Siga-nos nas redes sociais

A Inovação Aberta, no inglês Open Innovation, é um conceito baseado em práticas de organizações inovadoras que promovem uma grande abertura e integração de empresas para a aplicação de ideias internas e externas.

Por meio de espaços inovativos ou equipes remotas, essa metodologia surge como uma forma de incorporar produtos, metodologias e tecnologias, buscando acelerar a inovação em empresas.

Essa prática passou a ser vista pelas empresas como um canal de compartilhamento de conhecimento entre as diversas organizações, e também, uma auxiliadora na hora de desenvolver ideias e soluções transformadoras para seus clientes.

O mais incrível da Inovação Aberta é perceber que, empresas que trabalham com ramos extremamente diferentes, podem se ajudar e ter insights criativos em conjunto. Como no caso da L’oreal, que ajudou a desenvolver um sistema de controle de clima que hidratava e evitava o ressecamento da pele, para um carro da Renault.

E o objetivo é realmente este, criar novas soluções e produtos que atendam melhor o público. Quando uma empresa se abre para o mercado, buscando conhecê-lo de uma forma mais abrangente e dando atenção às diversas inovações que estão surgindo, ela está sujeita a alcançar o sucesso mais rapidamente.

A necessidade de inovação por parte das organizações é real, e por este motivo, essas alianças estratégicas têm ganhado ainda mais espaço. Nesse artigo, você vai entender como a Inovação Aberta pode potencializar o seu processo de criação e o desenvolvimento da sua empresa em geral.

Leia nosso artigo sobre Laboratório de Inovação: Por que sua Empresa deve ter um

Como a Inovação Aberta pode transformar sua empresa O que é a Inovação Aberta

O que é Inovação Aberta?

Por muito tempo, diversas empresas mantiveram o seu centro de pesquisa e desenvolvimento dentro do seus organizações, onde a criatividade e novas ideias eram desenvolvidos em seus laboratórios, e recebiam investimentos focalizados para esse fim. As inovações que chegavam no mercado então, totalmente patenteadas, serviam para evidenciar os esforços da empresa, e afastando um potencial competidor.

Ao ver que esse modelo de inovação implementado em diversas empresas era fechado quando se tratava de geração de novas ideias e diferentes aplicações ou fechadas até mesmo para que outras empresas conhecessem seus defeitos e ocasionalmente pudesse ajudá-las, Henry Chesbrough, um importante agente de inovação da Universidade de Berkeley, revolucionou a ideia de que apenas grandes empresas com muitos recursos poderiam realmente inovar.

Em seu livro Open Innovation: The New Imperative for Creating And Profiting from Technology, Chesbrough evidencia que:

O conhecimento só é útil quando amplamente distribuído. Nenhuma empresa, não importa o quão capaz ou grande, poderia inovar de forma eficaz por conta própria

Na Inovação Aberta não são limitados os processos inovativos existentes dentro da empresa. O que acontece na verdade é uma espécie de criatividade colaborativa, onde existe o compartilhamento de todas as ideias, tanto entre as empresas, quanto entre os colaboradores, fornecedores e em alguns casos, de concorrentes.

Essas práticas evidenciam ainda mais uma cultura de inovação dentro da empresa. Mas isso não quer dizer que não são mais necessários os profissionais de P&D dentro da organização, eles continuam sendo muito importantes, porque são eles que definem quais serão as ideias que serão escolhidas, e que serão refinadas e implementadas dentro da empresa.

Quando os esforços de inovação de uma empresa são modificados, e se tornam abertos, a redução de custos de pesquisa e desenvolvimento acontece, e isso sem abrir mão de crescimentos já relacionados com a inovação. Nesse cenário, a Inovação Aberta é uma nova alternativa para empresas que desejam adotar uma nova estratégia de inovação, que agregue valor a suas atuais práticas, e ainda diminuam seus custos.

Por que a Inovação Aberta é importante para o seu negócio

Ninguém faz nada sozinho. Mesmo que você tenha habilidades ou uma alta capacidade criativa, as ideias, para que sejam refinadas e consigam ser bem desenvolvidas, precisam ser compartilhadas. Nesse sentido, os próprios consumidores podem ajudar muito nos processos de canalização das diversas ideias sobre um produto ou serviço em desenvolvimento.

E a Inovação Aberta possibilita justamente isso, a participação externa de diversas partes interessadas na criação e desenvolvimento desse produto ou serviço. Além disso, a aderência desses produtos no mercado aumentam significamente quando existe a cocriação, o que consequentemente gera bons resultados em suas vendas.

