Siga-nos nas redes sociais

Você sabia que é importante usar SEO no WordPress? SEO (Search Engine Optimization) são estratégias para otimizar suas páginas para os motores de busca, melhorando as posições em que sua página ocupa nos buscadores, como o Google.

No WordPress, essa necessidade não é diferente! Embora ele facilite as configurações de suas estratégias, ainda assim as mãos humanas são importantes para que suas páginas tenham um bom desempenho.

No post de hoje, você verá algumas dicas de como subir alguns níveis no Google e levar sua startup a ser mais produtiva e aumentar o faturamento. Pronto? Continue com a gente e boa leitura!

1. Escolha as palavras-chave ideais

Antes da produção do seu conteúdo, é interessante se certificar de que o tema proposto possui interesse do seu público nas pesquisas e tenha a menor concorrência possível, ou seja, quanto menos sites já tiverem escrito sobre um tema relevante, melhor será para seu negócio.

Após utilizar ferramentas como o Planejador de Palavras-Chave, insira-a no título e na URL do artigo. É importante colocá-la também no conteúdo de forma inteligente. É recomendável que você use a palavra-chave na introdução, conclusão e em um intertítulo. No restante do conteúdo, é possível usar variações linguísticas para deixar o texto mais fluído para os leitores.

Um plugin disponível para verificar se seus artigos estão otimizados é o Yoast SEO. Com ele, facilmente, você entenderá se há algum problema com suas palavras-chave. Vale a pena usar!

2. Capriche na descrição do site

Embora a descrição não seja um fator relevante para a classificação nos motores de busca, ela é muito importante para atrair os internautas para seu conteúdo.

Dessa forma, tanto sua página inicial quanto às demais publicações devem ter descrições interessantes, verdadeiras e chamativas. Assim, quem estiver pesquisando desejará acessar seu site.

3. Utilize plugins para otimizar o desempenho do site

Um fator primordial para melhorar seu ranqueamento é a velocidade do site. Com a melhora da velocidade da internet no Brasil, os internautas procuram por páginas que sejam rápidas e eficientes, de acesso quase instantâneo. Por isso, os mecanismos de busca valorizam o tempo de carregamento como um ponto importante na experiência do usuário.

A boa notícia é a existência de dezenas de plugins para otimizar o desempenho do site. É possível diminuir o tamanho das imagens, dos códigos em Javascript e CSS, diminuição do banco de dados e gerenciamento de dados em cache, salvos no seu servidor.

4. Desenvolva temas responsivos

O número de dispositivos móveis é crescente no Brasil. Assim, mais pessoas estão acessando sites e aplicativos por meio de smartphones e tablets. Sabendo disso, os mecanismos de busca dão preferência para páginas que sejam adaptadas a tais dispositivos.

Sendo assim, desenvolva ou procure por temas responsivos, assim, seus conteúdos serão exibidos de forma otimizada em qualquer aparelho acessado, seja ele um computador, smartphone ou tablet.

Além disso, os usuários terão uma melhor experiência de uso, uma vez que não precisarão utilizar a famosa função de pinça (utilizando os dois dedos) para ler as informações.

Usar SEO no WordPress é essencial para que sua estratégia tenha sucesso. Entretanto, otimizar suas páginas é apenas uma parte do planejamento que você deve fazer para aumentar suas vendas e melhorar a forma com que sua empresa é vista.

E você, quais estratégias utiliza no WordPress? Comente neste post, contando para a gente suas experiências e dúvidas.

Não deixe de ler nosso guia SEO para iniciantes: Guia definitivo para começar.

Daniel Antunes

Fundador e CEO da GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de projetos digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Empreendedor, Investidor e Graduado em Sistemas de Informação, Pós-graduado em Engenharia de Software e também em Gestão Estratégica de Negócios e Projetos, com mais de 10 anos de experiência no mercado de internet.
Fechar