Siga-nos nas redes sociais

O avanço e acesso a tecnologia tem transformado o comportamento do consumidor, fazendo com que ele se torne cada vez mais exigente. Segundo um estudo da Deloitte Brasil, empresa de consultoria empresarial, os brasileiros buscam fazer uma análise do produto antes de comprá-lo, verificando o seu custo benefício.

Esse comportamento carece de verdadeiras transformações no cenário das organizações e mercados. Diante disso, a Transformação Digital no Varejo tem se tornado essencial para que as empresas se adequem às demandas.

O investimento em ativos tecnológicos não atende apenas os compradores, mas também os fornecedores e as próprias empresas que usam a tecnologia. Contudo, os gestores e empreendedores devem se atentar, não apenas à importância, mas também ao processo dessa transformação, buscando uma mudança no mindset das operações.

Portanto, por mais que existam desafios para que os varejistas se adaptem à isso, é crucial a adequação dessas mudanças para que sua empresa consiga sobreviver em meio a tantas transformações no mercado, além de novas demandas que surgem dos consumidores.

A Transformação Digital no Varejo

Início da Transformação

Com o avanço da internet e de diversas novas tecnologias que estão presentes no mundo, a comunicação, experiência e o conforto dos usuários, foram variáveis afetadas no varejo. No entanto, ainda há muitas organizações que não entenderam a importância de se manterem atualizadas em meio à essas mudanças.

Hoje, existe uma tendência para que não só os grandes players do varejo deem mais atenção às inovações e tecnologias, mas também os pequenos varejistas, que estão buscando investir para não perder espaço no mercado.

Essa mudança de comportamento, que houve nos últimos anos, se deu, principalmente, em razão do aumento na exigência dos clientes. Exigência essa que está ligada ao preço, qualidade e na experiência de compra dos produtos e serviços.

Entretanto, a mudança raramente é uma etapa fácil nas organizações, principalmente quando não se têm informações concretas sobre o futuro. Grandes mudanças podem exigir alto comprometimento dos colaboradores e atrair problemas organizacionais.

Para que isso seja amenizado, a recomendação é que sejam feitos pequenos movimentos, realizados com inteligência, fazendo testes e inserindo novas ideias de acordo com a evolução do negócio.

A evolução do mercado

O varejo evoluiu, e o ambiente de compras no varejo se tornou muito mais do que apenas um local para comprar produtos. A necessidade de buscar novas formas de experiência de compra através da inovação e tecnologia, é hoje um dos pilares para alcançar a fidelização dos clientes.

Grande parte das empresas varejistas já utilizam a estratégia omnichannel, e-commerce e o conceito de Novo Varejo para integrar o online e offline, além de melhorar a experiência de compra do cliente. Com isso, fica evidente a necessidade das PME se atentarem à isso, e não percam mais espaço no mercado.

Como disse a diretora de Negócios para Varejo do Google, Gleidys Salvanha:

Em 2024, teremos 70% das pessoas comprando online produtos de supermercados nos Estados Unidos. Não duvido que estejamos caminhando para isso também no Brasil”… “Nos últimos dois anos, por exemplo, a busca pela opção de comprar online e retirar na loja cresceu 309% no Brasil. Acredito que esse complemento seguirá no futuro, com as lojas físicas sendo importantes.

Segundo pesquisa feita pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), 49% do setor de varejo e supermercados pertence às pequenas e médias redes, onde a grande maioria não possui e-commerce ou aplicativos, permitindo o domínio das principais redes sobre a experiência virtual.

O entendimento de dados como esse, explica porque as grandes empresas varejistas se sobressaem e tendem a dominar cada vez mais o mercado nos próximos anos. Portanto, a consciência da importância do investimento nesse sentido por parte das pequenas e médias organizações se faz necessário em meio à tantas dificuldades de sobrevivência, principalmente em virtude do prevalecimento dos grandes players.

Por que a inovação é importante nessa etapa?

A inovação está cada vez mais presente nas empresas que buscam se adaptar às mudanças que ocorrem no varejo. A Transformação Digital não demanda investimentos apenas na qualidade dos produtos ou serviços, mas também em como levar uma melhor experiência para os consumidores.

De acordo com Report da ACE, maior aceleradora de startups da América Latina, 60,1% das empresas pesquisadas, acreditam que o nível de inovação praticado em suas organizações nos últimos dois anos foi baixo ou moderado.

Dados como esse demonstram com clareza um dos principais motivos das empresas não alcançarem seus potenciais de crescimento, a falta de inovação. O ato de inovar é essencial diante das mudanças constantes de comportamento do consumidor e das opções que as novas tecnologias podem ofertar.

Segundo artigo publicado pela Entrepreneur, são lançados mais de 100 milhões de novos negócios todos os anos, o que evidencia a necessidade da inovação estar presente no dia a dia das empresas. Além disso, é preciso entender que sem inovação, as empresas terão dificuldades para sobreviver.

