• A cada dia os empreendedores veem a terceirização como uma alternativa para as suas empresas, por motivos que incluem a redução de custos e flexibilidade de trabalho.
  • Portanto, a  terceirização dos serviços tecnológicos vem se tornando cada vez mais comum para as empresas que não desejam abrir mão da qualidade.
  • A tendência atual é que a área de Ti das empresas tenha uma parte significativa de suas responsabilidades terceirizadas.

Até pouco tempo atrás, a terceirização era adotada somente na execução de funções que não impactavam no core business da empresa, no entanto, é uma realidade que vêm mudando.

No caso do Outsourcing de TI, onde é terceirizado toda a infraestrutura do setor de TI, inclui-se a gestão, a manutenção e o controle dos sistemas de informação, além do fornecimento de profissionais especializados.

Seja em casos mais simples, como profissionais que realizam a manutenção e limpeza dos computadores, como profissionais que trabalharam na criação e desenvolvimento de softwares.

Entenda mais sobre como as empresas estão adotando esse novo modelo de negócio.

Outsourcing de TI conheça as vantagens dessa prática

O que é Outsourcing de TI ?

Segundo a Gartner, esse termo pode ser descrito como o uso de provedores de serviços externos que fornecem efetivamente soluções de processos de negócios. Trata-se portanto da prática de terceirizar serviços ou tarefas estratégicas de empresa para fornecedores externos.

Panorama de mercado

O segmento corporativo está passando por diversas mudanças nas últimas décadas. Com o advento da internet e da globalização, as empresas estão sendo impulsionadas a se adaptarem às novas exigências de mercado.

Isso tudo acontece ao mesmo tempo em que essas companhias precisam atender a outras necessidades, como aumento da produtividade, a fim de se manterem vivas em um ambiente altamente competitivo em tecnologia.

O mercado mundial de tecnologia da informação gera uma receita total de US$2,03 trilhões. Sendo que no Brasil, o valor corresponde a US$38,5 bilhões, ficando o país na 9° posição mundial.

É neste momento que a terceirização da infraestrutura de tecnologia vem ganhando espaço. Segundo um estudo realizado pela EMIS Insights,o mercado doméstico de softwares e serviços de TI deve crescer, até 2021, cerca de 5,7%.

O estudo ainda revela que o setor de TI no Brasil está mais centrado no desenvolvimento de softwares, o que é explicado pela crescente popularidade de startups nos últimos anos e pela crescente busca de inovações por grandes empresas.

Ainda sobre o mercado brasileiro, o relatório da ABES mostrou que do total de empresas no Brasil que são voltadas ao desenvolvimento e produção de softwares, 95% podem ser consideradas micro ou pequenas empresas.

Mostrando que, diferentemente do que é imaginado por muitos gestores, existem diversos serviços acessíveis a empresas de todos os portes, permitindo que todas as organizações possam aproveitar dessas soluções, independentemente do seu orçamento.

Os benefícios que são atrelados ao desempenho do uso de Outsourcing de TI nas empresas vão muito além de apenas redução dos custos operacionais, mas podem influenciar na melhora da produtividade e simplificação dos processos.

Outsourcing de TI conheça as vantagens dessa prática- Panorama de mercado

Tipos de Outsourcing de TI

Existem três tipos de Outsourcing de TI, sendo eles: Offshore Outsourcing, Onshore Outsourcing e Nearshore Outsourcing.

1. Offshore

Para reduzir os custos no setor de TI, o Offshore aloca os processos e a infraestrutura, como o desenvolvimento de softwares, para países desenvolvidos tecnologicamente, como China, Alemanha e Índia. Isso ocorre devido ao baixo custo para contratar profissionais capacitados nesses países.

Um dos problemas que surgem dessa prática é devido aos obstáculos culturais e linguísticos entre os locais, o que pode causar falhas na comunicação.

Devido a isso, a Índia se tornou um dos principais países para a instalação de empresas de Outsourcing, uma vez que grande parte de sua população é fluente em inglês. Segundo um estudo realizado em 2016 pela Global Services Location Index, a Índia permanece em 1° lugar como o melhor país para alocação de serviços de Outsourcing. Ficando o Brasil na 4° posição do ranking.

2. Onshore

Em serviços de Onshore Outsourcing, a terceirização dos serviços de TI são de empresas sediadas no mesmo país, o que resolve as barreiras culturais e linguísticas. Os benefícios, além de culturais, inclui particularidades como a facilitação no atendimento e também facilidades para o pagamento, já que serão feitos na mesma moeda.

