Siga-nos nas redes sociais

Não existe uma fórmula mágica para se ter sucesso ao lançar novos produtos digitais. Muitas pessoas acham que essa prática é simples e garante uma forma rápida de captação de dinheiro.

Mas não é bem assim que acontece. Primeiro que, um produto lançado não é igual ao outro. E segundo que sem uma estratégia adequada, é impossível atingir os melhores resultados.

Quando são finalizados todos os processos de planejamento e desenvolvimento de um produto, vem a tão esperada hora do lançamento. E todo lançamento obviamente gera sempre uma grande expectativa. E qual o próximo passo a seguir para um bom lançamento de produto?

Definir metas e estratégias para o lançamento de produtos é uma das formas de garantir esse sucesso. Mas o que faz esse produto ser um sucesso? É preciso pensar qual dor de mercado o seu produto está buscando resolver, para assim, criar produtos que tenham realmente fit de mercado.

Além de acompanhar o mercado e conhecer suas tendências futuras, é preciso elaborar boas estratégias de marketing para que o seu produto possa ser muito mais que uma marca ou um produto conhecido, mas que garanta boas vendas para sua empresa.

No entanto, lançar um produto ao mercado é uma tarefa não muito fácil, e que exigem além de conhecimentos básicos em marketing, bastante foco nos objetivos principais, que são: ter uma maior presença de marca e aumento da receita.

Para que você não ofereça um produto ao mercado que não te traga resultados como o esperado, elaborei uma Checklist com alguns passos importantes, que não podem faltar na hora de lançar o seu produto de software. Confira!

1. Planeje o marketing pro lançamento

Checklist para lançamento de produto de software - Planeje o marketing pro lançamento

Seja planejando formas de alcançar o público evidenciando sua marca ou buscando dar um impacto maior ao lançar o seu produto, uma boa estratégia de marketing garante bons resultados para o lançamento de um produto e também no fortalecimento do seu branding.

Neste momento, compreender o mercado amplamente, entendendo onde seu produto poderá de fato ter fit, e quem realmente irá se interessar pelo seu produto e qual benefício/dor ele poderá resolver neste mercado, é um fator muito importante a ser avaliado.

Um outro foco do planejamento de marketing deve ser o perfil do consumidor a quem o produto se destinará. Por isso é preciso conhecer muito bem o seu potencial cliente. Com todas as informações que você obtiver sobre ele, é possível traçar um planejamento para atingi-los e qualificá-los da melhor forma.

Então, para que você possa qualificá-los, é preciso antes avaliar alguns pontos:

  • Consumidores-alvo
  • Potenciais Clientes
  • Clientes já fidelizados
  • Clientes novos

A qualificação dos clientes pode ser uma excelente de estratégia para identificar quem realmente tem maior propensão em comprar o seu produto ou fazer um up sell dentro do que você oferece. A partir desta qualificação, o planejamento de ações de marketing podem ser bem mais direcionados para cada perfil, o que pode otimizar tempo e dinheiro.

2. Estabeleça os parceiros estratégicos

Checklist para lançamento de produto de software - Estabeleça os parceiros estratégicos

A competitividade é algo que impulsiona o mercado, certamente, mas utilizar de estratégias que nem sempre trazem lucro o suficiente para sua empresa, somente para manter disputa acirrada contra concorrentes, não é o suficiente e nem interessante para te dar uma maior vantagem competitiva.

Em contrapartida, existem algumas estratégias que envolvem parcerias que podem ser um diferencial em sua organização. Parcerias estratégicas são excelente formas de expandir seu público e a sua base de clientes, o que pode ajudar muito na divulgação e no conhecimento da sua marca/produto.

O Co-Branding como é chamado, é uma parceria de marca que possibilita criar campanhas de marketing em conjunto, com o objetivo de maior posicionamento e nome no mercado. Ou seja, o foco é só um: aumentar a exposição a possíveis clientes e aumentar significamente sua vendas.

Existem diversas vantagens ao firmar essas parcerias estratégicas, como:

  • Redução de burocracias (o cliente acessa mais, de forma mais fácil)
  • Processos internos mais otimizados (interligação com serviços de parceiros)
  • Expansão de mercado
  • Conhecimentos e experiências podem ser compartilhadas

A Microsoft, por exemplo, é uma empresa que já fechou parceria com diversas empresas. Em 2017, ela anunciou uma parceria estratégica com a Samsung, além dessa, foram fechadas também com o CUBO, Citroën a Sony e várias outras grandes empresas mundialmente conhecidas.

