Siga-nos nas redes sociais

Antes, quando se falava em websites, imediatamente era possível imaginar um computador que permitia o acesso a diversas plataformas web. Hoje, esse cenário têm sido mudado com os smartphones ganhado cada vez mais forças.

Isso porque em diversas casas, os dispositivos móveis já são os únicos utilizados para o acesso à internet. Para que você entenda melhor a força do mobile: o Brasil é hoje o 5º país no ranking de uso diário de celulares no mundo.

Mas por que o celular realmente importa? Em um determinado tempo, houve quem mais utilizasse computadores que dispositivos móveis, com isso, os desenvolvimentos da web eram concentrados apenas no design de sites para desktop.

Com a melhor usabilidade garantida pelos smartphones, trazendo a facilidade de serem utilizados em qualquer lugar, o Mobile First surge como um diferencial competitivo para empresas que desejam oferecer uma melhor experiência ao usuário e se manterem relevantes no mercado.

O Instagram, por exemplo, o que era a idealização somente de um aplicativo móvel que permitia o compartilhamento de imagens, hoje se tornou um negócio lucrativo para diversas marcas e pessoas, tão importante para presença das empresas com sua marca.

Hoje, com cerca de 1 bilhão de usuários ativos, o aplicativo se expande, oferecendo diversos recursos além do móvel. Porém, o seu sucesso se deu exatamente por ter sido projetado como um aplicativo móvel em primeiro lugar.

O que é Mobile First?

O Mobile First, como a tradução mesmo sugere, é uma forma de começar pensando primeiro em desenvolvimento para dispositivos móveis, para somente depois evoluir para o desktop. Essa é uma forma de ter uma experiência de excelência no mobile e depois fazer uma adaptação para o desktop.

Esse conceito de design responsivo foi criado por Luke Wroblewski e, segundo ele, organizar uma solução digital primeiro no mobile ajudaria a eliminar, facilmente, informações irrelevantes de sites.

Em seu site, Luke descreve a experiência do web móvel como uma verdadeira ferramenta de organização:

As coisas que tornam os dispositivos móveis únicos têm um grande impacto em como podemos organizar e orientar as pessoas através da experiência gerada pelo nosso conteúdo Web.
Apenas diminuir o tamanho de um design baseado em desktop não vai funcionar. Mover seu site para a web móvel faz com que você volte e repense.

Por isso, se você deseja mais eficiência e uma estratégia que realmente envolva benefícios através de uma visão totalmente diferente, hoje eu te apresento algumas razões do porquê você deve olhar pela perspectiva do Mobile First.

1. Melhor Experiência do Usuário

Mobile First Conceito e Razões para pensar por essa perspectiva  - Melhor experiência do usuário

Para se ter bons retornos comerciais no seu negócio digital, é preciso que antes seja alinhado a boa experiência do usuário com o que você vai realmente oferecer para ele. Nesse sentido, se você deseja oferecer ao seu usuário uma experiência nova ao acessar todos os seus conteúdos, o Mobile First pode ser uma excelente opção.

Novas e estimulantes experiências no seu site em ambiente mobile podem ser grandes diferenciais que garantem o encantamento de seu cliente, assim como focar na velocidade e performance da solução. A permanência prolongada e interação do seu usuário com seu site são fatores de ranking e SEO.

O Mobile First propõe, através da navegação web mobile, uma experiência totalmente satisfatória para seus usuários, onde suas informações podem ser carregadas cada vez mais rápidas, dando uma experiência nova e engajante para o usuário enquanto navega pelo site, além de uma organização do conteúdo feita de maneira mais bem planejada.

2. Redução de Gastos

Mobile First Conceito e Razões para pensar por essa perspectiva - Redução de custos

Quando você já planeja seu site para que seja Mobile First, você já estará focando seus esforços em providenciar uma experiência de qualidade para seus usuários no mobile, que é por onde a maioria irá de fato acessar.

Ao fazer isso, você já traçou padrões que serão respeitados em todo site, mobile ou desktop. Se tivesse feito o contrário, sua versão mobile seria apenas uma versão responsiva do seu site desktop. Isso faz sentido em alguns casos, mas limita muito a criatividade e o poder de diferenciação da solução proposta.

