Siga-nos nas redes sociais

A maior parte do trabalho necessário para o lançamento de um produto de software de sucesso acontece muito antes do seu lançamento no mercado. Basta que você analise algumas questões, e veja como elas podem te ajudar a definir pontos importantes que podem ser norteadores para o lançamento do seu produto.

  • “Tenho uma equipe pronta?”
  • “Conheço e sei exatamente como está o mercado hoje?”
  • “Consegui realmente oferecer uma solução de problemas com meu produto?”

Se você não conseguir responder com total confiança essas perguntas, é preciso repensar seriamente se atrasar o lançamento do seu produto não seria uma boa opção.

Isso porque, além de você precisar de um tempo necessário para entregar produtos realmente bons para o mercado, nesse momento, é possível que você encontre diversas falhas, e produtos podem falhar por diversos motivos.

Segundo uma pesquisa da Salesforce, 30% a 80% dos lançamentos de novos produtos podem falhar em seu lançamento, com alguns setores com uma maior taxa de insucesso. E esses erros não são uma exclusividade de empresas que estão iniciando no mercado. Grandes empresas renomadas no mercado também podem estar sujeitas à grandes falhas.

O Google, por exemplo, lançou em 2013 o Google Glass, um óculos inteligente que tinha a intenção de conectar pessoas através da realidade aumentada, disponibilizando informações em tempo real. As pessoas não estavam preparadas para receber esse produto e, problemas de privacidade e também relacionadas à melhorias, foram pontos que resultaram no fracasso do gadget.

Então, para que possa entregar um produto realmente completo e de sucesso ao mercado, confira as 7 razões que eu selecionei para que você entenda como adiar o lançamento de um produto pode ser um aliado ao sucesso dele. Confira!

1. Qualidade do produto

Razões para postergar o lançamento de um produto - Qualidade do produto

A qualidade certamente é um fator muito importante para que produtos possam ser lançados com sucesso. O mercado está cada vez mais exigente, e as empresas se preparam para entregar aos clientes produtos cada vez mais excelentes e que a atendam a real expectativa deles.

Se é lançado, por exemplo, um aplicativo de baixa qualidade, esse app passa a competir com outros que já estão inseridos no mercado em aspectos de usabilidade, design, funcionalidades e performance. Nesse sentido, é preciso pensar em oferecer produtos bons de fato, mas entender que eles levam tempo para serem construídos e bem desenvolvidos.

Isso porque muito além de tempo, é preciso que hajam altos investimentos, para melhorias e evolução de seu produto que culminará em uma abertura no mercado. Hoje, o que mais se vê em projetos iniciantes, são pessoas que focam em prazos e preços, e em função disso, deixam a qualidade de lado.

Quando o foco em preços e prazos nesta fase inicial é maior, existe uma grande chance de que o seu produto não tenha fit de mercado, isso porque chegado o momento de lançar, todas as metas de prazos e valores foram alcançadas, mas a solução de software não tem a qualidade esperada e não atende as expectativas.

2. Timing

Razões para postergar o lançamento de um produto - Timing

Outro motivo bem comum é o timing do negócio. Muitas vezes, o mercado não estava esperando o seu produto naquele momento e, portanto, o seu lançamento naquele contexto pode ser um erro.

Existe hoje uma grande ilusão com o momento exato de lançar um produto. Datas e prazo bem específicos são estipulados e, com isso, a qualidade do produto que poderia ser de fato um sucesso para os clientes pode ser comprometida.

Os tablets, por exemplo, foram introduzidos há muito tempo atrás pela Microsoft e não obtiveram o resultado esperado. Depois de um tempo, porém, tais produtos tiveram boa penetração de mercado. A questão aqui, é justamente o timing do lançamento. Como as pessoas não estavam preparadas para a ideia, no passado, o lançamento não surtiu o efeito desejado, que aconteceu anos depois.

Não foi o momento em que foi lançado, mas sim a qualidade do produto final que foi oferecida como oferta de valor para o usuário. É por razões como esta que, lançar cedo demais pode fazer com que os clientes não estejam prontos para entender o valor de seu produto.

3. Mercado

Razões para postergar o lançamento de um produto - Mercado

Como já sabemos, o mercado vive em constante mudança. Se hoje ele está pronto para o que você oferece, amanhã pode não estar. Neste caso, é importante entender o momento de mercado em que sua empresa está vivendo e quais são as oportunidades e ameaças encontradas ali.

Projetos de inovação contínua e disruptivas realmente levam tempo para acontecer, portanto é preciso trabalhar sempre no sentido de flexibilidades que o mercado ocasionalmente vai exigir do desenvolvimento de um produto. Em 2017, por exemplo, a Apple lançaria o HomePods, mas por não achar que o lançamento atenderia às expectativas de seus usuários naquele momento, ele foi adiado.

