Siga-nos nas redes sociais

Fazer mais do que a maioria das empresas convencionais gastando menos, não é nenhuma novidade para quem tem uma startup. Se você tem uma startup sabe que matar um leão por dia não é mais um grande desafio.

Tornar um produto ou serviço mais eficiente é o desafio contínuo de quem tem um empreendimento digital. Porém, são tantos os fatores que a tarefa transforma os problemas em algo mais complicado.

Fazendo mais pela sua startup gastando menos

Normalmente startups tem muitos problemas em comum, como: cobranças dos investidores, prazos desafiadores, discordância dentro da equipe e ideias, muitas ideias. É claro que ideias fazem muito bem para os negócios. Mas, o excesso delas ou a falta de processos podem minar o bom andamento da empresa.

Planeje e meça cada ação

O gerenciamento total é muito importante. Mensurar custos de forma planejada nem sempre é fácil. Mas, se concentrar em fazer bem o trabalho de planejamento e métricas certamente evitará problemas.

Lembre-se de que não é apenas a produção e as vendas que merecem atenção especial nesse caso. O diabo está nos detalhes, investimentos e gastos como tempo de equipe, pesquisa, gastos fixos e variáveis podem ser um ralo ou uma torneira. A diferença entre controle e desperdício está no monitoramento contínuo, na previsão de custos e prevenção de perdas. Parece que tudo deve ser feito de uma só vez, mas para isso temos a próxima dica.

Uma coisa de cada vez

Não dá para realizar tudo de uma só vez, muito menos sozinho. Uma solução simples e eficaz pode ser criar um ranking onde as propostas mais urgentes são colocadas em primeiro lugar. Uma forma de acelerar esse processo é avaliar os caminhos a se tomar e contar com profissionais especializados de diferentes áreas para solucionar cada situação.

Escolha bem qual caminho tomar

Como disse no início, é muito comum que uma startup seja cheia de ideias, controlar esse ímpeto de criar não é tão difícil quando se prioriza o que é mais importante.

Facilite a decisão de qual ideia seguir com muita análise e pesquisa. O foco sempre deve ser entender o mercado e o consumidor. Decisões tomadas no escuro levam no mínimo a uma topada em algum móvel.

planejamento-gastando-menos-gobacklog-projetos-digitais

Existem diversos mecanismos customizáveis para te ajudar nas análises e pesquisas. Alguns gratuitos como os disponíveis do Google, tipo Analytics e Trends. E também temos os pagos ou freemiuns. Utilizando-os bem, fica mais fácil encontrar o caminho.

Reduzir ideias não significa reduzir as possibilidades. Duas cabeças pensam melhor do que uma, ter pessoal especializado pode ajudar muito. Uma equipe que participa da construção dos processos certamente não irá se travar ou se atropelar.

Startups pensam como startups

Como disse, não dá para resolver tudo de uma só vez. Ter mais pessoas especializadas para tomar conta de parte do processo facilita bastante.

Como as startups atuam de forma segmentada no mercado, não é incomum que trabalhem umas com as outras. Startups de vendas contratam startups de desenvolvimentos que contratam startups de marketing e por aí vai. Concentre-se no que a sua empresa faz de melhor e pesquise qual empresa pode te prestar serviços. Dá para encontrar grandes parcerias com o melhor custo/benefício e que tenha a proposta que mais se encaixa ao perfil do seu negócio.

A GoBacklog é uma startup especializada em desenvolvimento de projetos digitais para startups. Caso precise da gente, é só entrar em contato. Não se esqueça de curtir a GoBacklog nas redes sociais e deixar seu comentário.

Daniel Antunes

Fundador e CEO da GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Empreendedor, Investidor e Graduado em Sistemas de Informação, Pós-graduado em Engenharia de Software e também em Gestão Estratégica de Negócios e Projetos, com mais de 10 anos de experiência no mercado de internet.
Fechar
1
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar?
Powered by