Por isso, foque os esforços da sua equipe em ter uma versão mobile de qualidade, o que irá agradar a maior parte dos seus usuários. A economia virá tanto pela redução das adaptações que precisarão ser feitas no mobile, quanto pela melhor experiência, o que indiretamente resulta em maiores ganhos para sua empresa.

3. Melhor Desempenho no Carregamento das Páginas

Mobile First Conceito e Razões para pensar por essa perspectiva - Melhor desempenho no carregamento das páginas

A velocidade da página é e sempre será um fator muito importante para que a satisfação do seu usuário esteja sempre alta. Pensar no sentido de reduzir o tempo de interação do usuário com o aplicativo ou página, é uma boa prática na sua estratégia digital.

O PWA, assim como o Mobile FIrst, desempenha muito bem a função de garantir uma experiência rápida para seus usuários. O Pinterest, por exemplo, conseguiu aumentar o seu engajamento em 60% em relação ao seu aplicativo nativo, tudo isso por proporcionar uma excelente e rápida experiência para o seu usuário.

Como já dito, é preciso levar em conta que a velocidade é um ponto importante para o seu negócio digital. Hoje, cerca de 40% dos usuários deixam o site caso ele demore mais de 3 segundos em seu carregamento. Um número relativamente grande, certo?

4. Se Concentre no que é Importante

Mobile First Conceito e Razões para pensar por essa perspectiva  - Se concentre no que é importante

Um dos maiores benefícios encontrados ao optar pelo seu desenvolvimento no Mobile First é o de que você remova tudo o que não seja realmente necessário. Mesmo com pequenas restrições existentes ainda no ambiente móvel, esse pode ser um aliado para que você encontre e resolva com facilidade todo e qualquer problema.

Se existe possíveis restrições com o desempenho do dispositivo móvel e o tamanho da tela, por exemplo, essa pode ser uma oportunidade para que os designers e desenvolvedores se concentrem em resolver esses problemas mais importantes, sem priorizar o irrelevante.

Essa prática garante que as empresas possam pensar cada vez mais na qualidade do que estão oferecendo ao seus clientes e assim, todos os seus movimentos são realmente voltados para o que o seu usuário realmente precisa.

5. Maior Visibilidade e Alcance

Mobile First Conceito e Razões para pensar por essa perspectiva - Maior visibilidade e alcance

Graças a todos os avanços tecnológicos que permitiram as facilidades da utilização da web nos dispositivos móveis, a preferência por esse dispositivo aumentou consideravelmente. Por isso, é importante pensar no sentido de que a experiência que o usuário irá vivenciar em seu site seja sempre satisfatória.

Como visto, os dispositivos móveis são hoje um dos maiores meios e influenciadores na classificação SEO de um site. Hoje, um negócio digital sem uma otimização necessária para smartphones, podem ter o alcance e a visibilidade reduzidas, não só para os seus usuários, mas também nos mecanismos de pesquisas.

O Mobile First garante um modelo totalmente único e otimizado para que, havendo as restrições dos espaços no dispositivos móveis, uma adaptação possa ser feita de forma muito mais facilitada.

Além disso, toda a usabilidade garantida no ambiente mobile pode gerar ainda mais conversões e fazer com que todas as necessidades e expectativas dos usuários sejam plenamente atendidas.

Conclusão

Pensar em Mobile First não é mais uma decisão de design, mas sim de negócios. Se os usuários estão acessando e priorizando o acesso mobile, não há motivos para negligenciar ou para não priorizar e desenvolver de acordo com essas premissas.

Se você está pensando em começar uma solução digital do zero ou refazer uma já existente, vale a pena ficar de olho em assuntos como PWA e Mobile First. Certamente seus usuários vão agradecer utilizando mais sua solução e até mesmo indicando sua empresa, dada a experiência diferenciada.

Link para Leitura

Ana Antunes

Especialista de Marketing na GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Estudante de Economia na UFJF, apaixonada por inovação e tecnologia.
Fechar
1
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar?
Powered by