A popularização da internet é, com certeza, um dos grandes acontecimentos tecnológicos, e mudou a forma como os consumidores se relacionam com as empresas. Hoje, uma das principais formas de compra e venda de produtos é através das plataformas digitais, que estão se popularizando no mercado e trazendo novas propostas ao comércio.

Temos muitas empresas que se destacam com suas plataformas e que inovaram na maneira de prestarem seu serviço ou vender seus produtos. Alguns deles são, a Uber, o Airbnb, o Ifood e a própria Google.

Neste Conversando com o C-Level, Daniel Antunes, CEO da GoBacklog, fala quando, de fato, suas empresas estão preparadas para se tornar uma plataforma, como é esse processo e quais as vantagens ao aderir esse modelo de negócio.

Então se você tiver esse bom serviço, esse bom produto, com uma plataforma você tem grandes chances de ter muito sucesso.

Conteúdo também disponível em formato de Podcast.

Desenvolva a Solução que o seu Negócio precisa

O que é uma plataforma?

Hoje vamos falar um pouco sobre plataforma, o seu negócio está realmente preparado para se tornar uma plataforma? Essa é uma dúvida muito comum de pessoas e empresas, que tem um modelo de negócio e quer transformar isso numa plataforma.

Mas primeiro, antes de entrar nos detalhes, do porquê e como transformar o seu negócio numa plataforma, a gente tem que entender o que é realmente uma plataforma, e se seu negócio realmente encaixa nesse processo.

Plataforma não é apenas software, não é apenas aplicativo, você ter um aplicativo não quer dizer que você tenha uma plataforma. Uma plataforma vai além disso, ou seja, a plataforma é algo que conecta pessoas dentro de um processo, sem que necessariamente tenha um intermediador.

Mas que as pessoas conseguem vender e comprar livremente através de uma comunidade, através de dados e informação que elas tem ali dentro. Existem hoje vários casos de plataformas que no mercado de muito sucesso, como o Uber, o Airbnb e o Ifood.

Quais são os principais benefícios de uma plataforma?

E entrando mais nesse assunto, é importante a gente compreender quais são os reais benefícios de uma plataforma, e eu trouxe aqui quatro pontos, que são os benefícios que a gente enxerga hoje para esse processo.

O primeiro deles é a redução de custo, pois através de uma plataforma você não precisa de espaço físico, nem de um número muito grande de colaboradores para fazer processos. Pois através da plataforma, e da tecnologia, os processos serão automatizados e vão estar muito mais fáceis, e a um clique do usuário final.

O segundo deles, é o maior alcance de clientes, ou seja, a conexão com a internet hoje em dia é tão rápida e tão ágil, que tudo fica muito fácil de se fazer. Então, por isso você acaba tendo um maior alcance de clientes, ou seja, você tem campanha, você tem marketing, você tem uma possibilidade de segmentação do mercado muito grande e você consegue acesso a clientes no Brasil e no mundo inteiro.

Um terceiro ponto que eu separei, é a melhora do diálogo entre clientes, parceiros e empresas. Ou seja, nunca foi tão fácil através de uma plataforma unificar essa comunicação. Através da plataforma você tem os comentários, você tem avaliações das pessoas, trabalhos anteriores e negativações, caso tenha feito um trabalho mal feito, que não agradou.

E você vai ter ali sempre os seus pontos negativos e positivos, de cada pessoa, e cada serviço, se for uma plataforma dentro desses moldes. Então você acaba usando isso para que a plataforma realmente tenha vida, e através disso você cria uma comunidade que realmente compartilha e colabora uns com os outros para que o melhor serviço seja prestado dentro dela.

E a quarta e última, que eu separei é a questão da automatização de processos, ou seja, dentro da plataforma existem tecnologias e processos que a gente vai implementar e isso vai fazer com que uma série de tarefas que antigamente no seu negócio era manual, passe a ser automatizado, possibilitando compras e efetivações de processos a um clique.

Eu trouxe o exemplo aqui muito conhecido da Kindle, da Amazon, se você quiser comprar hoje um livro que lançou e quiser colocar ele na sua biblioteca, no seu aparelho, através de um clique você compra, e na hora que você quiser ele vai estar ali disponível para você.

Não precisa de entregador, de correio, não precisa aguardar e esperar, nada disso. Em um segundo tá tudo feito, tudo comprado e você já tá podendo utilizar da sua obra que comprou na Kindle.

Como transformar seu serviço numa plataforma?

O primeiro ponto deles é: comece com um bom produto ou serviço. Toda boa plataforma lá atrás começou com um bom serviço ou um bom produto. Então, você já teve a experimentação disso, por mais que você vá começar uma plataforma hoje, é importante que você tenha validado ela, que tenha validado a ideia.

Mesmo que seja em uma planilha do Excel, é importante que você tenha validado o segmento, validado os usuários, a utilização e realmente a necessidade desse processo. Então se você tiver esse bom serviço, esse bom produto, com uma plataforma você tem grandes chances de ter muito sucesso.

Um outro ponto aqui que eu trouxe também, é a questão da definição do que é as funcionalidades básicas, ou seja, do MVP, do Mínimo Viável do Produto, ou seja, de tudo que você está pensando, o que você precisa necessariamente para rodar uma primeira versão.

Independente de quem vá desenvolver a sua solução hoje, é importante você ter isso em mente, ou seja, do que você precisa inicialmente para começar a validar a sua plataforma.

Às vezes utilizando plataformas de desenvolvimento já prontas para você testar, pode ser que faça sentido para você, dependendo do momento que você esteja. Mas na hora de começar realmente a desenvolver a própria plataforma, os próprios recursos, é importante ter em mente essa iniciação.

Todo grande negócio levou tempo para ser construído, a gente tem grandes exemplos, como já comentei, como o Uber, que possui mais de dez anos como startup e é um negócio que todo dia se atualiza.

Você pode analisar na AppStore, e na PlayStore que tem sempre novas atualizações e melhorias acontecendo.Ou seja, as grandes soluções, as grandes startups, as grandes plataformas estão sempre se atualizando.

Mas lá atrás elas começaram pequenas, validando por modelo, testando parte por parte, até chegar em soluções maiores e melhores como temos hoje. Então é importante frisar essa parte e ter isso muito bem em mente.

E a última, que eu não poderia deixar de falar, é que você saiba realmente escolher quem vai desenvolver essa plataforma, ou seja, como essa plataforma vai ser desenvolvida. Então coloque na mão de profissionais e especialistas, que realmente entendam do assunto.

Conclusão

Hoje você tem várias opções , o mercado realmente é muito amplo, mas faça pesquisas, analise, para que você tenha algo que traga longevidade para seu negócio. Então é importante ter essa visão, e é importante que você tenha tudo isso mensurado no seu plano de negócios, ou no seu Canvas. Ou seja, quem vão ser seus parceiros nesse momento ideal para poder levar o seu negócio a outro patamar.

Links para Leitura

Eduarda Terra

Especialista de Marketing na GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Estudante de Economia na UFJF.