Siga-nos nas redes sociais

Muito se fala sobre terceirização atualmente. Algumas pessoas falam bem, acreditando em oportunidades e crescimento de mercado. Outras falam mal, discutindo sobre retrocessos nas conquistas trabalhistas, abuso de donos de empresas, etc. O que pouco se fala é que existem setores do mercado que a terceirização é imprescindível. Não entraremos em uma discussão político-social, falaremos apenas sobre as vantagens do outsourcing. Esta prática já é comum no mercado, principalmente no caso de projetos digitais.

A evolução das técnicas e tecnologias ligadas ao mercado digital são muito rápidas. Só mesmo contratando especialistas de fora da empresa para solucionar certos problemas.

Porque terceirizar o desenvolvimento?

Partindo do ponto de vista das melhorias de condições de trabalho para freelancers e pequenas empresas de desenvolvimento, este artigo vai mostrar os 5 bons motivos para terceirizar. É só continuar lendo:

1 – Economia de dinheiro

Realmente os encargos trabalhistas devem ser relevados e, como direitos civis, devem ser respeitados. Mas, por que eu teria uma equipe interna para trabalhar com algo que não é a especialidade da minha empresa? Veja bem esse exemplo, você pode ter uma locadora de carros oferecendo segurança, carros bem cuidados e limpos. Nem por isso você precisa ter uma seguradora, uma mecânica e um lava-jato.

Com o desenvolvimento é a mesma coisa, se você tem um pequeno site ou uma grande aplicação web, invariavelmente em algum momento você precisará de ajuda profissional. Manter uma equipe fixa internamente custa caro e, dependendo do seu tipo de negócio, nem sempre haverá serviço para todos. Manter uma equipe assim é o que chamam de “usar bazuca para matar formiga”.

Não digo que as equipes internas são um desperdício de dinheiro. Digo que contratar um time ou mais uma pessoa para o time só por uma condição momentânea pode ser um problema. Terceirizando você resolve problemas como time interno sobrecarregado ou especialidades técnicas que sua equipe não domina.

2 – Economia de tempo

Não são apenas os custos financeiros que atingem a sua empresa, monitorar e acompanhar os processos internos absorve tempo que poderia estar sendo investido em outros setores.

Focar na especialidade do seu negócio é investir seu tempo. Focar na especialidade dos outros é desperdiçar seu tempo. Mantenha seu time sempre focado no que você faz de melhor e o sucesso é garantido.

3 – Equipe especializada e ágil

Manter uma equipe de desenvolvimento interna, atualizada com o mercado, pode ser demorado e caro. Além de não ser constante, normalmente os especialistas digitais não se mantém por muito tempo na mesma empresa.

Empresas de desenvolvimento especializadas realizam projetos digitais para diferentes segmentos e utilizam processos diferenciados. Por lidar com diversos projetos ao mesmo tempo, é preciso usar técnicas para entregá-los no menor prazo possível, sem perder a qualidade.

Muitas delas desenvolvem sua própria metodologia para atender melhor os clientes dentro do seu modelo de negócios. Como é o caso da GoBacklog.

4 – Liberdade de escolha

Terceirizando você tem a liberdade de estipular suas condições antes de contratar o serviço. Alinhando todas as necessidades do seu projeto digital, antes mesmo do trabalho começar.

O contrato não é um instrumento de abuso e sim de boa fé das duas partes. Caso uma das partes não cumpra o que prometeu, a outra pode sair e procurar outro que cumpra.

vamos-terceirizar-projetos-digitais-gobacklog

Existem diversas empresas que oferecem desenvolvimento terceirizado, porém poucas fogem do óbvio. Quem compra pacotes de soluções engessadas quase nunca está exercendo sua liberdade de escolha. Uma boa empresa de desenvolvimento terceirizada acompanha as necessidades e possibilidades de crescimento dos seus clientes. Para oferecer o melhor desenvolvimento terceirizado é importante agir externamente, mas pensar como parte interna da empresa contratante em certos momentos.

5 – Parar ou continuar

Como disse antes, nem todas as empresas de desenvolvimento ou mesmo profissionais liberais trabalham com maleabilidade. Quando a terceirização, conta com a possibilidade de pausar as ações ou mesmo pará-las, o cliente se sente mais livre para buscar novas opções.

Muitas vezes os motivos que fazem um gestor parar um projeto digital não está relacionado com a prestação de serviços terceirizada. Vivemos em tempos de mudanças muito rápidas, economia instável e política incerta. Muitos desses fatores externos podem atingir negativamente diversos mercados.

Trabalhar com um terceiro que dá a opção de pausar o projeto e continuar de onde parou depois, dá a empresa um tempo para solucionar assuntos e problemas que possam estar atrapalhando o bom andamento do projeto.

Agora que você conheceu algumas vantagens de trabalhar com desenvolvimento terceirizado é hora de tirar o projeto da gaveta e fazê-lo acontecer. E pode contar com a gente sempre que precisar. Compartilhe nosso conteúdo, marque seus amigos e siga-nos nas redes sociais.

 

Daniel Antunes

Fundador e CEO da GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de projetos digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Empreendedor, Investidor e Graduado em Sistemas de Informação, Pós-graduado em Engenharia de Software e também em Gestão Estratégica de Negócios e Projetos, com mais de 10 anos de experiência no mercado de internet.
Fechar