Na era da informação, as notícias e pessoas chegam até nós de uma forma quase incontrolável e é quase irresistível deixar de mexer no celular, navegar na internet, ficar nas redes sociais, conversar com um colega ou fazer pausas para lanche.

Segundo uma reportagem da Exame, essas são algumas das atitudes que atrapalham o funcionário na sua produtividade no trabalho, mas que podemos aplicar em diversas situações que nos exige atenção.

Saber como aumentar a produtividade no trabalho é uma das maiores preocupações existentes hoje, e para isso existem diversas técnicas que são utilizadas, muitas delas para gerenciamento de tempo.

Uma vez que todas as tarefas importantes levam tempo para ser cumpridas e, quanto menor a vontade de realizá-la, pior será o desempenho de quem a realiza.

Hoje, no Go Insights, o Especialista em Inteligência de Mercado da GoBacklog, Pedro de Vito, ensina sobre a técnica Pomodoro, um método bastante utilizado para melhorar o desempenho na produtividade de acordo com a gestão do tempo durante a realização de uma atividade.

O Pomodoro é uma técnica de gerenciamento de tempo mais utilizadas no mundo nos dias de hoje.

O que é a técnica Pomodoro e para que ela serve?

O Pomodoro é uma técnica de produtividade e gerenciamento de tempo, que tem como princípio ciclos de aprendizagem e produção, intercalados a pequenas pausas entre esses períodos.

A técnica foi criada no final dos anos 80, pelo italiano Francesco Cirillo, que insatisfeito com o seu desempenho na universidade, em relação ao foco e desempenho nas suas tarefas, resolveu ficar imerso em uma atividade por dez minutos, e intercalar esses dez minutos de foco total com pequenas pausas.

Como resultado do desafio que ele fez a si mesmo, ele constatou que aumentava a sua produtividade, que se cansava menos e a entrega final das suas atividades sempre tinha uma qualidade maior, do que quando ele ficava mais tempo focado em uma tarefa.

E exatamente por isso, o Pomodoro é uma das técnicas de gerenciamento de tempo mais utilizadas no mundo nos dias de hoje. Sua proposta consiste em aumentar a produtividade, reduzir a fadiga mental, reduzir os índices de estresse e fazer com que tarefas grandes se tornem tarefas facilmente alcançáveis.

Como funciona a técnica Pomodoro?

A premissa básica da técnica consiste em dividir ciclos de aprendizado e produção em ciclos de vinte e cinco minutos, onde você deve estar 100% focado em sua tarefa, intercalados a pequenas pausas de cinco minutos.

Onde você deve desligar das tarefas, levantar para tomar uma água, andar um pouco, interagir com os colegas de trabalho, pra voltar produtivo para fazer os próximos vinte e cinco minutos.

Cada vinte e cinco minutos contabiliza um Pomodoro, no final de quatro pomodoros é feito um momento de pausa maior, chamado long break, que dura quinze minutos e tem como princípio você descansar sua mente pra voltar para o próximo ciclo de Pomodoro mais produtivo e mais propenso a desenvolver suas tarefas da melhor forma possível.

Links para Leitura

Eduarda Terra

Especialista de Marketing na GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Estudante de Economia na UFJF.