Siga-nos nas redes sociais

A inovação e tecnologia são, quando aplicados em conjunto, grandes ferramentas para melhorarem a experiência do consumidor e a performance das empresas. Os gestores não se podem dar o luxo de não entenderem bem seus conceitos e suas aplicações.

Com uma série de vídeos direcionados para ampliar e incentivar a importância das ideias inovadoras, o TED traz grandes profissionais de diversas áreas que compartilham suas experiências provocando profundas reflexões ao público.

Neste post você vai conferir alguns dos vídeos mais inspiradores do TED sobre como a inovação e tecnologia estão contribuindo para mudar o mundo em que vivemos.

1. Charles Leadbeater sobre inovação

TED Charles Leadbeater sobre inovação

Não é mais preciso ser um profissional de uma determinada organização para se criar algo. Nesta palestra, o consultor de inovação Charles Leadbeater afirma que pessoas “comuns” podem construir ideias grandes.

Ele defende que essa inovação não acontece sozinha, é um processo em que se usa muito da criatividade colaborativa. Leadbeater defende ainda que os consumidores, como sabem exatamente o que precisam, é uma parte fundamental para a criação de novas ideias.

2. Precisa de uma nova ideia? Comece na borda do que é conhecido

TED Precisa de uma nova ideia Comece na borda do que é conhecido

É possível criar inúmeras coisas novas a partir de algo que já existe, isso também é inovar. O físico Vittorio Loreto evidencia o que é o “novo e de como ele pode entrar em nossas vidas de várias formas diferentes”.

Para ele, o uso do conceito “possível adjacente” são ferramentas que ajudam a entender como funcionam as novas ideias combinadas com a criatividade, que é o caminho para a inovação.

3. Os hábitos surpreendentes de pensadores originais

TED Os hábitos surpreendentes de pensadores originais

Pensar de forma totalmente aberta e inovadora sem medo do fracasso ou de carregar dúvidas a respeito de uma ideia, esse é uma das principais características dos “originais”. O psicólogo organizacional Adam Grant fala um pouco sobre perfil de pessoas que não se limitam, e inconformadas com o que é comum, questionam e estão em constante busca pela transformação.

“Para ser original você não precisa ser o primeiro, você só precisa ser diferente e melhor”, diz Grant. Nesta palestra inspiradora, você vai aprender três hábitos de pessoas originais.

4. De onde boas ideias vêm

TED De onde boas ideias vêm

De onde surgem os momentos de inspiração? Para o escritor Steven Johnson o “Eureka!” não acontece de repente em algum determinado lugar, ele não surge simplesmente, é na verdade um processo.

Como todo processo, existem algumas fases. Nesta palestra, o autor traz algumas dessas fases como as “redes líquidas” e “a intuição lenta”, reforçando que boas ideias vêm a partir de encontros e experiências diferentes, e que acontecem muitas vezes de forma gradativa.

5. Resolução criativa de problemas diante de limites extremo

TED Resolução criativa de problemas diante de limites extremo

Em uma palestra estimulante, o estrategista de inovação Navi Radjou, destaca o conceito inovação frugal ou “jugaad”, como é bastante conhecido na índia. Segundo ele, essa é “uma habilidade de gerar mais valor econômico e social usando menos recursos”.

Radjou apresenta essa novidade inicialmente para um mercado emergente, mas quando você se depara com grandes problemas, em diversas organizações em qualquer parte do mundo, no contexto da diminuição de custos desnecessários é possível que seja feito mais com menos.

6. A morte da Inovação, o fim do Crescimento

TED A morte da Inovação, o fim do Crescimento

O economista Robert Gordon aponta a inovação como um dos principais caminhos para o crescimento da economia dos Estados Unidos. Dentro desse contexto, ele traz alguns fatores como: demografia, educação, dívida e desigualdade que são fatores preocupantes que podem impedir que a inovação continue a fazer com que o país cresça.

7. 5 maneiras de liderar em uma era de constantes mudanças

TED 5 maneiras de liderar em uma era de constantes mudanças 

Mudanças estão acontecendo a todo momento no mundo lá fora e verdadeiras transformações precisam se alinhar com elas, porém, essas transformações nem sempre são entendidas como forma de melhorias em ambientes organizacionais.

