Siga-nos nas redes sociais

Você sabia que a hospedagem de site compartilhada pode ser útil para sua empresa? Na maioria dos casos, essa opção representará o melhor custo-benefício para seu negócio.

Neste artigo, você entenderá como surgiu esse tipo de hospedagem, como ela funciona, quais são os recursos disponíveis e as principais vantagens com as quais você contará se contratar esse serviço. Preparado? Boa leitura!

Como surgiu a hospedagem de site compartilhada?

Quando a Internet começava a se desenvolver, os profissionais que implementavam os serviços para as grandes empresas viram que a estrutura ficava, muitas vezes, sem uso, já que o acesso às páginas ainda era muito limitado.

Como a utilização era restrita, alguns profissionais pensaram em alugar parte da infraestrutura, uma vez que dificilmente era utilizada em sua plenitude, para um público que ainda não tinha condições de contar com a tecnologia, já que não tinha conhecimento ou poder de investimento suficientes para utilizar esses serviços.

Graças a essa ideia, nasceu o modelo de hospedagem compartilhada. Assim, a Internet compartilhada conseguiu se desenvolver e espalhar-se pelo mundo. Atualmente, profissionais liberais e até pessoas físicas podem ter sites, pagando valores acessíveis para que seus arquivos sejam armazenados nos servidores.

Como funciona?

A hospedagem compartilhada consiste na criação de contas para os domínios hospedados em um mesmo servidor (com capacidade enorme de processamento, além de elevado armazenamento), contando com os serviços típicos presentes nas hospedagens.

Usuários que tenham suas páginas em servidores compartilhados contam com todos esses serviços, que serão usados, de forma conjunta, com os outros clientes alocados no servidor. Para ficar ainda mais claro, você pode pensar em um prédio em que diversos moradores dividem toda a estrutura do local, mas contam com um espaço único para eles.

Dessa maneira, ao investir em uma hospedagem compartilhada, você usufruirá de diversos benefícios e serviços com outros usuários, que possibilitarão que seu site esteja no ar com todos os recursos de que precisa com um custo baixo, se comparado com outros tipos de hospedagem.

Quais são os recursos?

Diversos recursos estão disponíveis para sua conta, como:

  • sites;
  • FTP;
  • banco de dados;
  • disco rígido para guardar arquivos;
  • limite de transferência para que as pessoas acessem seus arquivos (transferência);
  • contas de e-mails;
  • controle de usuários;
  • segurança de dados;
  • ferramentas de SEO;
  • aplicativos já instalados (como Joomla e WordPress).

Quais são as vantagens da hospedagem compartilhada?

Contar com uma hospedagem compartilhada tem diversos benefícios para seu site. Veja, agora, alguns!

Preços acessíveis

A hospedagem compartilha tem um grande custo-benefício para a maioria das empresas. Em vez de pagar caro para contar com grande infraestrutura e tecnologia, você poderá investir apenas o necessário para colocar sua página no ar e administrá-la com qualidade e eficiência. Normalmente, esse tipo de hospedagem custa um quarto dos servidores dedicados.

Personalização

Ainda que você divida o servidor com outros usuários, seu site ainda contará com um painel de controle exclusivo. Assim, você poderá personalizá-lo e administrá-lo de forma fácil e rápida. O sistema de gerenciamento conta com vários recursos, como envio de arquivos dos mais variados tipos.

Eficiência

Um dos aspectos mais cruciais para sua escolha está na eficiência. Com a hospedagem compartilhada, você será capaz de escolher os planos em que tenha o espaço e a largura de banda necessários para o bom funcionamento do seu site.

Caso seja preciso, você poderá requisitar mais recursos para sua página. Além disso, caso seu servidor necessite de alguma manutenção, tudo será feito pelos administradores, evitando que você precise contratar profissionais.

Agora que você sabe quais são os benefícios de contar com hospedagem de site compartilhada, considere que esse tipo de hospedagem pode ser uma boa opção para estabelecer seu site e gastar menos. Dessa maneira, você poderá alocar seus recursos em tarefas que realmente demandam seu investimento e conseguirá ter mais vendas e lucros no seu negócio.

Leia agora como você pode otimizar seu site em WordPress e receber mais visitas. Esperamos por você!

Daniel Antunes

Fundador e CEO da GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Empreendedor, Investidor e Graduado em Sistemas de Informação, Pós-graduado em Engenharia de Software e também em Gestão Estratégica de Negócios e Projetos, com mais de 10 anos de experiência no mercado de internet.
Fechar
1
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar?
Powered by