Siga-nos nas redes sociais

Um dos maiores desafios de empresas com um negócio digital certamente é desenvolver softwares com agilidade e otimizando recursos. Uma solução que surge como bastante viável é o Outsourcing de Desenvolvimento. E essa é uma prática que vem crescendo entre as organizações que querem estar sempre à frente da concorrência.

Em um estudo feito pela Coding Sans sobre as tendências de desenvolvimento de software para o ano de 2019, o State of Software Development revelou que 66% das empresas terceirizaram o desenvolvimento de software total ou parcialmente nos últimos 12 meses.

Os custos, por muitas vezes, são os principais motivos pelo qual diversas empresas ainda consideram em terceirizar ou não o seu desenvolvimento de software. Porém, o que muitos gestores não compreenderam é que optar pelo Outsourcing de Desenvolvimento é na verdade uma grande vantagem para sua organização.

Para que você compreenda melhor um pouco sobre essas vantagens, entenda que o desenvolvimento de software terceirizado é um dos caminhos para se ter uma Transformação Digital, e um grande crescimento de inovação dentro de uma organização. Esses são dois pontos necessários para o processo de desenvolvimento contínuo de um empresa.

Para ir mais a fundo, separei essa lista com 10 vantagens para que você possa compreender que contratar uma equipe especializada para trazer soluções tecnológicas é um diferencial competitivo, e que pode contribuir no seu negócio, te ajudando a economizar dinheiro, tempo e ter resultados entregues de formas bastante ágeis, de acordo com o que sua empresa precisa.

Portanto, terceirizar o seu desenvolvimento de software, além de reduzir diversos custos, certamente poderá te ajudar a melhorar os resultados esperados, aumentando o seu ROI, bem como a eficiência do seu negócio. Confira!

1. Redução de Custos

Outsourcing de Desenvolvimento 10 vantagens para considerar - Redução de custos

O objetivo da maioria dos gestores é sempre o mesmo: diminuir custos sem prejudicar a qualidade e o bom funcionamento de todos os serviços oferecidos. Embora o fato de contratar uma empresa focada em desenvolvimento de software aparentemente possa causar gastos, é exatamente o contrário.

Primeiro que você não precisará comprar equipamentos ou ter gastos com qualquer outra necessidade ao longo do desenvolvimento. O objetivo da terceirização de desenvolvimento é justamente oferecer a melhor solução, reduzindo ao máximo os custos operacionais.

Essa redução de custos é na verdade uma das principais vantagens oferecidas pelo Outsourcing de Desenvolvimento. No total, as empresas podem economizar 30% em custos operacionais terceirizando sua TI. Além disso, uma empresa focada em desenvolvimento de software possui profissionais altamente qualificados que entendem bem do assunto.

2. Economia de Tempo

Outsourcing de Desenvolvimento 10 vantagens para considerar - Redução de custos

Todo mundo sabe que a agilidade nas entregas é um fator que pode abrir uma grande vantagem competitiva sobre a concorrência. Manter uma equipe centrada, com entregas bem planejadas e com qualidade, com os fluxos de trabalho mais ajustados, são práticas que podem te ajudar a atingir todo o resultado esperado ainda mais rápido.

Nesse sentido, uma das grandes vantagens que o Outsourcing de Desenvolvimento oferece é ter pessoas totalmente focadas em sua solução, o que gera uma grande redução do tempo tanto na entrega do seu desenvolvimento de software, quanto nas manutenções e suporte que serão necessárias.

Com uma equipe focada em cumprir as entregas necessárias, é possível reduzir as distrações comuns em empresas. Além disso, você pode economizar o tempo de uma contratação do zero, por exemplo. Semanas e meses de recrutamento para iniciar todo um planejamento do seu software pode ser reduzido com a terceirização de TI.

3. Experiência e soma de Know-How

Outsourcing de Desenvolvimento 10 vantagens para considerar - Experiência e soma de Know how

Como dito acima, um dos principais objetivos do Outsourcing de Desenvolvimento é concluir um projeto de forma ágil e da forma mais econômica do que seria ao fazer internamente. A expertise e o conhecimento avançado dos profissionais de TI nessas equipes especializadas podem atingir muito mais rapidamente esse objetivo.

Nesse cenário, é preciso mencionar que para desenvolver um bom software, é preciso ter profissionais que estejam acompanhando o mercado de TI com todas as novas tendências de mercado, com a garantia de que serão oferecidas soluções efetivas.

Além de diminuir o tempo dos processos com a qualidade do serviço ofertado, esses profissionais são altamente capacitados para trazerem soluções rápidas e eficazes necessárias para o seu negócio. E não se trata de tirar o seu time interno de campo, mas somar as forças, otimizando os processos.

4. Flexibilidade dos Processos

Outsourcing de Desenvolvimento 10 vantagens para considerar - Flexibilidade dos processos

O Outsourcing de TI também oferece muitas vantagens em questão de flexibilidade nas soluções desenvolvidas. As mudanças que poderão ser necessárias no decorrer do desenvolvimento dos processos, como por exemplo processos que precisam ser retirados ou modificados podem ser facilmente modificados de acordo com que a necessidade muda.

Empresas de terceirização compreendem que nem todas as organizações são iguais. Os processos e prazos são diferentes e elas estão preparadas para oferecer as melhores opções com a agilidade e flexibilidade necessária para entregar a sua solução de software.

