Siga-nos nas redes sociais

O Big Data é basicamente um enorme acervo de banco dados online. Por possuir um alto volume de dados, é possível que diversos arquivos sejam coletados e armazenados, e assim, serem utilizados em qualquer lugar do mundo para diversos propósitos.

O nosso CTO William Oliveira, faz considerações sobre como essa tecnologia é importante, não pela grande possibilidade de armazenar, mas também do que você pode fazer com ela.

O que é esse conceito?

O Big Data é um termo para descrever um grande volume de dados, estruturados ou não. Esse termo surgiu pela necessidade que as pessoas e empresas tiveram ao decorrer do tempo de terem grande volume de dados armazenados. Antigamente, isso já existia, porém foi um termo criado porque as tecnologias das ferramentas atuais na época já não supriam as velocidades que esses dados poderiam ser visualizados e também formatados.

Qual a melhor aplicação para esse conceito?

Qualquer empresa que tenha como fazer o uso do dado para extrair informações melhores e mais customizadas podem utilizar o Big Data.

O melhor cenário para o Big Data é quando você tem uma operação ou alguma interferência no seu operacional e você quer melhorar e otimizar aquele processo. Então, é possível usar os dados a seu favor, explorando, visualizando, formatando e assim tendo um resultado para otimizar aquele processo.

Nos dê um exemplo de aplicação desse conceito no mercado?

Um dos melhores casos do uso do Big Data é com a UPS, a United Parcel Service, é uma das maiores empresas de logísticas do mundo, e eles decidiram usar essa tecnologia à favor da sua operação.

Eles pegaram dados dos seus veículos e da sua operação, decidiram ver como eles poderiam otimizar e cortar custos, melhorando seus processos.

Esse projeto levou uma economia de cerca de U$ 8,4 milhões em combustível e cortou 85 milhões de milhas diárias dos motoristas. A UPS estima também que para cada milha diária diminuída dos motoristas para cada rota, a empresa lucraria cerca de 30 milhões de dólares com isso.

Então é só fazendo as contas para ver como o Big Data é um grande aliado para o seu negócio.

Links para leitura

Priscylla Silva

Especialista de Marketing na GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Jornalista, apaixonada por Marketing e uma grande fã de inovações tecnológicas.
Fechar