Siga-nos nas redes sociais

Você conhece a metodologia Scrum? Com ela, os projetos da sua equipe poderão contar com maior produtividade e agilidade, sem deixarem de lado a flexibilidade necessária para a adaptação aos mais diferentes cenários.

Neste post, você verá quais são os desafios do gerenciamento de projetos, além de entender o que é a metodologia Scrum, como ela funciona e quais são seus benefícios. Preparado? Boa leitura!

Quais são os desafios do gerenciamento de projetos?

O gerenciamento de projetos apresenta muitos desafios. É necessário não só atender aos prazos estipulados, mas também cumprir os requisitos e os custos definidos inicialmente. Como em todo projeto, no entanto, alguns problemas podem acontecer em seu desenvolvimento.

Desse modo, os gestores precisam utilizar metodologias para que a eficiência, a agilidade e o comprometimento dos colaboradores continuem em prol da equipe. Uma das melhores formas de fazê-lo é utilizando a metodologia Scrum. Veja!

O que é a metodologia Scrum?

O Scrum é um método ágil para que o trabalho da sua equipe em gestão e planejamento de projetos de softwares seja potencializado. Com ele, você controlará, de maneira eficaz, a evolução do seu produto, não esquecendo a qualidade e os prazos para produção. Os ciclos de atividades, chamados sprints, para planejamento de tarefas, contam com datas para início e término.

De forma objetiva, o Scrum é uma alternativa para que a equipe de desenvolvimento seja organizada e otimizada. Com isso, sua empresa poderá ter melhor rendimento e mais resultados entregues. Tudo isso de forma organizada, rápida e escalável.

Como funciona?

As metodologias ágeis são iterativas (se repetem). Essas iterações são denominadas de sprints. Cada funcionalidade a ser implementada em um projeto fica em uma lista, conhecida como Product Backlog. No ínicio do sprint, deve-se fazer uma reunião de planejamento e a equipe deve selecionar as atividades que serão executadas.

Todos os dias, um sprint conta com uma reunião breve para que o que foi feito no dia anterior seja conhecido. Além disso, é o momento para identificar problemas e verificar quais tarefas devem ser priorizadas no dia. No fim, a equipe mostra as funcionalidades implementadas em um sprint de revisão. Após isso, é a hora de planejar o próximo.

Quando utilizar?

Como ela é bastante flexível, pode ser adaptada aos mais variados tipos de negócios. Para contar com suas vantagens, entretanto, é essencial ter um bom profissional da área. Dessa maneira, a melhor estratégia será escolhida, bem como o método de trabalho ideal. Esse primeiro passo é um dos fatores predominantes para o sucesso da sua empreitada.

Se você tem alguma dúvida sobre o funcionamento dessa metodologia, pense em implementá-la em um único projeto. Assim, preferencialmente de baixo risco, você terá mais dados para fazer comparações com os métodos tradicionais. Ao final, deverá demonstrar a diferença quanto à agilidade das entregas e à qualidade dos produtos.

Quais são as vantagens dessa metodologia?

Veja quais são as principais vantagens da metodologia Scrum:

Adaptabilidade

Os métodos tradicionais são rigorosos na análise e nas definições de requisitos para obter mais segurança. O Scrum, por outro lado, sabe que os projetos têm certa imprevisibilidade e adaptam-se melhor às mudanças.

Feedback contínuo

O Scrum conta com mecanismos de feedback para que a comunicação e os processos sejam mais transparentes. Assim, sua equipe identificará se as ações realizadas estão gerando os resultados esperados, entendendo se realmente estão no rumo correto. Da mesma forma, seus colegas também compreenderão melhor quais são as áreas em que você precisa de ajuda.

Eficiência

Uma das grandes vantagens do Scrum é a eficiência. Com ele, os desenvolvedores da equipe deverão pensar em quais tarefas são mais importantes para serem desenvolvidas hoje, a fim de atingir os objetivos de amanhã. Ou seja, não se deve perder tempo com atividades que não gerarão valor à meta de sprint.

Sua equipe deseja vencer os desafios da gestão de projetos, não é mesmo? Para isso, torna-se importante procurar soluções. Nesse cenário, a metodologia Scrum pode auxiliá-lo a aumentar a eficiência e a manter a flexibilidade necessária.

E sua equipe, como enfrenta os desafios que aparecem? Comente agora mesmo neste post! Esperamos por você!

Daniel Antunes

Fundador e CEO da GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de projetos digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Empreendedor, Investidor e Graduado em Sistemas de Informação, Pós-graduado em Engenharia de Software e também em Gestão Estratégica de Negócios e Projetos, com mais de 10 anos de experiência no mercado de internet.
Fechar