Siga-nos nas redes sociais

Uma pesquisa realizada pela Forrester identificou que 82% dos executivos das empresas entrevistadas concordaram que as organizações se beneficiam da criatividade e tal benefício impacta diretamente no faturamento das empresas, visto que quando não há mudanças criativas dentro delas, a mesma fica a mercê de qualquer concorrente que inove e pegue uma parcela do seu mercado de atuação.

Os benefícios que a inovação pode trazer para empresa vão muito além da questão financeira. Um ambiente de trabalho criativo possibilita que seus funcionários sejam cada vez mais motivados para alcançar bons resultados. A capacidade criativa deve ser enxergada como uma auxiliadora no processo de inovação juntamente com um bom planejamento, essa combinação sempre será um caminho para inovar.

Segundo o Sebrae no Brasil existem 6,4 milhões de estabelecimentos, desse número, 99% são MPE, Micro e Pequenas Empresas. As MPEs respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado, 16,1 milhões.

Entender como ocorre essa expansão de MPEs é o grande diferencial para determinar quem vai conseguir sobreviver ao mercado, pois segundo pesquisa, de 2016, realizada pelo IBGE, 719.551 empresas tiveram registradas a saída do mercado enquanto 648.474 tiveram registrada a entrada, ou seja, mais empresas foram fechadas do que abertas.

O empresário a partir do momento em que vê mais empresas fechando do que abrindo, deve fazer o seguinte questionamento: o que devo fazer de diferente para que minha empresa cresça e se desenvolva?

Se questionar e buscar respostas para essa pergunta é muito importante para qualquer empresário. A partir dessa necessidade, surge a busca por livros, manuais e palestras para tentar solucionar essa dúvida que os gestores carregam.

Existem métodos e ferramentas que podem melhorar a criatividade em sua empresa e, com isso, melhorar cada vez mais o desempenho dela no mercado de trabalho. E para compreender mais sobre criatividade, produtividade e potencialização de resultados que vamos falar sobre o método Scamper.

Scamper Um método para potencializar os seus resultados O que é Scamper

O que é Scamper?

Desenvolvido por Bob Eberlee, em meados do século XX, o Scamper é uma ferramenta utilizado para potencializar um produto, serviço ou processo já existente em uma empresa. Sua aplicação possibilita abrir a mente para novos conceitos e direcionar toda a capacidade criativa para situações que no cotidiano passam despercebido por membros das empresas.

O método recebeu esse nome por ser um acrônimo dos termos: Substituir, Combinar, Adaptar, Modificar, Procurar outros usos, Eliminar e Rearrumar. Cada palavra compreende a uma etapa do modelo, onde busca-se de forma organizada inovar um produto já existente.

Substituir

Quando a empresa possui um produto, ela deve, durante o processo de Scamper, perceber se o que está sendo desenvolvido pode ser substituído. Pelo fato de que a partir do momento que você identificou o que necessita ser alterado, é hora de pensar se existe a chance de substituição desse problema por outra solução que possa potencializar o resultado.

Combinar

Ao possuir uma grande quantidade de produtos, a empresa pode se “perder” em meio a tantas opções que são ofertadas para seus clientes. Quando isso ocorre é necessário reavaliar o posicionamento de mercado dos produtos que a empresa tem a disposição.

Dessa forma, se for necessário e mercadologicamente viável, a empresa deve procurar maneiras de combinar os produtos existentes para aumento de sua margem de lucro. Os atributos de um produto podem ser combinados a outros para assim gerar uma nova oferta de valor para o consumidor.

Adaptar

Agora que já foi identificado o problema do produto que está passando por Scamper, é o momento de fragmentar esse produto em partes, sendo assim você deve procurar qual das partes fragmentadas podem vir a ser adaptadas para alcançar o objetivo final, que é o melhor desempenho do produto no mercado.

Produtos podem ser adaptados para assumir uma nova roupagem na sua empresa, pois até que o mesmo chegasse ao público final, foram utilizados recursos e pesquisas da empresa. O método Scamper vem para potencializar os resultados da empresa e não piorá-los.

Modificar

Esse ponto é importante, pois nele pode estar o segredo para deslanchar ou estagnar um produto. Modificar pode significar aumento, diminuição ou alteração de seu produto. Você não pode confundir modificar apenas como aumento, porque pode acontecer de ser necessário a diminuição ou extinção de determinado item.

Sabendo qual a postura adotada por sua empresa, durante o processo de Scamper será possível saber como modificar seu produto para continuar dentro daquilo que a empresa deseja passar ao público. Modificar é um passo que abrange parte ou todo o processo de produção, por isso, conheça seus possíveis clientes antes de qualquer modificação.

Procurar outros usos

Caso modificar um produto não surta efeito ou não apresente um resultado satisfatório, é o momento de encontrar um novo uso para ele, um mesmo processo pode ser utilizado em outros setores da empresa.

Eliminar

Este ponto vem acompanhado de uma pergunta muito importante: o que aconteceria se você eliminasse uma parte ou característica do seu produto? Se você perceber que nada iria acontecer, a dica que deixo é que você aplique o método Scamper na sua empresa urgentemente!

