Siga-nos nas redes sociais

A Hospedagem gerenciada já é um sucesso, principalmente entre donos de sites em WordPress. Muito desse sucesso é resultado da popularização do serviço de hospedagem VPS e dedicada.

Como o mercado manda, nada faz sucesso sem ter suas vantagens. Pois bem, a hospedagem gerenciada tem grandes vantagens, soluções e diferenças com relação a uma hospedagem não-gerenciada. E, diferentemente do que se imagina, o gerenciamento de hospedagem é uma solução tão atraente para quem não está familiarizado com gerenciamento de servidores, quanto para quem está.

Como se sabe, o WP é uma plataforma plena, com painel repleto de recursos, um repositório com milhões de downloads e uma comunidade que cresce a cada minuto. Cuidar da infra e do host pode se tornar um grande desafio para quem está familiarizado com esse tipo de serviço, e muito mais para quem não está. Mas este artigo tem um foco ainda mais específico, a hospedagem gerenciada para sites WordPress. 

O que é hospedagem gerenciada?

O termo “gerenciamento” é perfeito para esse tipo de serviço prestado. Quem usa ou está em busca desse modelo de serviço precisa de alguém que fique de olho em segurança, estabilidade e performance para seu host. E quer contar com uma assistência personalizada para a infraestrutura de dados do seu projeto digital. Esse serviço cria uma comodidade extrema para empreendedores digitais de vários tipos, pois a demanda é passada para especialistas. E por isso, muitas pessoas que administravam seu próprio servidor por ter facilidade em configurar ou por ter canais de tutoriais na internet, estão largando e optando pela hospedagem gerenciada.

Por que ter uma hospedagem gerenciada WordPress?

O WordPress, como já falamos, é uma plataforma completa que está em constante evolução. Ter alguém experiente, que consiga manter sua instalação WP sem problemas é um grande alívio. Assim, empreendedores digitais de todos os tipos que mantém seus sites em WordPress, podem focar em seus negócios.

Mesmo um desenvolvedor ou empreendedor experiente no sentido de hospedagem acaba demandando muito tempo cuidando da instalação. Para empreendedores com menor ou nenhuma expertise nesse ponto, as coisas se complicam mais ainda.

Imagine que você comanda a frente de vendas de uma loja e o depósito onde está o estoque. Com o crescimento dessa loja o depósito deve ser ampliado e você percebe que o seu trabalho quintuplicou em pouquíssimo tempo. A solução simples e óbvia é contratar um gerente para auxiliá-lo.

host-hospedagem-gerenciada-gobacklog-projetos-digitais

Agora lembre-se de que um depósito não é apenas um lugar para guardar sua mercadoria. Então imagine que você contrate um especialista em “depósitos”. Ele cuidará da segurança, colocará câmeras de monitoramento, controlará entrada e saída, irá te informar sobre problemas estruturais, necessidades de ampliação, etc. Da mesma forma, a hospedagem gerenciada WordPress serve para cuidar do “depósito” ou servidor. Enquanto você se concentrar em “sua loja”, ou seja seu site, ela cuidará de coisas como configuração, segurança, monitoramento e instalação de todas as atualizações necessárias para o bom funcionamento do servidor.

Quando devo usar uma hospedagem gerenciada?

Não sabe administrar um servidor ou deseja focar exclusivamente em seu site, o hosting gerenciado é perfeito para você.  São tantos os planos de hospedagem com essa característica gerencial que ficou fácil e muito mais barato contratar o serviço.

Uma solução atrativa para quem está começando em uma startup ou pequeno negócio digital e tem pouco dinheiro para investir é o VPS. O Servidor Virtual Privado (Virtual Private Server ) é uma opção de servidor em nuvem (cloud ) oferecido por empresas de hospedagem. A empresa contratada passa a ter controle do painel do seu WordPress e oferece suporte dedicado 24 horas por dia para atender suas demandas.

Mas lembre-se de que esse tipo de serviço funciona como um produto virtual, caso você necessite de alterações ou preveja mudanças repentinas, o suporte deve ser avisado. Assim, caso você queira mudar algo em seu site ou planeja uma promoção que aumentará exponencialmente seus acessos, a sua assistência ficará preparada.

Contratar uma hospedagem gerenciada ou contratar alguém que gerencie meu servidor?

As duas opções são viáveis, é preciso analisar e orçar o que melhor te atende. Cada projeto é um projeto e você deve estar ciente da relação custo/benefício de cada uma das opções.

