Segundo uma pesquisa realizada pela International Data Corporation (IDC), companhia de análise de mercado, cerca de 24,7% das empresas no Brasil acham que a Transformação Digital não tem importância nenhuma para suas gestões e a ignoram.

Porém, os dados de mercado estão indo cada vez mais contra este pensamento. Além da crescente no número de compras online, uma pesquisa da CNDL/SPC Brasil revelou que 97% dos internautas brasileiros buscam sobre a marca na internet antes de comprar na loja física.

Levando isso em consideração, fica fácil perceber que investir em uma Transformação Digital e buscar ter uma Presença na Web se tornou uma necessidade de todos os negócios.

E para te ajudar nesse processo, fiz a seleção de 9 passos que podem te ajudar a promover uma cultura digital dentro da sua empresa. Confira:

1. Mude o Mindset

Transformação Digital 9 passos para promover em sua empresa O que é transformação Digital

Gestores não nascem gestores. Apesar de direcionar, eles também precisam ser direcionados. A forma como alguns gestores conduzem o seu negócio precisa ser com mudanças lógicas de pensamento, adaptando sempre à realidade que o mercado pede.

Nesse sentido, entender que o mindset de crescimento e adaptação pode ser algo que levará sua empresa a um novo patamar pode ser um grande impulso para uma verdadeira mudança.

Essa mudança pode ser o pontapé inicial para que a Transformação Digital aconteça. É preciso entender, também, que a mudança de mindset não se trata somente de gestores, ela precisa acontecer em toda organização, e isso passa pelos colaboradores, fornecedores e também parceiros.

Todos precisam estar envolvidos nessa mudança de pensamento, porque é justamente após essa mudança de mindset acontecer, que as próximas ações serão de uma empresa mais ágil e transformadora.

Leia Transição de Mentalidade: como ir do Analógico para o Digital

2. Reveja o seu negócio

Transformação Digital 9 passos para promover em sua empresa - A Transformação Digital não é a salvação

Após mudar o seu mindset, muitas mudanças externas estarão prontas para acontecer. É necessário redefinir as estratégias que a empresa adotará para se enquadrar dentro das necessidades atuais do mercado.

Uma coisa interessante de ser pontuada é que uma Transformação Digital pode começar pequena, seja no desenvolvimento de um site, que oferta os seus produtos e serviços, ou na adoção de uma estratégia de presença nas redes sociais.

É crucial buscar quais são as reais necessidades do seu negócio e o que se encaixa com o seu momento atual.

Partindo disso, reveja se é preciso reestruturar algum time da sua empresa, mudar os direcionamentos dos seus colaboradores ou fazer a contratação de novas pessoas. É importante que o seu negócio busque fazer uma mudança de cultura, envolvendo todos da organização.

Para que a análise seja completa, é preciso ir além das estrutura internas, buscando analisar todo o mercado que você está inserido.

Identifique, através do estudo de concorrentes e tendências, quais são os recursos tecnológicos que poderão gerar impacto em seu novo modelo de negócio e como você poderá implementá-los dentro da sua empresa.

3. Foco no cliente

Transformação Digital 9 passos para promover em sua empresa - Adapte-se ou morra

Uma mudança que não atende às necessidades primárias do seu cliente, ou que não seja pensada para beneficiá-lo, pode causar um efeito contrário ao esperado.

É claro que, algumas ferramentas são usadas dentro da empresa, ajudando diretamente os seus funcionários e a otimização de processos, mas, no final, os beneficiários serão os seus consumidores, que irão receber um atendimento mais personalizado e rápido.

Por este motivo, criar uma nova realidade, onde eles possam sentir que estão incluídos e são peças principais dessa realidade, é uma prática de sucesso nessas transformações.

Ter o foco no cliente é também uma forma de impulsionar ainda mais para que essas diversas mudanças verdadeiramente aconteçam, o que contribui para acelerar e transformar de forma significativa o mindset de uma organização, que nesse momento se prepara para oferecer o melhor para seu consumidor.

4. Se atente para a Cultura de Inovação

Transformação Digital 9 passos para promover em sua empresa - A Transformação Digital não é a salvação - Se atente para a Cultura de Inovação

Sem a implementação de uma Cultura de Inovação, que impulsione e fomente a abertura de novas ideias e tecnologias, dificilmente uma Transformação Digital pode impactar uma organização da forma como se espera.

A Transformação Digital, por mais que em seu nome seja apenas Digital, envolve muito mais do que somente processos tecnológicos. Ela precisa ser total, também gerando mudanças de espaços, cargos e rotinas.

