Siga-nos nas redes sociais

Por meio da Inteligência Competitiva, é possível conhecer a respeito dos consumidores, vendas e concorrentes. A possibilidade de obter informações do ambiente que cerca a empresa é essencial para a construção de soluções de software, que não devem ser subestimadas devido a sua complexidade.

Acredito que a maioria dos empreendedores têm interesse que seus negócios cresçam e atinjam melhores resultados. Nesse sentido, ao desenvolver soluções de softwares para auxiliar no alcance desses objetivos, a Inteligência Competitiva (IC), ou Inteligência de Mercado, se torna crucial.

Neste artigo você vai entender como a Inteligência Competitiva é capaz de auxiliar na percepção das variáveis do negócio, na importância da personalização e adaptação diante das mudanças do mercado, a fim de que as soluções desenvolvidas sejam potencializadas e alcancem seus devidos objetivos.

Uma nova perspectiva sobre o mercado

Como a Inteligência Competitiva potencializa Soluções de Software - Nova perspectiva sobre o mercado

Os principais benefícios gerados pelas práticas de Inteligência Competitiva se dá em razão das diversas informações e novos insights que elas podem oferecer para potencialização de soluções de software para sua empresa.

A capacidade de identificar as reais dores dos clientes, gargalos da organização, além das oportunidades e ameaças do mercado, faz com que a Inteligência Competitiva seja uma grande aliada nas tomadas de decisão do negócio.

Além disso, a identificação de fornecedores que entregam informações relevantes para alimentar a base de conhecimento é uma das formas para que sua empresa possa aproveitar as oportunidades do mercado antes dos concorrentes. Dessa forma, a organização é capaz de estar um ou mais passos à frente de seus adversários.

A IC se mostra benéfica em virtude da visão oferecida para enxergar novas tendências e oportunidades do mercado. O auxílio para agir diante de oportunidades antes da concorrência é essencial para criar soluções de software que realmente atendam as necessidades e desejos dos clientes.

Como a IC pode auxiliar na definição de estratégias?

Para a empresa formular e implementar estratégias de forma assertiva, é necessário que se tenha entendimento das preferências dos clientes e também do ambiente. Portanto, a geração de análises e recomendações que essa área produz é crucial no desenvolvimento e potencialização de estratégias nesse sentido.

A Inteligência Competitiva é de grande importância para que a empresa consiga ter domínio de suas ações em qualquer tipo de estratégia em que decida traçar e aplicar. A análise de dados e informações relevantes entregues por um especialista em Inteligência poderá resultar em uma visão consistente do negócio.

Mais especificamente, para definir estratégias de soluções de softwares, a IC é capaz de oferecer informações relevantes desde o planejamento até o monitoramento das soluções implementadas.

Portanto, para que as empresas definam suas estratégias, é cada vez mais importante que elas entendam melhor todos os fatores externos e internos que as cercam. Dessa forma, ao investir nesse setor ou profissional, será possível que as empresas estejam realmente preparadas para otimizar seus processos, tomando melhores decisões e oferecendo soluções mais maduras para seus clientes.

Individualizar as soluções de software

Existem muitos softwares no mercado que atendem as necessidades das empresas. No entanto, as soluções que têm aplicação em um negócio não necessariamente entregam os mesmos benefícios para outro, gerando a necessidade de uma maior personalização a fim de atender e resolver de forma aceitável cada problema.

O desenvolvimento de uma solução de software personalizada e que realmente atenda as demandas dos consumidores é cada vez mais necessário. Contudo, através da IC, é possível individualizar os problemas através de análises de dados, sendo possível organizá-los e entendê-los de uma melhor forma, direcionando portanto os esforços.

Há diversas variáveis que integram uma solução de software, sendo cada uma delas criadas de acordo com a especificidade de cada negócio. A funcionalidade, organização, navegação, entre outras variáveis, devem ser estabelecidas segundo as características da empresa.

Por isso a IC tem tanta relevância no desenvolvimento de soluções de software, a entrega de dados realmente relevantes sobre clientes, concorrentes, além de diversas outras variáveis que implicam no negócio, são capazes de potencializar esse processo tão complexo de formação de um software personalizado.

Se encaixar às mudanças

Como a Inteligência Competitiva potencializa Soluções de Software - Se encaixar às mudanças

O mundo está passando por diversas transformações, muito em razão dos avanços da tecnologia. Os fatores externos às empresas são incertos e de grande variação, o que torna cada vez mais perceptível a necessidade de entender melhor essas transformações.