Nesta etapa do método, você pode identificar a usabilidade da oferta de valor entregue pela sua organização. Digo isso pelo fato de que se ao eliminar um produto e sua empresa não sentir falta do mesmo, tal produto é apenas um peso ou atraso para a produtividade. Por isso fique sempre atento a essa etapa do Scamper.

Rearrumar

Para finalizar o Scamper, veremos o ponto em que será possível organizar as novas ideias que foram feitas em cima daquele produto. Assim que todos os problemas são identificados e soluções surgem, é chegado o momento em que vamos rearrumar toda a cadeia produtiva para alcançar o resultado planejado.

Agora que compreendemos os significados de cada etapa do método, veremos como aplicá-lo para potencializar os resultados da sua empresa.

Scamper Um método para potencializar os seus resultados Rearrumar

Produtividade e criatividade andam juntas

O Engagement Institute divulgou um estudo realizado com mais de 1500 funcionários e os resultados mostraram que a falta de produtividade no trabalho gera uma perda entre US $ 450 e US $ 550 bilhões por ano para as empresas norte americanas.

Essa informação fica mais evidente quando comparamos com o dado divulgado pela Bureau of Labor Statistics, onde revelou que um funcionário de escritório nos EUA passa em média 1 horas e 5 minutos lendo notícias na internet em um dia de trabalho.

A partir desses dados, torna-se evidente que é preciso trabalhar a produtividade no ambiente de trabalho. Uma forma de fazer isso é através do estímulo do pensamento criativo dentro da empresa, visto que profissionais criativos tendem a ajudar mais o grupo e, com isso, participar mais ativamente das atividades do negócio.

Os gestores da empresa possuem papel importantíssimo nesse processo de estímulo da criatividade do funcionário, porque quando o negócio possui boas estratégias de Recursos Humanos, RH, ela trabalha para a valorização e capacitação do seu colaborador.

Um fato que devemos levar em consideração é que não são todas as empresas que possuem uma grande estrutura ou um departamento voltado para planejamento estratégico na área de RH, porém isso não significa que a mesma precise abandonar as estratégias para melhorar o desempenho da equipe de trabalho.

O Scamper pode ser utilizado como um método para impulsionar a criatividade em seus funcionários, não precisando ser aplicado somente para a potencialização de produtos.

Sua metodologia de aplicação permite que ele seja utilizado em diversas áreas da sua empresa, basta localizar o problema e, a partir deste ponto, começar a seguir o passo a passo indicado pelo método.

Com isso, você tem a possibilidade de criar programas e estratégias para melhorar o desempenho de seus funcionários.

Potencializando resultados na sua empresa

Muitos empresários se vêem perdidos pelo fato que suas empresas não apresentarem bons resultados, porém, os mesmos não sabem superar esse momento.

Isso está muito ligado a miopia corporativa, que é quando, dentro da empresa, os gestores não conseguem perceber problemas devido aos trabalhos cotidianos e acabam deixando de ver questões importantes que, para os funcionários, são de fácil percepção.

Scamper Um método para potencializar os seus resultados Potencializando resultados na sua empresa

Os resultados, no contexto empresarial, está intimamente ligado ao contexto e cultura da empresa, pois, como dito no tópico anterior, funcionários produtivos e com um maior estímulo ao pensamento criativo entregam mais resultados e, sendo assim, a empresa tende a ter bons resultados financeiros como consequência do empenho e dedicação no trabalho.

Para potencializar os resultados da sua empresa, primeiramente, é necessário que você a conheça, para que assim seja possível a realização de ações efetivas. Por este motivo, é tão indicado que os gestores ajudem ativamente na construção do Plano de Negócios da empresa, pois isso fará com que eles saibam de cada mínimo detalhe do seu negócio.

Com o alto conhecimento do seu modelo de negócios, fica mais fácil identificar os problemas atuais e os que podem aparecer. Esse é o momento oportuno para que seja aplicado o método Scamper e, assim, desenvolver estratégias para que os resultados da empresa sejam potencializados.

Potencializar resultados nas organizações está intimamente ligado a conhecer como ela é por inteiro e saber a hora certa de atualizar e inovar em seus processos e produtos.

Conclusão

O dia a dia na empresa é repleto de decisões para seus gestores e muitas delas requerem dinamismo e criatividade, mesmo em momentos que podem não ser propícios para isso. Porém, um bom gestor sempre procura por ferramentas e métodos para auxiliá-lo nesse processo.

A Escola Superior de Administração e Direção de Empresas de Barcelona (ESADE) realizou uma pesquisa sobre o método Scamper e obteve resultados positivos, pois, segundo o estudo, em até 80% dos casos o método torna-se mais útil quando aplicado de forma recorrente. 

O Scamper tem muito a ajudar as empresas e gestores, sua fácil aplicação possibilita infinitas possibilidades de inovação e criatividade em sua empresa, por isso não perca tempo e abrace esse método. 

Link para Leitura

Lucas Beato

Especialista em vendas B2B na GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Estudante de Administração na UFJF, motivado por inovações tecnológicas.
Fechar
1
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar?
Powered by