Siga-nos nas redes sociais

Os processos de inovação estão cada vez mais inseridos nas grandes empresas e passam por diversas fases de estruturação, onde contribuem de forma significativa na implementação de melhorias em uma organização. A novidade é que essas empresas têm inovado não somente no desenvolvimento do seu negócio, mas também na transformação de pessoas que fazem parte dela.

Em mais um episódio da nossa série sobre tecnologia, Daniel Antunes, CEO da GoBacklog, conta um pouco da sua experiência diante de grandes empresas presentes no mercado.

Recentemente você visitou várias empresas de ponta, como o Google, Magazine Luiza e LinkedIn. O que você viu por lá que pode ser incorporado em outras empresas?

O grande ponto dessas empresas hoje é a inovação. Esse é o foco em que outras grandes empresas também podem estar trazendo para si. Seja PME, empresa de grande porte ou até mesmo startups.

Existem startups com ideias inovadoras, mas que também precisam de uma inovação tecnológica, em processos e em gestão ágil. Então são vários pontos que você pode atuar, trazendo a referência das grandes empresas pro seu modelo de negócio.

A inovação tecnológica já é uma realidade e isso pode ser visto no modo com o qual essas grandes empresas já vêm atuando no mercado. Na sua visão, como uma empresa pode alcançar esse mesmo nível de maturidade?

Em minhas visitas a essas empresas, o que pude ver é que o foco maior delas é o de transformar a vida das pessoas. Quando você foca em transformar a vida das pessoas as coisas acontecem. Então, a visão que eles passaram foi que, quando você busca esse objetivo, você está resolvendo realmente dores das pessoas.

Não adianta muito você apenas entregar a solução, entendendo que, por vezes, a solução não resolve problema algum. Você não pode ser só uma ideia que não resolve uma dor.

É a partir dessa visão que as coisas evoluem, os projetos fazem sentido, e a inovação entra cada vez mais de forma profunda dentro de cada uma dessas empresas.

As pessoas tendem a pensar que a tecnologia é o caminho para resolução de todos os problemas. Que tipo de problemas a tecnologia não resolve?

A tecnologia é meio e não fim. Ou seja, ela não vai ser a solução total dos seus problemas. Não adianta você focar somente na tecnologia, e não focar em processo e em pessoas. Grande parte da inovação das empresas que estão surgindo estão muito focadas em pessoas.

Então hoje, o grande ponto da inovação se chama “pessoas e processos”. E claro, para transformar as pessoas é preciso que você tenha base tecnológica, e então você consegue trazer produtividade. E para transformar os processos, você precisa da tecnologia para que todo esse processo realmente aconteça.

Isso em muitos os casos, em outros casos é somente uma melhoria no atendimento ou de processo, que por mais que ele seja manual, você já consegue trazer inovação em muitos deles.

Quais valores você acredita que qualquer empresa pode aplicar internamente para alcançar vantagem competitiva?

Para alcançar vantagem competitiva, a inovação em si já é o que realmente vai moldar você a estar cada vez mais à frente do seu concorrente. Mas o grande foco é gerar valor.

Mas gerar valor para quem? É preciso focar em gerar valor para o cliente. Uma vez que você foca em gerar o valor para o cliente você vai se preocupar mais com a usabilidade e principalmente com a análise de dados. Uma vez que você analisa os dados, todas as opiniões se tornam inúteis.

Uma coisa que a gente fala muito é que dados falam mais que opiniões. Então se você tem dados bem mensurados, analisados com cuidado e cautela, é possível trazer informação importantes e principalmente de inteligência estratégica para o seu negócio, que vale muito mais do que qualquer opinião e qualquer empresa em qualquer lugar.

Onde as empresas falham ao aplicar novas tecnologias?

As falhas acontecem geralmente quando o prazo é mais importante do que o produto ou do que a experiência do seu cliente, do que a experiência do usuário que realmente vai usar aquela tecnologia.

Então quando o foco da empresa é muito em prazo, ser rápido e sem qualidade, ela não entende o processo da inovação, e as coisas tendem a não acontecer.

Quando você tem a inovação bem estudada, onde você analisa dados e faz toda uma pesquisa em cima das informações que você tem, é possível alcançar muitos resultados.

E é aí que você consegue gerar valor para você e pro seu cliente, além de crescer e conquistar mais visibilidade. E com isso a inovação leva você a um novo patamar.

Links para Leitura

Priscylla Silva

Especialista em Marketing na GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de projetos digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Estudante de Jornalismo na Univale, é viciada em Friends, apaixonada por música e como uma boa curiosa, é uma grande fã de novidades.
Fechar