5. Maior foco no Core Business

Outsourcing de Desenvolvimento 10 vantagens para considerar - Mais foco no core business

Para sobreviver no mercado, uma empresa precisa encontrar formas de trabalhar com a inovação, expandindo com excelência todas as áreas que compõem a empresa. E a velha expressão “cada macaco no seu galho” se encaixa muito bem aqui.

Voltar toda sua atenção somente para uma área que possivelmente você não domine, pode ser uma grande perda de tempo e dinheiro. É recomendável que você não concentre toda sua atenção somente em uma área do seu negócio, e ao optar pelo Outsourcing de Desenvolvimento, você pode ter uma grande vantagem competitiva.

Terceirizar o seu desenvolvimento de software, além de não sobrecarregar grande parte da sua equipe interna com processos que estão muitas vezes fora de suas habilidades, pode também contribuir para que você tenha toda a concentração no fortalecimento de outros processos centrais e necessários em sua estratégia de negócio.

Além disso, com uma equipe totalmente estruturada e qualificada, você pode trabalhar em outras áreas do seu negócio com a certeza de que toda a capacidade tecnológica da sua empresa está em boas mãos.

6. Agilidade para novos Projetos

Outsourcing de Desenvolvimento 10 vantagens para considerar - Agilidade para novos projetos

Outra grande vantagem garantida pela terceirização do seu desenvolvimento de software é a de que você pode realmente montar uma “equipe externa”. Isso porque você já tem toda uma equipe estruturada, que já sabe como funciona os processos de desenvolvimento e da sua empresa (na medida que o relacionamento entre as empresas amadureça), e que você poderá ter total confiança para a terceirização.

Essa pode ser uma boa estratégia caso você esteja planejando terceirizar em um futuro próximo. Começar novos projetos com um time que já conhece o seu ritmo e processos, pode ser uma boa opção para que haja sucesso também nos próximos projetos à vista.

7. Eficiência e Qualidade

Outsourcing de Desenvolvimento 10 vantagens para considerar - Eficiência e qualidade

Basta avaliar, nem sempre a sua equipe terá tempo e pessoas suficientes para desempenhar o serviço de desenvolvimento de software com a qualidade necessária que você precisa. Tendo os recursos e tempos limitados, é preciso elaborar processos ágeis e que de fato funcionem.

Quão rápido você consegue ir? Certamente, a qualidade e a eficiência acontecem quando os processos realmente funcionam. Optar pelo Outsourcing de Desenvolvimento é ter a garantia de soluções entregues com a mais alta qualidade e eficiência. Afinal, a empresa parceira se aperfeiçoou para essa atividade, da contratação de profissionais qualificados até a execução.

8. Acesso às Tecnologias mais recentes

Outsourcing de Desenvolvimento 10 vantagens para considerar - Acesso a tecnologia mais recentes

Empresas de terceirização de desenvolvimento de qualidade estão sempre acompanhando o mercado tecnológico e garantindo o acompanhamento rápido das mais novas tendências. Dominam as linguagens importantes para um bom desenvolvimento de software, como frameworks e diversas ferramentas de desenvolvimento.

É sabido que tecnologia pode ser um grande diferencial competitivo, e quem se adequa mais rapidamente às necessidades do mercado, oferecendo os melhores e mais novos serviços da alta tecnologia, consegue se sobressair diante da concorrência.

Diversas empresas ainda cometem o erro de investir em softwares, recrutamentos ou até mesmo em treinamentos que não são tão necessários. Isso pode ser um grande desperdício de dinheiro… e tempo. Com a terceirização, você tem profissionais que entendem 100% sobre todas as tecnologias que você precisar para melhor desenvolver a sua solução de software.

9. Segurança

Outsourcing de Desenvolvimento 10 vantagens para considerar -  Segurança

Outra grande vantagem ao terceirizar o seu desenvolvimento de software é que, através da especialização do serviço prestado, todo o know how dos profissionais podem ser benéficos para a segurança do seu software, de todos os dados e rede da sua empresa. Mais uma vez, por toda expertise, esses conhecimentos podem ser aplicados.

É justamente através do conhecimento de profissionais altamente qualificados que perdas de arquivos, possíveis invasões de hackers ou possíveis falhas de segurança que possam comprometer a segurança de dados e colocá-las em risco possam ser evitadas ou reduzidas.

10. Mitigação de Riscos e Falhas

Outsourcing de Desenvolvimento 10 vantagens para considerar - Mitigação de riscos e falhas

Por fim, para que haja uma terceirização de sucesso, é preciso avaliar os riscos e as possíveis falhas. Isso porque, todo e qualquer investimento empresarial não está inerente a ele. É preciso avaliar as mudanças em diversos ambientes como as condições de mercado, concorrência, condições financeiras e tecnológicas.

Segundo um relatório feito em 2017 pela Project Management Institute (PMI), 14% é a soma total do número de falhas totais em projetos. Dos que não falharam completamente, 31% não atingiram suas metas, 43% dos orçamentos iniciais foram excedidos e 49% atrasaram.

Parte de todos os riscos e falhas possíveis de acontecer podem ser reduzidos graças a base sólida de experiência presente nos times de TI, que conseguem tomar as decisões mais ágeis e corretas na redução dessas possibilidades.

Além disso, ter um time focado no desenvolvimento do seu software, pode diminuir bastante a taxa de atrasos e aumentar o seu índice de sucesso na busca ao atingir todas a metas traçadas em suas estratégias.

Links para Leitura

Priscylla Silva

Especialista de Marketing na GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Jornalista, apaixonada por Marketing e uma grande fã de inovações tecnológicas.
Fechar