Siga-nos nas redes sociais

Buscando facilitar para que diversos desenvolvedores consigam atingir o máximo de eficiência possível no desenvolvimento de sistemas e aplicativos, algumas tecnologias nascem dentro de grandes empresas para solucionar algumas dores específicas.

Assim surgiu o React, que é uma biblioteca JavaScript, utilizado para elaborar todo o Front-End das aplicações, e que contribui para definir soluções de problemas, com eficiência e flexibilidade para a criação de interfaces de usuário (UI).

Neste episódio da série Conversando com o C-Level, o nosso CTO, William Oliveira mostra um pouco dessa tecnologia com amplas funcionalidades.

Existe uma proposta muito abrangente no mercado para React, então, quem está começando a estudar e vai para o lado de JavaScript e Front-End, para essa parte de interface do usuário, acaba estudando React, que é uma opção muito viável e simples para quem já tem uma base legal de JavaScript.

O que é React?

React é uma biblioteca JavaScript que possui ferramentas que facilitam a construção de Interfaces na Web. Ele transforma um ambiente complexo, cheio de Edge Cases (casos onde você precisa tratar eventos e como os dados são manipulados) em algo muito mais simplificado.

Ele nasceu justamente com essa ideia de revolucionar e trazer algo bem enxuto, fácil e rápido de aprender, com uma interface de programação fácil de pegar, e que proporcione uma ótima experiência, tanto para quem está usando do lado de desenvolvimento, quanto quem está usando para o lado do cliente, ou seja, o usuário por si só.

Qual o ecossistema atual do React?

O ecossistema atual do React é formado por milhões de pessoas ao redor do mundo. É uma comunidade muito abrangente e ativa, e que está todo dia criando novas possibilidades e bibliotecas para atuar dentro do próprio React, facilitando resolver diversas soluções no desenvolvimento.

Nesse sentindo, se você tiver alguma solução que quer desenvolver e aplicar em um projeto utilizando o React, ele, provavelmente, vai estar pronto.

Em termos gerais, sempre vai existir algo que alguém já fez e que você pode se espelhar, ou até mesmo usar para agilizar o seu desenvolvimento, facilitando o seu entendimento de alguma funcionalidade dentro de um projeto. Por isso, é um ecossistema grandioso, que tem pessoas extremamente inteligentes, sempre dispostas a ajudar.

Qual a vantagem de utilizar o React em sua solução?

Uma das maiores vantagens que eu vejo é a API. Como eu falei anteriormente, a interface que você usa para desenvolver é muito pequena, então ela é fácil e rápida de aprender. Quem já tem experiência com JavaScript, que é a linguagem em que ela é escrita, consegue absorver toda a proposta do React facilmente.

Então eu acho que essa é uma das maiores vantagens, fácil de usar, bastante performática e traz diversas vantagens ainda na produtividade para quem está escrevendo, porque ela tem um nível de abstração muito bom. Isso consiste em ela dar realmente o que você precisa, e te deixar focado em resolver os problemas para o cliente, que é a real proposta dela.

Por isso, ela é também uma biblioteca que acaba sendo bem agnóstica, em que você usa de tecnologia no Back-end, ou seja, você pode ter qualquer API rodando em qualquer linguagem que o React vai estar ali como um componente da sua aplicação, pronto para receber esses dados, para tratar eles e entregar uma experiência ótima ao usuário.

O React é muito utilizado no mercado?

O React é muito utilizado no mercado atualmente, um dos principais motivos para ele ser tão utilizado é por ter sido criado pelo Facebook. Uma biblioteca de código aberto, que faz parte dos projetos open-source de uma empresa tão grande, faz com que ele realmente ganhe muita visibilidade.

Com esse reconhecimento, muitas empresas acabam optando por adotar o React, pois sabem que é uma alternativa segura e que possui pessoas extremamente talentosas dedicadas a evoluir o projeto, construindo uma experiência de valor não somente para o usuário.

As empresas também acabam se beneficiando, já que conseguem encontrar profissionais mais facilmente, devido a proposta abrangente que existe no mercado para o React.

Então, quem está começando a estudar e vai para o lado do JavaScript e Front-end, a parte da interface de usuário, acaba estudando sobre essa biblioteca open-source, já que é uma opção fácil, rápida e utilizada globalmente, por muitas empresas.

Cite exemplos de empresas que utilizam o React

Algumas empresas que utilizam é o Facebook, que criou a biblioteca, existe então um time lá dentro que usa e produz o React. Com vários produtos, eles acabam optando para utilizar essa plataforma, como no Instagram, por exemplo, que utilizam, no Facebook, que eles também utilizam em vários serviços.

O Airbnb, que não só utiliza o React, como também ajuda a difundir boas práticas na comunidade sobre como estar utilizando o React como interface, e você tem a Netflix, que toda a parte de interação com o usuário é feita utilizando o React também.

Por isso são diversas empresas, grandes e pequenas, empresas sérias que estão buscando entregar o melhor para o usuário e ter uma plataforma excelente para os seus desenvolvedores, onde eles podem trabalhar rapidamente, com produtividade e sempre estar aprendendo técnicas novas, optando pelo React, por ter essa gama tão grande de funcionalidades atribuídas.

Links para Leitura

Vídeos para saber mais

1. 50 empresas que mais inovaram em 2018

2. Progressive Web Apps: O que é PWA?

3. A inovação em volta do 5G

Priscylla Silva

Especialista de Marketing na GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Jornalista, apaixonada por Marketing e uma grande fã de inovações tecnológicas.
Fechar
1
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar?
Powered by