Como a Inovação Aberta pode transformar sua empresa Por que a inovação aberta é importante para o seu negócio

A cocriação permite que o desenvolvimento de produtos que atendam seus usuários sejam realmente efetivos, além de ser um grande suporte para que a inovação possa ganhar mais força. É através dessa parceria e troca de ideias, que diversas dores e problemas já antigos, podem ser solucionados muito mais facilmente. São várias cabeças pensando, de diferentes áreas e diferentes perspectivas.

Com essa metodologia, existe grande potencial de transformação dentro da sua empresa, não só de cultura, mas também financeiros. Com laboratórios específicos de inovação, as empresas podem crescer exponencialmente, diminuindo os seus altos custos investidos em inovação, que nem sempre são satisfatórios.

Muitas organizações, como o LEGO, já adotaram esse modelo de compartilhamento inovador e conseguiram obter grandes resultados. Com o LEGO Ideias, que é uma plataforma onde seus usuários podem enviar suas ideias, todos os outros usuários podem contribuir, visualizando essas ideias, e apoiá-las ou descartá-las. É através dessas interação de milhares de potenciais clientes, que os produtos do LEGO podem ser desenvolvidos com mais eficiência.

Essas práticas de aberturas colaborativas e onde ideias podem ser exploradas, são então uma nova forma que as organizações têm de reafirmar a cultura de inovação existentes nelas. Quando uma empresa é transformada pela inovação, não há outra opção a não ser continuar fomentando essa inovação.

Mais que se abrir para a contribuição desses agentes externos nesses processos internos de uma organização, é preciso traçar estratégias efetivas que façam sentido para o nicho de mercado em que a empresa está inserida.

Vantagens da Inovação Aberta

A Inovação Aberta oferece inúmeras vantagens para empresas que buscam por uma melhor performance em seus ambientes. Embora as ideias sejam cocriadas e colaborativas, elas podem oferecer algumas vantagens competitivas diante do seus concorrentes.

Mas eu preciso dizer que essas vantagens estão muitas vezes ligadas ao modelo de gestão já implementadas e ativas em suas organizações. Além disso, existem muitas vantagens, como:

1. Lucro

A Inovação Aberta oferece também vantagens sobre a lucratividade do negócio, não só diminuindo os custos, mas desenvolvendo novas fontes de rendas para a sua empresa. Dentro dessa lucratividade, podemos colocar também o tempo. Nessa prática, são encurtados também o tempo direcionado para a pesquisa, e se “tempo é dinheiro”, aqui está um ótimo exemplo de lucro.

2. Vantagens competitivas

A criação de novos laboratórios de inovação podem significar para sua empresa uma enorme vantagem competitiva. Como eu disse logo acima, embora o conceito de Open Innovation seja de compartilhar ideias inovativas entre uma empresa e outra, essa iniciativa pode com certeza te colocar muito à frente do seu concorrente, porque é no momento em que você oferece uma proposta de inovação, é que sua empresa se torna mais evidente no mercado.

3. Diminuir os riscos da inovação

É justamente com a possibilidade de ampliação de ideias e de novos conhecimentos e oportunidades que a Inovação Aberta oferece, são encontradas soluções mais rápidas e óbvias para potenciais riscos. A partir de diferentes pontos de vistas, conhecimentos e o know-how, é que muitos riscos técnicos sobre inovação podem ser amplamente reduzidos.

4. Potencializar modelo de negócios

Como a Inovação Aberta pode transformar sua empresa - Potencializar modelos de negócios

Um modelo de negócio tem a proposta de gerar valor para uma organização e consequentemente para seus clientes. Nesse sentido, a Inovação Aberta configura um impulsionamento sobre o modelo de negócio implementado em sua empresa, possibilitando um maior destaque em seu nicho de mercado.

Conclusão

Com uma visão disruptiva, por meio de laboratórios de inovação, a Inovação Aberta pode transformar não só uma empresa, mas todo o espaço onde ela está inserida. É por meio dessa abertura que novos produtos e serviços podem ser desenvolvidos, potencializados pelo uso da tecnologia.

Com uma cultura organizacional transformadora, essa metodologia significa uma mudança de como as pessoas veem a empresa e seu ambiente. Organizações que desejam reduzir seus custos custos operacionais, como P&D internos, a Inovação Aberta surge como uma boa opção de investimento em contratos e parcerias externas.

Acho que deu para compreender a grande importância de um novo olhar para a inovação de forma aberta, e o quanto ela pode contribuir para a transformação e o crescimento da sua empresa. E como você tem criado formas para que as ideias tenham espaço em sua organização?

Links para Leitura

Vídeos para saber mais

1. 50 empresas que mais inovaram em 2018

2. Progressive Web Apps: O que é PWA?

Priscylla Silva

Especialista de Marketing na GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Jornalista, apaixonada por Marketing e uma grande fã de inovações tecnológicas.
Fechar