Hospedagem gerenciada

Você tem medo de entregar seus dados a alguém? Não tema. Existe todo um protocolo de segurança que defende de invasões e vazamentos no caso desse tipo de serviço. O que você deve ficar de olho é se ao contratar uma hospedagem VPS ou dedicada, ela realmente é gerenciada. Existem milhões de opções de servidores em cloud que não incluem em seus serviços o bendito gerenciamento.

Gerente de servidor

Muitas vezes chamado como o “cara do TI”, esse profissional de sua confiança pode sim fazer o gerenciamento do servidor. Mas neste caso fica diretamente dependente de uma pessoa para resolver qualquer problema que possa surgir. Existem demandas específicas nesse tipo de serviço e pode ser que seu gerente não dê conta ou que você precise terceirizar o suporte.

Por que o serviço de Hospedagem gerenciada é uma boa opção?

Não dá para abraçar o mundo com as pernas. Buscar uma hospedagem com especialistas é optar por serviços que garantam benefícios valiosos. Ou seja, pagar para não ter dores de cabeça ou desperdícios de tempo e esforço. Confira a lista de alguns benefícios básicos que uma hospedagem gerenciada deve ter.

Estabilidade

A vigilância contínua de um serviço de hosting gerenciado é basicamente para impedir que o site “caia”. Esse serviço é especializado porque tem total foco, utilizando de diversas ferramentas para manter a instalação sempre online. Caso haja um possível problema em vista, ele é solucionado antes mesmo que o site “caia”. E, se mesmo assim o site cair, a equipe será rapidamente alertada para encontrar a solução o mais rápido possível.

vps-hospedagem-gerenciada-gobacklog-projetos-digitais

Um site pode cair por vários motivos e nem sempre estão ligados a infra proposta pela empresa contratada, por exemplo: múltiplos acessos, segurança, erro fatal no código ou erro de conexão. Todos esse possíveis problemas citados são monitorados pela hospedagem gerenciada para que não aconteçam. Caso acontecer, a empresa de hosting irá solucionar ou mostrar a quem contratou onde está o problema para que ela acione seu(s) desenvolvedor(es).

Segurança

Muitos dos problemas antigos de segurança em servidores foi solucionado com regras simples a serem seguidas. Por isso é tão importante que a empresa contratada fique no comando do painel, principalmente em se tratando de cloud-share (hospedagem compartilhada).

Para que o site entre em uma hospedagem gerenciada, ele deve ser confiável. Por exemplo, se o seu site for WordPress, o tema e todos os plugins devem estar atualizados e sem brechas de segurança. Mas não se preocupe, a partir do momento que a sua hospedagem estiver sendo monitorada e o painel na mão da empresa de host, ela ficará por conta de manter as atualizações e upgrades periódicos. Pelo menos é o que a maioria das empresas que oferecem esse serviço fazem, pesquise.

Para não onerar a contratante, grande parte das empresas que oferecem gerenciamento de hospedagem utilizam a certificação digital de segurança Let’s Encrypt que, além de confiável é gratuita.

Assistência

A internet não para e é por isso que serviços de hospedagens gerenciadas “de responsa” também não param. Uma empresa de hosting  séria disponibiliza um suporte de qualidade com canais diretos para o contato com o cliente. Além de realizar testes antes de subir alguma modificação ou atualização para o servidor. Ações como atualizar o tema e os plugins do site, acompanhar novas instalações, mudanças no banco de dados e instalação de melhorias influenciam na estabilidade da hospedagem. Caso o cliente realmente desejar uma nova implementação ou mudança no site, a empresa deve estar pronta para atendê-lo. Seja acompanhando o processo ou oferecendo serviços de suporte e manutenção que atendam o cliente.

Comodidade

Para oferecer o que os clientes buscam, como agilidade, segurança e estabilidade, muitas vezes é fornecido um canal direto para o contratante. Assim ele pode solicitar mudanças, alertar sobre aumentos de acessos repentinos, entre outras solicitações, de onde estiver e quando quiser.

Pense bem nisso, é como ter um time focado em manter sempre seu empreendimento digital em perfeito funcionamento na web.

E então, gostou da postagem? Não se esqueça de comentar, compartilhar e seguir a GoBacklog nas redes sociais.

Daniel Antunes

Fundador e CEO da GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de projetos digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Empreendedor, Investidor e Graduado em Sistemas de Informação, Pós-graduado em Engenharia de Software e também em Gestão Estratégica de Negócios e Projetos, com mais de 10 anos de experiência no mercado de internet.
Fechar