Siga-nos nas redes sociais

Falar sobre as tendências da tecnologia atualmente é como fazer um drops de novidades. Afinal, são muitas as inovações tecnológicas que surgem todos os dias e a rapidez com que o mercado as absorve. Estamos passando por diversas mudanças que transformam o mundo, tornando-o mais exponencial e global. A tecnologia já transformou a maneira de interagir das pessoas, em suas vidas sociais e profissionais. As empresas não só precisam estar prontas para atrair e reter talentos que se sintam confortáveis com essas novidades, como também devem aprender que os seus negócios podem se beneficiar delas.

As tendências mais importantes da tecnologia atualmente

A intenção desse artigo é mostrar as tendências de tecnologia e negócios que já estão no mercado. Como elas nos impactam e porque são importantes, é para ficar de olho.

De forma muito rápida, vivenciamos tendências, mudanças e surgimento de novas tecnologias. Todas se tornando cada vez mais acessíveis a custos mais baixos. Dessa forma, será possível desenvolver produtos e serviços melhores, gastando menos. Dentre as que mais se destacam são: Inteligência Artificial, impressão 3D, robôs e drones, carros autônomos, realidade virtual aumentada, bitcoin blockchain, biotecnologia e outras.

Conectividade e acesso à internet

Nas últimas décadas os computadores passaram de recursos raros e caros para um item comum no dia a dia das pessoas. Hoje em dia, o fácil acesso à computação e informação é representado por diversos tipos de dispositivos. Computadores, tablets, smartphones, consoles de videogame e outros, todos conectados à internet e entre si. Para as empresas e startups isso significa oportunidades de criar ofertas e soluções para e entre as pessoas como jamais pensadas antes. Exemplos que poderiam ser impensáveis há pouco já são uma realidade. Vide hubs de automação doméstica para trabalhar como home office ou até mesmo aplicativo de relacionamento com geolocalização, por exemplo.

A internet é a principal responsável por essas transformações e seu crescimento é impressionante. Até 2020, estima-se que mais três bilhões de usuários sejam conectados à rede. São pessoas que nunca acessaram a web, nunca fizeram uma compra online e que trarão consigo novas ideias e demandas. Acompanhar essa tendência é despontar no mercado, como uma marca já existente ou com a criação de novos serviços e produtos.

Inteligência Artificial nas redes e na indústria

O desenvolvimento de novos e poderosos hardwares e o acesso facilitado à informação está dando um verdadeiro bum na evolução da Inteligência Artificial. Grandes empresas já apostam nos algorítimos cognitivos para interagir com seus usuários. A tecnologia da IA já consegue processar um volume de dados extremamente superior ao do ser humano. mapeando comportamentos e lançando resultados disruptivos em tempo real.

O ambiente de trabalho em muitas indústrias já utilizam a IA, não para substituir trabalhos feitos pelas pessoas, mas para aprimorá-lo. Neste primeiro estágio, a máquina terá a função de aumentar a assertividade nos processos através das técnicas computadas.

destaque-tendencias-gobacklog-projetos-digitais

A indústria fonográfica sofreu mudanças drásticas nos últimos anos e essas mudanças alcançaram cada vez mais indústrias. Indústrias como a fonográfica não deixarão de existir, contudo mudarão a forma como pensamos e interagimos com seus produtos e serviços.

São empresas que usam a internet como meio de fazer negócios que transformam o mercado fonográfico. Seja um Spotify, que mudou a forma dos artistas distribuírem seus produtos ou o Sonáticos que gerou uma nova forma de negociar títulos antigos em mídias passadas, como LP, CD, Cassette, DVD.

A experiência digital criando novos modelos de negócios

Grandes inovações deixaram de acontecer em décadas para acontecer em anos, meses ou semanas. Este ainda é um mercado dominado por startups que, em alguns casos criam negócios de bilhões em poucos meses. Muitas empresas que mantinham modelos de negócios mais arcaicos estão se reinventando por meio das novas tecnologias. Essa é uma parte da estratégia de sobrevivência das marcas mais antigas. As organizações estão horizontalizando seus processos e identificando o novo valor de seus negócios. A experiência digital é imprescindível nessa nova forma de estruturar os modelos de negócio.

As pessoas buscam o melhor benefício para as tarefas do dia a dia no mundo digital. Não é atôa que o e-commerce não para de crescer. Assim como experiências de compartilhar dados com aplicativos para facilitar o dia a dia.

Seja usando o Uber, Waze, Spotify ou Slack, as pessoas buscam a melhor experiência em busca de benefícios no trabalho ou na vida privada. Normalmente, na vida profissional, encontram essa experiência nas plataformas de gestão de documentos, workflows, entre outros. Elas possibilitam uma interação interdepartamental muito maior – independentemente de onde cada time esteja alocado. Dessa maneira, o processo de criar e compartilhar conhecimento está cada vez mais rápido, mesmo trabalhando 100% home office. Integrando tudo o que foi falado acima, as empresas devem identificar comportamentos e utilizar isso para achar valor em novos lugares. Os chatbots são um exemplo muito bem utilizado disso, exatamente por serem uma resposta a essa demanda. As pessoas querem sanar suas dúvidas, procurar informações ou fazer suas reclamações da mesma forma que têm sua demanda por aquele produto ou serviço atendida, ou seja, digitalmente.

Conclusão do valor que essas tendências nos trazem

A união das novas tecnologias e a tsunami de dados disponíveis, criam uma nova força na busca de proposta de valor. Combinando as tendências apresentadas aqui temos basicamente o modelo das novas empresas que estão se destacando no mercado. Mas a pergunta capciosa é: As novas empresas que despontam estão seguindo tendências ou criando tendências? Não sei dizer, mas estou certo de que juntar tecnologia, informações de qualidade e inteligência fazem toda a diferença. O mais certo a se fazer é adaptar o mindset e o processo de decisão, pois o mundo está em transformação e você deve estar preparado. E assim voltamos à premissa de que só sobrevive quem evolui.

A GoBacklog é uma startup 100% ligada no desenvolvimento de soluções novas e especializadas para qualquer negócio. Se precisar de uma força para realizar suas ideias, estaremos á disposição. Espero que tenha gostado do artigo. Comente, curta, compartilhe e siga-nos nas redes sociais.

Daniel Antunes

Fundador e CEO da GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Empreendedor, Investidor e Graduado em Sistemas de Informação, Pós-graduado em Engenharia de Software e também em Gestão Estratégica de Negócios e Projetos, com mais de 10 anos de experiência no mercado de internet.
Fechar
1
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar?
Powered by