Siga-nos nas redes sociais

Uma solução inteligente e estratégica para reduzir os custos e o tempo gasto com a área de Tecnologia da Informação é contratar uma empresa de Outsourcing de TI.

Gestores e empreendedores possuem uma série de responsabilidades e departamentos para administrar. Um dos mais importantes é o de Tecnologia da Informação (TI), mas essa importância tem seu preço econômico e técnico. Quer entender mais sobre isso? Então continue lendo este artigo!

O que é outsourcing de TI?

O outsourcing de TI é um serviço de terceirização da infraestrutura de TI, englobando toda a gestão, a manutenção, o controle e o suporte dos sistemas de informação, contando sempre com profissionais especializados.

Essa solução surgiu da necessidade das empresas que lidam com um grande tráfego e volume de dados. Essa realidade acaba tendo um custo alto para as organizações ao terem que manter equipe interna voltada para esses serviços.

Com o outsourcing, as empresas não precisam manter um departamento interno de TI e esse serviço possui 3 modalidades principais. Vamos conhecê-las?

Offshore

É quando as empresas outsourcing instalam os processos e infraestrutura em outros países. Em linhas gerais, escolhem países em desenvolvimento como China, Malásia e Índia.

A opção de instalar as empresas nesses locais se deve a um mercado mais favorável, gerando menores custos. Por outro lado, diferenças culturais e linguísticas acabam sendo um problema, devido à necessidade de comunicação.

Onshore

Nessa modalidade de outsourcing, as empresas terceirizadas estão dentro do mesmo país da empresa contratante. Essa é uma grande vantagem, pois há redução dos choques culturais e linguísticos, além de contar com empresas que estão sujeitas às mesmas leis e regulamentações.

Nearshore

No nearshore, o serviço de outsourcing é prestado por empresas alocadas em países próximos, que possuem mesmo idioma e fuso horário. Dessa forma, é possível aproveitar o cenário econômico mais favorável com redução do choque cultural.

Quais as empresas atendidas por essa solução?

As grandes empresas têm escolhido o outsourcing como decisão estratégica há algum tempo. Essas empresas possuem grande volume de informações e necessitam ter seus sistemas sempre disponíveis. Sendo assim, é economicamente mais viável contratar uma empresa outsourcing do que manter todo um departamento de TI.

Por outro lado, empresas menores também podem se beneficiar, e muito, ao investir em outsourcing, pois podem se dedicar com maior tranquilidade às demandas internas da empresa.

Qualquer empresa que tenha a necessidade de reduzir custos, possuir rotinas mais modernas e que tem dificuldade em gerenciar processos internos pode ser atendida por essa solução.

Quais os benefícios do Outsourcing?

Agora que você já entendeu o que é o Outsourcing, que tal falarmos dos benefícios que essa prática pode trazer para a sua empresa?

Gestão correta do sistema

As empresas de outsourcing possuem equipes altamente especializadas, garantindo que o sistema funcione com um bom desempenho, segurança e disponibilidade.

Controle do orçamento

Ao ter uma empresa terceirizada cuidando da gestão de TI, é possível saber com maior precisão e previsibilidade quais são os gastos com essa área.

Foco nas atividades da empresa

Uma das maiores vantagens dessa prática é poder se dedicar integralmente à finalidade da empresa, gerenciar vendas e processos ligados ao objetivo do negócio sem ter que se preocupar com os aspectos técnicos do gerenciamento de TI.

Atualização constante

As empresas de outsourcing TI podem garantir que os investimentos nessa área sejam bem direcionados e que os equipamentos e softwares sejam sempre atualizados, garantindo segurança e desempenho para os clientes e colaboradores.

Maior competitividade

O outsourcing TI pode agregar maior competitividade à empresa, pois atende os colaboradores e clientes de forma mais eficaz, ajudando a gerar um maior valor corporativo.

Como vimos, o outsourcing de TI é a solução para a gestão da Tecnologia da sua empresa. Ao optar por colocar esse departamento nas mãos de uma empresa especializada, você irá economizar e ter uma grande vantagem competitiva, pois poderá focar integralmente em seus produtos ou serviços.

Agora que você entendeu isso, que tal ler nosso artigo sobre as tendências da tecnologia para os próximos anos e entender como seu negócio pode se beneficiar delas?

Daniel Antunes

Fundador e CEO da GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de projetos digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Empreendedor, Investidor e Graduado em Sistemas de Informação, Pós-graduado em Engenharia de Software e também em Gestão Estratégica de Negócios e Projetos, com mais de 10 anos de experiência no mercado de internet.
Fechar