Ao falar nelas, existe a incerteza de que a palavra carrega consigo possíveis demissões. O especialista em mudanças organizacionais, Jim Hemerling apresenta 5 formas inovadoras de transformar um ambiente empresarial exaustivo, em revigorante, deixando ele “sempre ligado”.

8. Quer inovar? Torne-se um “agorista”

TED Quer inovar Torne-se um agorista

O mercado cada vez mais frenético por mudanças alerta que quem não estiver procurando formas de inovar, acabará ficando para trás. Nesta palestra cativante, o chefe de laboratório de mídia do MIT Joi Ito relembra de como era antes de existir a internet: as pessoas tentavam prever o futuro, com medo e grandes incertezas. Eram feitos planos e mais planos, pensando sempre no depois. É nesse ponto que ele atenta para que os gestores arrisquem-se e inovem no tempo que é o agora.

9. Reinventando o pensamento criativo

TED Reinventando o pensamento criativo 

Um dos termos mais utilizados hoje quando se pensa em inovação é o “pensando fora da caixa”. Através de pequenos testes interativos com a platéia, nesta palestra o filósofo Luc de Brabandere trabalha a criatividade de cada um presente fazendo com que eles completem simples sentenças.

Essa é uma forma de ativar a percepção, ele menciona que é preciso “pensar mais” sobre algumas sentenças ditas, por existir diferentes formas de se reinventar.

10. Por que você deve tratar a tecnologia que você usa no trabalho como colega 

TED Por que você deve tratar a tecnologia que você usa no trabalho como colega

As tecnologias que muitos gestores implementam em suas empresas ainda não são utilizadas da forma como deveriam ser usadas. A consultora de tecnologia, Nadjia Yousif, diz que “muitas empresas tomam decisões bem intencionadas fazendo investimentos em tecnologia, para no final os objetivos não atingirem as expectativas”.

Nesta palestra, ela argumenta que é fundamental utilizar a tecnologia para trabalhar nos dias de hoje, mas que essa mentalidade não está inserida da forma certa nas pessoas, então ela propõe o uso da tecnologia como um “colega de trabalho”, propondo a colaboração com as tecnologias.

11. Não temam máquinas inteligentes. Trabalhe com eles

TED Não temam máquinas inteligentes. Trabalhe com eles

Por um certo tempo, as máquinas inteligentes geraram algum tipo de medo, principalmente para quem costumava a jogar contra adversários humanos em que é possível entender e ler movimentos e linguagens corporais. É como conta Garry Kasparov, um dos maiores jogadores de xadrez da história, que em 1997 deparou-se com uma máquina, o Deep Blue.

Era algo totalmente novo, e como tudo que é novo tende a assustar. A partir dessa experiência, ele teve um novo olhar sob a tecnologia, “a combinação de humanos com máquinas não é o futuro, é o presente”.

12. Como fazer suas ideias se espalharem

TED Como fazer suas ideias se espalharem

O que é diferente ou visto muitas vezes até como “bizarro” pode ser uma excelente estratégia de marketing. Quem defende essa teoria é o famoso guru do marketing digital Seth Godin.

Para ele, o sucesso de um produto ou projeto depende muito de como você tem espalhado a sua ideia. Segundo Godin “Esse é um século de difusão das ideias”, e é preciso reforçá-las, mesmo que elas pareçam mirabolantes demais.

13. Como gerenciar a criatividade coletiva

TED Como gerenciar a criatividade coletiva

Antes que a inovação realmente aconteça nas organizações, é preciso que seus líderes passem por essa transformação em seus cargos. A professora de Harvard, Linda Hill, que depois de estudar algumas das empresas mais criativas do mundo, explica a forma como a inovação acontece dentro de uma empresa.

Para ela, a inovação acontece em diversas organizações justamente a partir do posicionamento inovador dos gestores em abrir um campo de ideias e incentivar a criatividade entre seus colaboradores.

Links para leitura

Priscylla Silva

Especialista de Marketing na GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Jornalista, apaixonada por Marketing e uma grande fã de inovações tecnológicas.
Fechar
1
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar?
Powered by