Nesse sentido, a IC pode auxiliar tanto no planejamento como no processo de implementação e monitoramento das soluções de software, analisando cenários que resultam em informações para que as empresas consigam se adaptar melhor às mudanças o mais rápido possível.

Além disso, um monitoramento eficiente feito por essa área, pode resultar em uma maior agilidade para resolver problemas que podem surgir. Com isso, é possível transformar ideias em benefícios para os usuários das soluções, com implementação de ações críticas de forma mais rápida e segura em meio a tantas mudanças.

Entender quais informações importam

Em virtude da grande quantidade de informações geradas a todo momento, a criação de um ambiente único de armazenamento e disseminação de dados é importante para que sua empresa consiga aproveitar todos os que são relevantes, não deixando que alguns escapem em meio ao grande número existente.

Além disso, apenas dados brutos não são interessantes para a empresa. Por isso, existe a necessidade da análise e filtragem de informações, além de um monitoramento eficiente que pode resultar em mais agilidade para resolver problemas, por meio por exemplo de análises preditivas.

Portanto, a Inteligência Competitiva é útil também para dar suporte na eliminação de dados irrelevantes, o que pode economizar custos e esforços desnecessários, resultando em mais tempo disponível dos colaboradores para analisarem informações que realmente podem resultar em benefícios para a empresa.

Examinando informações

“Se seus dados são imprecisos, sua análise será imprecisa.”

Para desenvolver soluções que realmente sejam de qualidade e úteis para os clientes, é preciso que as empresas as conheçam e entendam o que for possível do ambiente externo. Contudo, muitos negócios ainda não entenderam que a exploração bem feita de dados e informações são fatores fundamentais para resultados mais significativos.

Segundo uma pesquisa feita pela Gartner, atualmente, menos de 50% das estratégias organizacionais apontam o campo de Data e Analytics como parte fundamental para geração de valor para as empresas.

Além disso, de acordo com essa mesma pesquisa, até 2022, 90% das estratégias das empresas mencionarão os dados como um ativo crucial para seus resultados. Como exemplo disso, a Alibaba.com utiliza seus algoritmos de recomendações de produtos para conquistar valor nas informações que capta.

Em 2017, através de uma simples mudança nesses algoritmos, fez com que o e-commerce chinês tivesse crescimento de sua receita em mais de 20%, aponta o Google. Nesse sentido, fica evidente que o conhecimento sobre as variáveis do seu negócio podem afetar significativamente os resultados.

Para ficar mais claro, vamos pensar um exemplo hipotético, onde um e-commerce deseja criar uma campanha para alguma data especial. Alguns dias antes da data, o time de IC busca ajudar no planejamento dessa campanha, fazendo a coleta, tratamento, análise e disseminação da informação analisada para a empresa.

Desse modo, a organização poderá ser auxiliada no processo decisório e entender onde estão os potenciais clientes, sua faixa etária, tipo de produto a ser mais procurado, tecnologias a serem utilizadas, entre outras informações.

Portanto, a área de IC é de extrema importância em virtude de seu trabalho de análise e entrega de materiais sobre os comportamentos tanto dos clientes como do ambiente externo, sendo relevante nas tomadas de decisão e melhorando os resultados da sua empresa.

Como a Inteligência Competitiva potencializa Soluções de Software - Examinando Informações

Conclusão

Levando em consideração que boas soluções demandam tempo e recursos para serem construídas, a Inteligência de Mercado (ou Competitiva) pode fazer com que a sua empresa tenha diversos benefícios, auxiliando no planejamento de processos, na implementação e no monitoramento das soluções de software.

A IC surge como uma boa opção para potencializar essas soluções, pois pode reduzir custos com retrabalho, além de oferecer melhor entendimento do cliente, prever as mudanças do mercado e definir melhor as estratégias, sendo capaz de oferecer vantagens em diversas variáveis que cercam o seu negócio.

Acredito que após esse texto, será possível perceber que no desenvolvimento de soluções de software, a Inteligência Competitiva é capaz de auxiliar e potencializar as tomadas de decisões. Portanto, esse maior entendimento do ambiente em que sua empresa está inserida, poderá contribuir na entrega de melhores resultados.

Links para Leitura

Vinicius Lima

Especialista em Inteligência de Mercado na GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Estudante de Administração, apaixonado por pessoas e inovações tecnológicas.
Fechar
1
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar?
Powered by