essa Transformação Digital aconteça, antes todas essas novas tecnologias, é preciso entender a fundo todas as demandas que existem dentro da empresa. Isso porque, é preciso que a empresa não corra o risco de inserir alguma tecnologia que não se enquadre dentro, e não traga nenhum bom resultado.

Acompanhar o mercado e suas tendências continua sendo uma das principais práticas a serem feitas, e nesse sentido, olhando sempre para as demandas existentes na organização, é uma excelente forma de não desperdiçar recursos, mas implementando realmente o que é necessário para ela.

A estratégia aqui é evitar projetos ou soluções que por várias razões já nascem mortos. Olhar para o histórico da empresa, entender como foi a adesão de novas tecnologias no passado e entender onde trabalhar para que as novas implementações tenham sucesso é primordial.

Não é porque algo funcionou em uma empresa que irá funcionar na sua. Entenda que sua organização é única e que a Transformação Digital é algo exclusivo da sua empresa. Aprenda com as outras, mas aplique da sua própria maneira.

Conclusão

Direcionar a sua empresa para o caminho da Transformação Digital é na verdade estar com um olhar voltado para o futuro, buscando manter-se sempre relevante. Toda essa busca, é a o principio básico de quem já tem um mindset voltado para uma cultura inovadora.

Assim, entende-se que muito mais que apenas implementar tecnologias ou automações, essa mudança ocorre em todo o aspecto corporativo, seja interno ou externo, compreendendo todo o mercado digital e aquilo que continuará analógico.

Tendo em mente que toda e qualquer Transformação precisa gerar impactos significativos não só na estrutura corporativa, mas impactar diretamente o cliente, que é um dos principais motivos para essa mudança, como você tem feito para gerar uma verdadeira Transformação Digital em seu espaço?

Links para Leitura

Priscylla Silva

Especialista de Marketing na GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Jornalista, apaixonada por Marketing e uma grande fã de inovações tecnológicas.
Fechar