Siga-nos nas redes sociais

O Trabalho Remoto é uma tendência mundial. Segundo dados da consultoria inglesa Hays, esta modalidade de trabalho aumentou 16% em todo o mundo, entre 2017 e 2018, saindo de 35% para 51% de empresas que possuem equipes remotas.

No Brasil, a história é um pouco diferente, e poucas empresas adotam o modelo. De acordo com a Pesquisa de Benefícios Aon 2018-2019, em 2019, somente 21% das empresas diziam ter aceito a modalidade de trabalho remoto. Para nível de comparação, em 2017 este número era de 17%.

Porém, mesmo caminhando de forma lenta, muitas empresas querem adotar o trabalho remoto, mas não conseguem manter a equipe engajada e integrada.

Hoje, no primeiro Go Insights, uma série de vídeos curtos e que aborda temas relacionados ao ambiente empresarial e tecnológico, o gestor da equipe de Gente e Gestão da GoBacklog, Breno Cosme, da dicas de como a empresa deve se preocupar em criar um bom ambiente para seus colaboradores remotos.

Criar relacionamentos é um dos fatores determinantes para toda e qualquer empresa, e é importante atrelar isso a um processo de integração da equipe remota.

Falando melhor sobre essa questão dos relacionamentos, existe um ponto crucial, para o desenvolvimento de bons relacionamentos e progressão nas entregas de uma equipe remota, que é a comunicação. Investir em uma comunicação assertiva é primordial para que o desempenho da equipe seja bom.

Usando a GoBacklog como exemplo, aqui nós definimos algumas boas práticas para desenvolvermos melhor essa comunicação. Uma dessas práticas é estabelecer os assuntos que devem ser tratados por escrito e quais devem ser tratados por videoconferência. Isso é determinante em todo processo de comunicação.

Outra prática muito importante é investir na construção de relacionamentos entre a equipe. Essa construção deve vir desde o processo seletivo. O recrutador, por exemplo, é o primeiro relacionamento interpessoal do colaborador ou colaboradora que será selecionado.

Por este motivo, é muito importante que esse relacionamento seja extremamente bem construído, desde o recrutamento, utilizando boas abordagens, com entrevistas que deixem as pessoas à vontade e que expliquem como a empresa realmente funciona.

Criar relacionamentos é um dos fatores determinantes para toda e qualquer empresa, e é importante atrelar isso a um processo de integração da equipe remota.

Caso a sua empresa tenha um time interno e um externo, como acontece na GoBacklog, é necessário encaixar a comunicação entre eles. Uma forma de fazer isso, por exemplo, é criando grupos de interação, no slack ou outra plataforma, com ambas equipes.

Além disso, para integrar melhor o time remoto, podem ser feitos workshops online, que abordam temas que interessam aquela equipe, para capacitar o time e deixá-los à vontade entre si, incentivando a construção de relacionamentos mais sólidos.

Links para Leitura

Ana Antunes

Especialista de Marketing na GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Estudante de Economia na UFJF, apaixonada por inovação e tecnologia.
Fechar