3. Nearshore

Por fim, a Nearshore Outsourcing é um modelo onde os serviços contratados são de empresas situadas em países próximos, onde possuem o mesmo fuso horário, além de culturas semelhantes. Uma das principais vantagens é poder aproveitar qual país oferece o melhor cenário econômico para a contratação dos serviços.

Por que as empresas devem investir em Outsourcing de TI ?

Existem vários benefícios para as empresas que optam pelo Outsourcing de TI, nos quais podemos citar:

1. Alta demanda de investimentos

Com a evolução da tecnologia, os mercados se tornam cada vez mais competitivos. Por essa razão, as empresas tendem sempre a buscar a implementação das inovações de acordo com o seu ramo de atuação.

Porém, os custos demandados com infraestrutura, equipes especializadas, novos softwares e sistemas, podem tornar inviável essa evolução.

Dessa forma a terceirização pode ser uma solução, pois os fornecedores que serão responsáveis por manter a tecnologia e realizar os investimentos e implementações, permitindo que a empresa mantenha a sua tecnologia atualizada a custos menores.

2. Core business

Outra razão na qual as empresas buscam terceirizar o setor de TI é pela falta de foco de seus profissionais para o seu negócio específico. A equipe interna pode perder determinado tempo em situações rotineiras, que uma equipe especializada resolveria em menor tempo.

Isso faz com que se perca valor estratégico no setor, visto que profissionais qualificados são empregados de forma indevida na empresa, se preocupando com as atividades-meio.

3. Eficiência e qualidade na gestão

Quando a empresa elimina a preocupação com a manutenção e gestão do setor de TI, sobra mais tempo para os profissionais exercerem suas especialidades, desenvolvendo produtos mais inovadores, podendo tornar a empresa cada vez mais competitiva no mercado.

Além de que o serviço do Outsourcing de TI depende dos marcadores de desempenho (KPIs), ou seja, precisam promover soluções ágeis, eficientes e adequadas a empresa, garantindo maior eficiência no setor.

Outsourcing de TI conheça as vantagens dessa prática- Eficiencia e qualidade na gestão

4. Qualidade de atendimento

A qualidade do atendimento e dos serviços prestados aumenta quando há uma equipe composta por profissionais especializados. Eles podem prestar um maior suporte aos clientes da empresa e das demandas internas. Além disso, é possível implantar diversas boas práticas que ajudam na melhoria contínua da área, como o DevOps.

5. Redução de riscos

Quando uma empresa implanta uma nova tecnologia, para que não corra o risco de gerar prejuízos, ela precisa ser implantada de forma correta. Por conta disso, o apoio de um Outsourcing pode gerar maior precisão na hora de escolher as tecnologias a serem implementadas, maximizando os resultados de forma rápida e segura.

6. Maior controle dos serviços

Quando se terceiriza o serviço de TI, os profissionais apresentam relatórios frequentes dos serviços executados, dos desempenhos e dos equipamentos da empresa. O que permite que os gestores tenham um controle sobre as atividades internas, que nem sempre é apresentada por funcionários próprios.

7. Flexibilidade de pagamentos

O pagamento pode ser realizado tanto pelos serviços prestados, de acordo com a demanda, ou por valores acordados mensalmente. Como cada empresa define a forma em que trabalha com o escopo de um projeto, existe uma flexibilidade para a escolha de um Outsourcing que melhor atenda às necessidades da empresa.

8. Ganhos de capacidade

Quando a empresa melhora sua qualidade, tem seus custos controlados e os recursos atualizados. Dessa maneira, é possível que também melhore sua reputação no mercado, podendo aumentar as capacidades que custam caro para a empresa adquirir de forma comum, como por exemplo, participar de processos licitatórios.

9. Maior controle sobre o orçamento

Quando as empresas não tem como core business a tecnologia, planejar os gastos com TI pode ser um desafio. Por isso, deixar a manutenção com especialistas pode tornar as despesas mais mensuráveis e com maiores chances de acertos nas previsões dos gastos.

Quando optar por um serviço de Outsourcing ?

A escolha de optar pelo serviço de Outsourcing de TI deve ser vista como um investimento estratégico. Para isso, existem uma série de fatores que podem impulsionar uma empresa a adotar essa solução:

1. Necessidade de reduzir custos

Em momentos de crise, uma das principais medidas adotadas pelas empresas é o corte de gastos. Por meio de análises é possível rastrear pontos nos quais a empresa pode otimizar as rotinas e os funcionários, sem comprometer a produtividade da empresa.