Tendo isso em mente, para que a Transformação Digital ocorra, é necessário que haja uma preparação correta prévia de toda a equipe interna. Se uma Cultura foi trabalhada e moldada para esse cenário, o processo de Transformação se torna muito mais simples, como mostram os casos de sucesso.

5. Reconsidere a cultura de TI

Continuar priorizando somente a parte técnica em uma empresa é uma forma de matar a implementação de uma Transformação Digital antes mesmo que ela inicie. Diversas empresas ainda têm esse hábito. Relacionar os setores de forma integrada, para que as informações sejam compartilhadas, é um ponto altamente importante dessa Transformação.

Para que uma cultura onde seja buscado entregar os melhores resultados para os clientes seja criada, é preciso que setores que tenha as informações sobre os clientes cheguem até os profissionais de TI e que as realidades técnicas e tecnológicas chegue aos outros setores.

Desenvolver somente a parte técnica não garante total compreensão sobre o melhor desenvolvimento desse processo e mascara o real propósito da Transformação. Lembrando, ela é Tecnológica, mas também é humana.

6. Amplie a automação

A automação é um recurso que garante a facilitação de diversas tarefas da rotina diária. Para que essa prática possa ser uma aliada ativa da produtividade e da implementação de metodologias ágeis dentro de uma organização, é preciso que ela seja ampliada, focando na automatização total dos processos, quando possível.

Além de ser um bom aliado da produtividade, a automação pode ajudar com que os processos sejam mais eficazes, diminuindo tempo e organizando os processos de forma inteligente. Isso permite que as pessoas, com sua criatividade e experiência, invistam seu tempo em atividades mais complexas.

7. Entenda as novas Tecnologias que surgem

Acompanhar e entender as novas tendências tecnológicas e de mercado é um fator competitivo muito importante. É preciso estar atento para o que há de novo. Assim como diversas expectativas no mercado mudam, as dos clientes também mudam.

Nesta nova Era Digital, os clientes também desejam acompanhar essas novidades, e querem estar inseridos nesse processo. Considere ter dentro de sua organização alguém estudando novos mercados, novidades e informações (Inteligência de Mercado), alimentando os colegas e setores com valiosos insights.

Como é impossível que todos estejam atentos a tudo, a todo momento, designar essa tarefa a algum profissional pode ajudar bastante sua empresa. E usar de automação para executar esse processo é bastante pertinente.

8. Mantenha toda a equipe engajada nos projetos

Transformação Digital 9 passos para promover em sua empresa  -  Mantenha toda a equipe engajada nos projetos

Assim como eu atentei você sobre a integração de profissionais da TI para uma cultura totalmente nova dentro da empresa, onde esse profissional não só desenvolva códigos, mas participa e entenda toda a ideia de negócio que está inserido, é preciso ainda que nesse contexto toda a equipe esteja engajada em todos os processos desenvolvidos nessa Transformação.

Para que a digitalização possa ocorrer de forma completa dentro de uma empresa, nos diversos setores, é preciso antes que a equipe conheça quais os processos e como funciona a rotina diária daquilo que a cerca, para que estratégias de digitalização sejam elaboradas e implementadas de maneira coordenada e realista.

9. Compreenda as demandas da organização

Para que toda essa Transformação Digital aconteça, antes todas essas novas tecnologias, é preciso entender a fundo todas as demandas que existem dentro da empresa. Isso porque, é preciso que a empresa não corra o risco de inserir alguma tecnologia que não se enquadre dentro, e não traga nenhum bom resultado.

Acompanhar o mercado e suas tendências continua sendo uma das principais práticas a serem feitas, e nesse sentido, olhando sempre para as demandas existentes na organização, é uma excelente forma de não desperdiçar recursos, mas implementando realmente o que é necessário para ela.

A estratégia aqui é evitar projetos ou soluções que por várias razões já nascem mortos. Olhar para o histórico da empresa, entender como foi a adesão de novas tecnologias no passado e entender onde trabalhar para que as novas implementações tenham sucesso é primordial.

Não é porque algo funcionou em uma empresa que irá funcionar na sua. Entenda que sua organização é única e que a Transformação Digital é algo exclusivo da sua empresa. Aprenda com as outras, mas aplique da sua própria maneira.

Links para Leitura

Priscylla Silva

Especialista de Marketing na GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Jornalista, apaixonada por Marketing e uma grande fã de inovações tecnológicas.