Siga-nos nas redes sociais

A automação é um dos processos mais utilizados para a facilitação de inserção dos recursos tecnológicos. Através dessa tecnologia, são utilizadas ferramentas para soluções tecnológicas com o objetivo de otimizar e tornar simples os processos internos, além de diminuir custos operacionais.

E em mais um episódio sobre tecnologia, o nosso CTO William Oliveira fala um pouco mais sobre a automação e de como ela pode ser útil:

Automação é o ato de pegar um processo manual e tornar ele independemente de interação humana. Basicamente você vai pegar algo que existe e que é implementado manualmente, e a partir disso, é possível usar a tecnologia a favor de melhorias, otimizações, ou como também tornar aquele processo livre de erros humanos.

Quais os benefícios da automação dentro de um empreendimento digital?

Os benefícios são múltiplos, com os processos manuais que demandam muito tempo. A partir disso você pode decidir torná-lo automático, justamente por ele tomar parte do seu dia e da sua equipe

Tempo esse que você e sua equipe poderiam estar dedicando a algo muito mais produtivo, até você ter melhores processos, otimizados e mais rápidos.

Em que áreas ou setores a automação pode ser útil?

A automação pode atuar em qualquer setor. Hoje você encontra ela aplicada em inteligência de negócio, tendo uma automação investigando seu mercado atuando para te trazer resultados.

Na área comercial ela também pode te ajudar desde gerar leads, que é o ato de captar possíveis negócios para a sua empresa, como também de controle financeiro, em que é possível automatizar o envio de boletos ou envios de cobranças para o seus clientes.

Como a automação incentiva o empreendedorismo?

O maior incentivo seria o baixo custo que você teria para implementar a automação de um processo manual que você já tenha criado. Uma vez feito isso, você não teria que contratar uma equipe ou um gestor para cuidar da sua equipe, e teria algo mais conciso e mais enxuto.

Quando não implementar a automação?

Se você ainda não tem o processo bem descrito ou bem trabalhado, não é um bom momento para a implementação.

É preciso primeiro saber como funciona o seu processo, independente de qual setor você venha aplicar a automação, é entendendo o processo que você consegue uma boa aplicação. Sem o conhecimento profundo do que você quer aplicar, a automação só vai atrapalhar.

Cite um exemplo de automação

Um exemplo legal de automação é implementada no Facebook. A rede, há alguns anos atrás criou um mecanismo que identifica as fotos que o usuário posta e cria uma alternativa para a acessibilidade. Você posta uma foto hoje no Facebook e ele automaticamente cria uma tag.

Essa é uma forma de mostrar para pessoas que têm uma deficiência visual, por exemplo,  descrevendo todo o ambiente, objetos e pessoas daquela foto, é possível criar essa explicação textual da pessoa que está do outro lado.

Assim, essa automatização descreve a foto e não precisa que ninguém faça isso pela empresa, é um processo automático independente do ser humano.

Links para leitura

Priscylla Silva

Especialista de Marketing na GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Jornalista, apaixonada por Marketing e uma grande fã de inovações tecnológicas.
Fechar