Siga-nos nas redes sociais
  • Investir no Desenvolvimento de Software pode trazer grandes impactos positivos, mas existem riscos que devem ser levados em consideração
  • Se não houver planejamento da sua solução tecnológica, você pode não atender às expectativas do mercado e do seu cliente
  • Antecipar o lançamento de um produto não “refinado” ou desenvolvê-lo de maneira errada, pode comprometer o sucesso do seu investimento a longo prazo

Muitas pessoas, ao investirem no desenvolvimento software, acabam focando somente no impacto positivo que ele poderá trazer, não dando importância aos riscos que existem ao decidir fazer esse investimento.

Essas ameaças podem surgir tanto no desenvolvimento do produto, quanto depois do seu lançamento, e elas podem ser classificadas em dois grupos, riscos funcionais e riscos não funcionais.

Os riscos funcionais se caracterizam por não atender às expectativas para qual o produto foi desenvolvido e os riscos não funcionais se relacionam com os possíveis problemas que ele pode apresentar depois de pronto.

Todos esses riscos, se não contornados, podem ocasionar no insucesso da sua solução digital. Por este motivo, saber quais são essas ameaças é primordial para conseguir planejar o desenvolvimento do seu produto.

Abaixo, confira os 6 riscos gerenciais do desenvolvimento de software:

1. Não atender as expectativas do seu cliente

7 Riscos de Produtos Digitais Não atender as expectativas do seu cliente

Uma falha no levantamento das necessidades do seu cliente pode te levar a não atender as expectativas dele quando o seu produto estiver pronto, fazendo com que a sua solução não ofereça uma boa experiência

Ao começar a idealizar uma solução digital, você pode fazer diversas suposições de como ela atenderá as necessidades das pessoas e como ela pode funcionar de uma maneira valorosa. Porém, se a ideia não é validada, suas suposições não podem seguir dentro do planejamento do produto. 

2. Não atender as expectativas do mercado

7 Riscos de Produtos Digitais  Não atender as expectativas do mercado

Sua ideia pode parecer ótima, porém, se ela não se difere de outras ferramentas que se propõem a resolver o mesmo problema que a sua ou não soluciona algo realmente pertinente no mercado, ela não vai conseguir agregar valor ao ser lançada.

Por este motivo, antes de dar início ao desenvolvimento de uma solução digital, é necessário desenvolver um plano de negócios e realizar pesquisas de mercado, para que a sua ideia não seja descartável e sim agregue valor ao ser lançada.

3. Não solucionar o problema que deseja solucionar

7 Riscos de Produtos Digitais - Não solucionar o problema que deseja solucionar

Dependendo de como o produto é desenvolvido, a suas funcionalidades podem não atuar, de fato, sobre o problema que ele se propõe a resolver, não atendendo nem as expectativas de quem idealizou.

Na maioria das vezes isso acontece pelo desalinhamento entre a equipe gerencial e a de desenvolvimento da solução, que precisa tomar decisões em relação relacionadas à arquitetura ou escalabilidade do produto.

Essas decisões acabam por influenciar na performance que o produto terá e até mesmo nas features futuras que ele poderá ter. Essa limitação pode ser frustrante caso algo planejado pela equipe gerencial não seja possível, forçando assim até mesmo uma reconstrução de todo o software de forma prematura.

Essa ocorrência de más decisões geram um Technical Debt, que, segundo o CTO da GoBacklog, William Oliveira, pode trazer muitos malefícios ao desenvolvimento da solução digital:

Ao tomar micro decisões, mudando a arquitetura do código e desenvolvendo coisas que deveriam ser complexas de forma mais simples, em nome do tempo, impacta a performance da sua solução, a integração do seu time e tudo que compõe o desenvolvimento do software em si.

4. Se tornar obsoleto antes ser finalizado

7 Riscos de Produtos Digitais - Se tornar obsoleto antes de finalizado

No início do desenvolvimento do seu produto, determinada tecnologia pode atender melhor a sua solução. Porém, o mercado tecnológico está em constante evolução, surgindo novas metodologias e tecnologias a todo momento, inclusive, que podem agregar maior valor à sua solução.

Algumas empresas, ao não possuírem uma perspectiva de evolução tecnológica, acabam se prendendo a um plano único, comprometendo o desempenho futuro da solução digital. Isso pode ocasionar no lançamento de um produto que se torna obsoleto rapidamente ou que já é lançado obsoleto.

Dessa maneira, é preciso ter em mente que as tecnologias estão em constante evolução e que é necessário estar sempre atento ao mercado, acompanhando as novas soluções que estão surgindo, as novas tecnologias e tendências.

5. Antecipar o lançamento de seu produto

7 Riscos de Produtos Digitais Antecipar o lançamento de seu produto digital

Boas coisas levam tempo para serem construídas. Se você quer colocar uma solução digital no mercado antes dela atingir certa maturidade e boa performance, saiba que você estará gerando grandes consequências para a vida útil da sua proposta.

Se este produto gerar uma experiência ruim ao usuário, não solucionando de maneira eficaz a dor que ele sente, a probabilidade deste usuário compartilhar uma opinião negativa, sobre o produto que você desenvolveu, com pessoas próximas é muito alta.

Você pode estar queimando a reputação da sua empresa e, mesmo que você venha a melhorá-la depois, é muito provável que ela não obtenha o mesmo sucesso, caso ela fosse lançada com as suas funcionalidades realmente amadurecidas.

Lembre-se que se um usuário teve um experiência ruim com sua solução, a chance dele retornar e utilizá-la novamente é baixa. Considerando o investimento em marketing e branding, o valor terá sido desperdiçado e não atingirá os objetivos estabelecidos.

6. O recurso financeiro não ser suficiente

7 Riscos de Produtos Digitais O recurso financeiro não ser suficiente

Não ter reservas necessárias para investir em seu produto é um risco enorme, pois, às vezes, você pode fazer um investimento e o dinheiro acabar durante o processo de desenvolvimento do produto, não conseguindo finalizá-lo de forma plena.

Para ter um software que consiga ser desenvolvido até sua maturidade para lançamento e manutenção, é preciso que o empreendedor faça um planejamento financeiro e saiba quais são as opções de desenvolvimento que cabem no seu bolso.

Links para Leitura

Ana Antunes

Especialista de Marketing na GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Estudante de Economia na UFJF, apaixonada por inovação e tecnologia.
Fechar
1
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar?
Powered by