Além disso, a Microsoft ainda tem um programa de parceiros que facilita todo esse processo de parceria. Estabelecer parcerias estratégicas é portanto uma prática que pode trazer uma grande vantagem para o alcance do seu produto após o seu lançamento.

3. Defina como vai captar clientes

Checklist para lançamento de produto de software - Defina como vai captar clientes

Vivemos em um período onde até mesmo as empresas mais tradicionais necessitam de uma presença digital para ampliar sua base de clientes. Este fato é intensificado ainda mais, quando falamos de um produto de software, que, independente da faixa etária do seu público alvo, ele precisa ter acesso a ambientes online para utilizá-lo.

O que você deverá definir é como a sua empresa irá conduzir esta captação pela internet, e quais ferramentas do Marketing Digital irão se conectar melhor com as características da sua persona e que trarão maiores benefícios para a sua empresa.

Atualmente, cerca de 88% dos profissionais de marketing B2B utilizam o Marketing de Conteúdo, por exemplo, e 69% das empresas que possuem uma marca digital, utilizam o e-mail marketing.

Confira abaixo algumas estratégias do Marketing Digital que podem ser interessantes para o seu negócio:

  • Email Marketing
  • Marketing de Conteúdo
  • Redes Sociais
  • Cold Mail
  • Mídia Paga (Youtube Ads, Facebook Ads, etc)

A captação de clientes é fundamental no sentido de fazer com que as pessoas conheçam e se familiarize com sua marca e o produto que será lançado. É importante, ainda, que essa presença da marca seja uma estratégia desenvolvida e executada muito antes do pré-lançamento do seu produto.

Não é uma regra, mas quando existe uma presença bem estruturada digitalmente e midiática de uma empresa, as pessoas estão mais propensas a aderir o que você está oferecendo.

4. Gere buzz no seu segmento

Checklist para lançamento de produto de software - Gere buzz no seu segmento

De nada adianta realizar todo um planejamento e estratégia de divulgação do seu produto, sem que todos realmente saibam que o seu produto exista. De acordo com a Entrepreneur, 72% dos novos produtos não atingem as metas de receita, ou seja, todo o trabalho de planejamento não resulta em muita coisa.

O conceito de gerar Buzz é nada mais que fazer com que o produto que você está lançando obtenha reconhecimento. Por vezes ele vai muito além das redes sociais nas estratégias de Marketing Digital. Quando você percebe que as pessoas já estão comentando sobre sua marca ou produto, e como consequência disso, vem um significativo aumento do número de vendas, o Buzz pode ter sido alcançado.

Ao criar esse engajamento, o objetivo é tornar o seu produto a sensação do momento. Mas o que precisa ser feito para o produto que será lançado tenha bom engajamento? É preciso, antes de tudo, entender o escopo do produto lançado. Partindo disso, você poderá entender e definir quanto tempo irá demorar e quais os recursos necessários para que as ações tenham maior efeito.

Algumas medidas podem ser tomadas para que esse engajamento possa ser ampliado, por exemplo:

  • Faça suspense sobre o produto – Uma excelente forma de garantir muitos comentários sobre seu produto e ainda surpreender seu público-alvo é mantendo certo segredo do seu serviço
  • Saia em revistas – Além da TV e redes sociais, é importante uma presença em outros tipos de mídia, como revistas, que te ajudem a ampliar sua rede e passar a percepção de autoridade
  • Crie parcerias com influenciadores – Não é preciso encontrar as pessoas mais famosas para falar da sua marca. Micro influenciadores podem ajudar você com isso e tornar a campanha de lançamento mais em conta
  • Disponibilize conteúdo grátis inicialmente – Essa prática garante que um bom número de pessoas conheçam o seu produto, e consequentemente possa adquiri-lo

Durante o planejamento dessa estratégia, é muito importante se atentar para questões como a promoção de geração de valor, que deve estar inserida em toda e qualquer ação e estratégias da empresa. Essa premissa garante muito mais que bons resultados, mas resultados duradouros e significativos.

Links para Leitura

Priscylla Silva

Especialista de Marketing na GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Jornalista, apaixonada por Marketing e uma grande fã de inovações tecnológicas.
Fechar