Siga-nos nas redes sociais

Processos são muito importantes na condução de negócios, independente de qual área eles sejam. Dentro do desenvolvimento de software não é diferente. Ao desenvolver uma solução digital, os profissionais passam por diversas etapas antes de entregarem o produto final, etapas estas que são de extrema importância para seu desenvolvimento satisfatório.

Um dos primeiros processos nesse desenvolvimento é a construção de um Wireframe, uma representação gráfica da estrutura de um produto digital. Essa etapa, embora exija um pouco de tempo para ser desenvolvida e pensada, pode economizar muito mais tempo e dinheiro do cliente lá na frente.

Isso porque, atualmente, duas das maiores razões de falhas no desenvolvimento de soluções digitais está em uma comunicação deficiente e em requisitos pouco claros. O Wireframe se torna importante na resolução desses dois problemas, já que sua capacidade de traduzir imageticamente a estrutura da sua solução, faz com que toda equipe consiga compreender melhor o que ela irá fazer.

Além disso, sua construção pode auxiliar na comunicação com o cliente, que consegue acompanhar a construção do que ele idealizou, desde o início, podendo dar sua opinião e feedbacks do design da sua solução digital, mesmo sem possuir grande conhecimento técnico na área.

Por esse motivo, a construção de um Wireframe, antes de dar início ao real desenvolvimento da sua solução digital é de extrema importância, e não deve ser negligenciado. Como disse Nick Haas, diretor criativo da PwC Experience Center:

O Wireframe é uma daquelas partes do processo da web que não devem ser ignoradas, assim como você não construiria uma casa sem uma planta ou viveria nela sem decoração. Cada passo tem um lugar importante em um processo maior

O que é Wireframe e por que utilizar para criar uma ideia O que é

O que são Wireframes?

Wireframe é o esboço do esqueleto de uma solução digital. Ele pode ser muito útil auxiliando a comunicação de desenvolvedores e designers, já que, ao visualizar o que será feito, todos conseguem se comunicar de forma igual, e com uma maior compreensão do que deverá ser feito.

Para exemplificar melhor, podemos dizer que todas as soluções digitais, operadas dentro de um Navegador (sites, portais, blogs, etc), tem o HTML/CSS como sua representação codificada de sua estrutura, enquanto o Wireframe seria a visualização gráfica deste produto. O que facilita incrivelmente, até mesmo para os mais profissionais, já que somos seres muito visuais, mesmo sendo capazes de compreender dados complexos.

A estrutura de um Wireframe pode ser feita à mão, em um pedaço de papel, ou em algum Software em que possa ser feito essas representações estáticas da interface do produto digital. E por se tratar do esqueleto do produto, ele não possuirá cores ou identidade visual, já que seu objetivo é construir uma forma inicial do design, um certo tipo de planejamento prévio, da disposição dos elementos.

É importante que o cliente reconheça esta ferramenta como importante e compreenda a sua organização visual primitiva, repleta de linhas e formas geométricas, pois é ela que irá demonstrar a você qual será a estrutura da sua solução de Software. Se bem compreendido, a construção de um Wireframe pode ser benéfico para a comunicação não só dentro da equipe de desenvolvimento, mas também entre a equipe com o cliente.

O que é Wireframe e por que utilizar para criar uma ideia Qual a importância

Qual a importância de um Wireframe na minha solução?

Quando um edifício está sendo planejado, antes de realmente fazerem uma planta, para atrair consumidores a comprarem seus apartamentos e auxiliar no entendimento dos profissionais que irão construí-lo, os engenheiros fazem um esboço, com as partes de maior importância da construção, como as colunas e estruturas.

O Wireframe pode ser visto como esse esboço, utilizado para evidenciar as partes mais importantes do Layout de uma solução digital. Ele é feito no início de toda construção do produto, buscando auxiliar programadores e designers a compreenderem do que ele se trata e como será feito o seu desenvolvimento.