Nesse contexto, investir em Outsourcing de TI pode proporcionar à empresa um time mais compacto, que corresponderá às necessidades da empresa, diminuindo os gastos com a manutenção.

2. Demanda por rotinas modernas

É um fator estratégico que a empresa tenha profissionais de TI que estejam sempre atualizados e se encaixem dentros dos padrões modernos da tecnologia. Com o Outsourcing de TI é possível garantir que todos os técnicos desenvolvam suas atividades de maneira mais eficiente e inovadora.

Como consequência, a empresa terá um maior desempenho na infraestrutura de serviços e resolução de problemas digitais. Facilitando para que os funcionários cumpram suas metas com mais facilidade.

3. Ampliar o quadro de funcionários da empresa

Até em empresas que possuem um time de TI qualificado, pode surgir a necessidade de aumentar o quadro de funcionários, mesmo que temporariamente. Isso pode ocorrer por exemplo quando a empresa adota um novo sistema ou novos equipamentos.

Sendo uma das vantagens do Outsourcing de TI a flexibilidade de sua contratação, a empresa consegue ampliar rapidamente o seu time se mantendo em dia com seus prazos e sem ressalvas na produtividade.

Outsourcing de TI conheça as vantagens dessa prática- Ampliar o quadro de funcionarios da empresa

Como implementar o serviço de Outsourcing ?

A contratação de um serviço de Outsourcing exige muita atenção por parte da empresa contratante. É necessários escolher uma empresa de Outsourcing que esteja alinhada com as políticas e cultura da organização.

O processo de decisão pode exigir uma longa pesquisa de mercado, mas existem algumas questões que devem ser levadas em conta.

1. Faça um diagnóstico das necessidades

O primeiro passo é identificar como um Outsourcing de TI pode ser útil para a empresa. Fazendo um levantamento de quais processos serão afetados por esse serviço, bem como definir metas de médio e longo prazo.

Assim, você conseguirá direcionar seu investimento de forma mais precisa, contratando profissionais que atendam especificamente a seus requisitos.

2. Busque bons fornecedores

A partir disso, se torna mais fácil traçar um cenário e procurar empresas que supram suas necessidades com qualidade e segurança. É preciso garantir que os contratos incluam os acordos de nível de serviço e definam claramente as responsabilidades do fornecedor.

3. Analise o feedback de clientes

Uma das formas de pesquisa mais eficientes é analisar os atuais e antigos clientes do fornecedor. Eles poderão te indicar pontos positivos e negativos dos serviços prestados pelo Outsourcing.

4. Verifique as certificações da companhia

As certificações é uma forma de avaliar o nível de comprometido daquele profissional ou empresa em acompanhar as mudanças do mercado. Assim, é possível estabelecer um padrão de qualidade e identificar se o empreendimento é capaz de atuar de forma estratégica em sua empresa.

5. Crie um bom SLA

É por meio do SLA que a empresa irá traçar todas as metas, normas de segurança, multas e procedimentos legais. Além disso, é importante garantir que todos conheçam e estejam de acordo com os termos propostos para evitar problemas futuros.

6. Avalie constantemente o serviço

Uma vez implementado, avalie com frequência o desempenho dos serviços realizados pelo fornecedor, garantindo o cumprimento do SLA. A qualidade do Outsourcing de TI precisa ser avaliada, e questionada quando necessária.

Conclusão

A utilização do serviço de Outsourcing de TI no passado era impensável, porém vem se tornando uma realidade. No relatório realizado pela ABES, em 2017, a prática de Outsourcing de TI se destaca no mercado brasileiro em serviços de informática, com uma participação de 40,8% no setor.

Muitos empresários adotam a terceirização visando apenas a redução de custos da empresa, mas se esquecem de associar o aumento da produtividade a essa decisão. Principalmente porque nos dias atuais o serviço de TI deixou de ser atrelado especificamente a manutenção, expandindo-se para a inovação.

A medida que as organizações de TI se tornam mais estratégicas, podemos observar através da transformação digital, da automação e da revolução de dados, a maneira que os serviços de TI estão impactando na qualidade dos serviços prestados.

Como você pode ver, o serviço de um Outsourcing pode trazer vários benefícios ao seu negócio, permitindo que fique focado no core business enquanto dispõe de suporte técnico e estratégico para o sucesso da empresa.

Links para Leitura

Eduarda Terra

Especialista de Marketing na GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Estudante de Economia na UFJF.