É importante compreender que se não oferecer algo que una qualidade e entrega de valor, o mercado pode, por vezes, derrubar diversas ideias inovadoras e disruptivas, e nem sempre é possível ter um controle sobre isso. Então, quando o cenário de mercado é alterado, é preciso entender que uma mudança, ou seja, um readaptação, também precisa acontecer.

Pivotar uma ideia, por exemplo, é uma forma de mudar a direção em que sua solução estava indo e adotar agora uma direção que faça sentido para o novo contexto de mercado e para o seu público alvo, ainda que a essência de sua ideia primária seja mantida.

4. Validação da ideia (MVP)

Razões para postergar o lançamento de um produto - Validação da Ideia

Outro ponto fundamental a ser visto é a validação da sua ideia. Seu produto não pode se limitar a ser bonito, ter boa usabilidade e contar com qualidade. Se você não agregar algum valor ou entregar algo que realmente faça sentido para o seu usuário final, isso de nada adianta.

As pessoas não compram um produto ou baixam um aplicativo porque ele é simplesmente bonito, mas sim porque trará algum benefício. Alguns dos aplicativos mais populares atualmente, como Instagram, Facebook e WhatsApp, ganharam grande notoriedade porque sua proposta é conectar pessoas e aproximá-las, de certa forma.

Se esses aplicativos não oferecessem algum tipo de valor, certamente não seriam utilizados. Neste caso, a validação de um MVP se torna um fator de suma importância para o seu negócio, porque te auxilia na compreensão do quão relevante o seu produto será para o seu usuário final.

Além disso, esse processo de validação pode ser feito com pessoas próximas a você, que tenham o perfil de usuário, pois assim, é possível entender quais os efeitos o seu produto ou aplicativo terá em larga escala, muito antes de levá-lo ao mercado, através de feedbacks que poderão reformular sua ideia sem que ela perca sua essência.

5. Valores e Investimentos

Razões para postergar o lançamento de um produto - Preço

Quando se leva em conta que coisas boas são construídas ao longo do tempo, é preciso entender que, como já dito, que bons investimentos também precisam ser feitos e, preços estipulados, muitas vezes, podem atrapalhar o bom desenvolvimento de um produto.

Os valores e investimentos realizados são basicamente responsáveis por toda a qualidade existente em um produto, e quando tais investimentos não cobrem totalmente a expectativa de seu sucesso, a comercialização dessas soluções podem, de certa forma, vir a falhar.

É preciso, portanto, definir ainda no planejamento inicial do desenvolvimento do produto, se o que você deseja entregar tem valor e qual sentido fará para o seu usuário final. Desta forma, seu investimento não ficará limitado, porque a prioridade neste caso é entregar algo que seja realmente completo e faça sentido ao seu usuário final. E com isso, eles estarão dispostos a pagar pela solução.

6. Lançamentos de produtos da concorrência

Razões para postergar o lançamento de um produto - Lançamentos de produtos da concorrência

Ao mesmo tempo que seu produto será lançado, podem existir outras diversas soluções que também serão lançadas por diferentes concorrentes. Em um mercado cada vez mais competitivo, o tempo do seu lançamento pode ser afetado pelo tempo de lançamento de produtos por outras empresas.

As grandes empresas existentes no mercado, neste momento, estão diminuindo valores de produtos e oferecendo promoções como forma de atrair compradores ansioso para produtos anunciados. Essa pode ser uma boa oportunidade de analisar o mercado e a concorrência de perto.

Adiar o seu lançamento de produto para encontrar qual a real oferta de valor você pode entregar sempre observando o que o seu concorrente está entregando, garante que, em seu lançamento, uma solução ainda mais completa e atrativa possa ser entregue.

7. O processo de Marketing

Razões para postergar o lançamento de um produto - O processo de marketing

Existe todo um fluxo e um processo a ser definido para que o Marketing seja um bom aliado no lançamento de um novo produto dentro do mercado. Nenhum produto lançado obtém grande sucesso sem a ajuda de uma boa estratégia de Marketing.

Para alcançar um bom resultado nesse processo, postergar a entrega de um produto pode ser um bom momento para observar o cenário de mercado e educar aos usuários finais sobre como receber este produto.

Uma boa campanha de Marketing e um tempo maior de preparo, são excelentes aliados do lançamento de um produto. É importante que boas práticas sejam adotadas para que o o primeiro contato do cliente com o seu produto final seja de fato um sucesso.

Links para Leitura

Priscylla Silva

Especialista de Marketing na GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Jornalista, apaixonada por Marketing e uma grande fã de inovações tecnológicas.
Fechar
1
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar?
Powered by