Sua construção, muitas vezes, é negligenciada, o que pode trazer atraso para o desenvolvimento de todo a solução. Existem diversas razões para que os Wireframes recebam uma notoriedade ao se construir um produto digital, principalmente por se tratarem do primeiro passo para a compreensão visual dele.

Mas além disso, outros pontos também podem ser destacados. Baseado em um texto do Nick Haas, publicado na Orbit Media, separei quatro motivos importantes para que você dê mais atenção à construção de um Wireframe.

1. Compreensão da Arquitetura e dos recursos da solução

Para um profissional, os termos técnicos da construção de um produto digital são fáceis de serem assimilados, entretanto, para pessoas leigas, isso pode ser bastante confuso. Por esse motivo, o Wireframe é tão importante, pois ele é capaz de trazer uma visualização da sua solução digital, adicionando todos os recursos que nele serão necessários.

A construção do Wireframe faz com que o cliente e o desenvolvedor consigam se entender, levando em consideração o que faz mais sentido para a construção do produto digital, já que a visualização permite uma maior compreensão das informações.

O que é Wireframe e por que utilizar para criar uma ideia Compreensão da arquitetura e dos recursos do projeto

2. Melhorando a usabilidade

Os Wireframes trazem uma visualização de como os Layouts da solução, em seu núcleo, irão se apresentar para o usuário, dessa forma, também fazem com que os profissionais possam pensar de maneira mais focada em como a disposição dos recursos irão trazer mais usabilidade e facilidade ao sistema.

Os Wireframes podem mostrar se existem erros na arquitetura da solução de Software, como recursos específicos podem funcionar e se eles estão dispostos de modo a facilitar o caminho da conversão de usuários.

3. Identificação da facilidade de atualização

Se a sua solução digital trabalha com a produção de conteúdo, é fácil perceber, através do Wireframe, como ela ficará com os lançamentos em larga escala, ou seja, com o crescimento do conteúdo.

Um outro exemplo, se você busca construir uma plataforma de venda de camisetas, e no início você trabalha somente com 20 modelos, mas em três meses você já está com mais de 50, o Wireframe tem a capacidade de te mostrar como ficará a disposição desse conteúdo no Layout, e como o cliente irá interagir com ele.

4. Economia de tempo

Embora sejamos capazes de compreender informações complexas, é muito melhor quando elas são traduzidas de forma visual, pois isso facilita o entendimento rápido dos dados, e a equipe de desenvolvimento consegue saber exatamente o que ela está construindo. Fato que ajuda a aumentar a produtividade da equipe.

Além disso, os erros de arquitetura da solução são evitados, já que é possível se programar antes, fazendo com que toda a criação de conteúdo também seja mais clara. O Wireframe facilita a comunicação entre cliente e desenvolvedor, fazendo com que o produto digital consiga caminhar mais rapidamente e com mais harmonia.

O que é Wireframe e por que utilizar para criar uma ideia Conclusão

Conclusão

Todas grandes propostas, para que sejam bem sucedidas, precisam ser planejadas e seguir processos. O Wireframe é uma importante parte do desenvolvimento de uma solução digital, pois é ele que irá trazer uma compreensão da arquitetura do seu produto digital, além de auxiliar no planejamento do seu desenvolvimento.

É mais fácil revisar e corrigir erros, quando se tem um Wireframe, pois, como ele traz uma visualização do que será construído, com suas estruturas básicas, os profissionais e clientes conseguem perceber melhor como se dará o produto final.

De uma maneira mais resumida, podemos dizer que Wireframes são mais fáceis de serem compreendidos do que conceitos e dados diversos, e que facilitam não só a comunicação entre a equipe, mas também entre a empresa de desenvolvimento e o cliente, dando espaço para que tudo seja planejado de maneira mais satisfatória e diminuindo erros durante o processo.

Links para Leitura

Ana Antunes

Especialista de Marketing na GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Estudante de Economia na UFJF, apaixonada por inovação e tecnologia.
Fechar