Contudo, não se trata apenas de inovar, mas também de alcançar objetivos e levar resultados para as organizações. Como disse o CMO da GoBacklog, Amir Faria:

Pensar que a inovação seja algo sem objetivo é um erro. Investir em inovação é algo incerto, mas gastar dinheiro sem propósito não é inovação.

Por que muitas transformações falham?

Muitos ainda consideram que o mindset das pessoas pode ser alterado como uma simples virada de chave. Porém, a falta de preocupação com o progresso de mudança de cada indivíduo pode ser um dos principais motivos pela qual as organizações falham em suas Transformações Digitais.

Dessa forma, para que grandes mudanças aconteçam, é necessário um processo de valorização do funcionário, investindo na sua capacitação e fazendo com eles consigam se adaptar as novas tecnologias.

Além disso, é importante buscar feedbacks de cada colaborador, a fim de entender quais mudanças eles têm se adaptado e se essas alterações realmente têm trazido melhorias para a empresa. A falta de preocupação com cada progresso de mudança na cultura, pode ser tornar um grande obstáculo para as organizações.

Portanto, o primeiro passo para que as empresas tenham transformações que realmente impactam de forma positiva e traga resultados, é o entendimento dos gestores de que cada etapa do desenvolvimento de uma Transformação Digital deve ser acompanhada e respeitada.

A mudança no mindset

O entendimento sobre as grandes alterações nas demandas do consumidor, possibilidade nos cortes de custos e aumento da eficiência operacional nos últimos anos, são uns dos pontos capazes de gerar vantagem competitiva para sua empresa.

De acordo com uma pesquisa realizada pela International Data Corporation (IDC), companhia de análise de mercado, aproximadamente 24,7% das empresas acreditam que a Transformação Digital não tem nenhuma importância para suas gestões, enquanto somente 4% estão cientes da importância e tratam o tema como grande prioridade.

Diante disso, para se adequar à realidade do mercado e ser capaz de oferecer produtos e serviços de acordo com a demanda dele, é preciso que a sua empresa esteja à frente dos concorrentes. Por isso, há tanta importância na Transição de Mentalidade, sendo considerada um princípio para que essa evolução ocorra.

Como disse a diretora de Negócios para Varejo do Google, Gleidys Salvanha:

A Transformação Digital do mercado passa muito pela cultura, tanto das pessoas, que vão se acostumando aos poucos com as novas possibilidades, quanto das empresas, que precisam mudar seus processos e organizações internas

A eficiência deve ser o foco

O consumidor está cada vez mais exigente no processo de compra, a avaliação está sendo mais rígida e as marcas próprias têm ganhado poder. A maior exigência nas avaliações do cliente, em considerar quais produtos escolher, está ligada diretamente ao crescimento do digital.

A possibilidade de fazer comparações de produtos e serviços, através de sistemas digitais, com facilidade, permite aos clientes sempre buscarem as melhores alternativas. Esse tipo de mudança, no comportamento do consumidor, tem levado as empresas a pensarem em novas formas de trazer maior custo-benefício naquilo que elas produzem.

De acordo com um estudo do Instituto Locomotiva, 43% dos consumidores não se sentem representados pelas marcas. Além disso, 81% dos participantes da pesquisa afirmaram que estão preocupados com a qualidade dos produtos no processo de compra, analisando com mais cautela qual produto adquirir, por exemplo.

Portanto, é essencial ter um pensamento crítico para considerar qual o modo mais rápido, com menor custo e que não implica em perda de qualidade, no que se refere às operações da empresa. E, nesse sentido, os sistemas tecnológicos, que auxiliam nas tomadas de decisões em todos os níveis das organizações, se tornam peças principais para o seu desenvolvimento.

A qualidade está atrelada tanto à eficiência das operações, como logística e produção de produtos de marca própria. Essas são algumas das consequências do avanço da tecnologia e da Transformação Digital que o varejo está vivendo, explicando algumas mudanças na necessidade de investimento em inovação e tecnologia em diversas áreas do negócio.

A Transformação Digital no Varejo

Conclusão

Neste momento, nós estamos no meio da revolução do varejo, as organizações estão cada vez mais preocupadas com inovação e tecnologia, principalmente porque se sentem obrigadas a oferecer produtos e serviços que seus concorrentes já oferecem. 

Contudo, para que sua empresa realmente apresente um diferencial competitivo, é necessário investir em inovações tecnológicas, buscando reduzir custos e entregando mais benefícios para seus clientes.

O e-commerce, big data, realidade aumentada e inteligência artificial, por exemplo, são algumas das tecnologias que estão modificando o varejo, auxiliando na eficiência operacional das empresas e satisfazendo as demandas dos clientes. Portanto, para que sua empresa evolua, é crucial que você entenda a importância de se adaptar à Transformação Digital que setor está vivendo.

Links para Leitura

Vinicius Lima

Especialista em Inteligência de Mercado na GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Estudante de Administração, apaixonado por pessoas e inovações tecnológicas.
Fechar
1
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar?
Powered by