Siga-nos nas redes sociais
  • Como as empresas estão cada vez mais competitivas, a demanda por soluções tecnológicas de qualidade está cada vez maior.
  • É preciso buscar profissionais que entendam a necessidade que sua empresa precisa, e quais as melhores tecnologias para você.
  • A solução de muitas empresas é o outsourcing de desenvolvimento, uma prática cada vez mais comum devido as suas diversas vantagens.

As soluções tecnológicas estão cada vez mais fazendo parte do cotidiano das empresas, modernizando os negócios e ajudando na evolução das empresas. Apesar de ser uma realidade, que poderia estar distante dos negócios, o outsourcing de software está se tornando cada vez mais comum.

Segundo o relatório State of Software Development, realizado pela Coding Sans para mapear as principais tendências do desenvolvimento de software em 2019, 66% das empresas terceirizaram o desenvolvimento de software no ano anterior.

Esse movimento também pode ser observado no Brasil. Atualmente mais de 60% das empresas brasileiras também terceirizam seus serviços na área de tecnologia. Ao apostar na terceirização, as empresas seguem uma tendência de inovação e se mantêm competitivas no mercado.

Apesar de suas vantagens, contratar uma empresa para ficar responsável pelo seus recursos tecnológicos requer atenção e cuidado. A empresa terceirizada precisa estar alinhada com os valores de sua empresa, e entender as suas demandas.

Preparamos um guia para ajudar você na escolha de uma empresa de desenvolvimento de software, expondo suas principais vantagens, e quais pontos você deve avaliar para fazer a melhor escolha para o seu negócio.

Porque contratar uma empresa de desenvolvimento?

O serviço de outsourcing prestado por empresas especializadas apresentam diversas vantagens para a organização, principalmente em relação ao serviço prestado e aos custos. Veja algumas vantagens que uma empresa terceirizada pode oferecer:

1. Soluções personalizadas

As novas empresas que surgem no mercado, estão cada vez mais exigentes com a tecnologia que usam em suas empresas. Não basta apenas entregar um produto ou serviço, mas é preciso se adequar às demandas do mercado, e é preciso oferecer algo que seja único e personalizado, com qualidade.

Assim como cada empresa de desenvolvimento trabalha com métodos variados, os projetos também devem ser diferentes, e adequados para a necessidade de cada empresa, com foco na estratégia de negócio de cada um.

Pela falta de flexibilização de muitas soluções prontas, as empresas acabam adquirindo vários softwares para setores diferentes, o que dificulta na gestão do negócio como um todo. Com isso, uma solução personalizada, garante a inclusão de todas as necessidades em uma única plataforma.

2. Profissionais altamente capacitados

Quando uma empresa não possui uma equipe interna de desenvolvimento, contratar e capacitar novos profissionais irá demandar tempo e esforço. Um serviço de outsourcing pode poupar tempo para encontrar esses profissionais, acabando com a necessidade de contratar novos funcionários.

Essa economia de tempo, se dá principalmente pelo fato, de que no Brasil há uma enorme defasagem no número de profissionais qualificados na área de tecnologia. Existe um déficit de 24 mil profissionais por ano.

E essa situação se estende por todo mundo. De acordo com dados do IDC, consultoria mundial para os mercados de tecnologia, o mercado de TI terá um déficit de 570 mil profissionais este ano, em todo o mundo.

Por isso, contar com uma equipe terceirizada, significa ter mais facilidade no acesso a profissionais especializados, com experiência no mercado e conhecimento técnico, sem precisar arcar com o custo extra de contratação e treinamento.

3. Atualização constante

Uma empresa que presta serviços de outsourcing de desenvolvimento de software deve estar sempre em constante atualização tecnológica, para sempre oferecer o melhor resultado a seus clientes.

Devido à maior experiência com a área de desenvolvimento, as empresas que já trabalham no ramo conhecem quais as melhores tecnologias do mercado atual, e estão sempre focadas no desenvolvimento de seus funcionários, para que eles estejam antenados nas tendências e realidades do mercado.

Ao apostar na terceirização, as empresas seguem a tendência de focar na inovação, deixando a questão mais complicada para as empresas de outsourcing. Em uma entrevista, Mike Souza, CTO da One Choice, complementa:

Hoje em dia, tudo precisa ser feito para ontem. Se uma empresa perde tempo para lançar um software ou produto, ela fica para trás.

Essa afirmação indica que é importante começar o quanto antes, não postergando a decisão de se iniciar um produto de software. Começar tardiamente leva a problemas como foco excessivo em prazo, o que consequentemente leva a resultados ruins.

Em uma pesquisa realizada pela Bain & Company, mais de 23% dos entrevistados disseram que a falta de inovação e sistemas de tecnologia da informação não tão atualizados também pode estar restringindo o crescimento do lucro.

4. Custos da terceirização

Contratar uma equipe de desenvolvimento própria pode trazer muitos gastos para a empresa, principalmente em relação a novos funcionários, já que há necessidade de pagar salários, encargos trabalhista, capacitação profissional.

E além da terceirização evitar essas despesas, ainda diminui os gastos com a infraestrutura necessária para se adequar aos novos funcionários, como máquinas e equipamentos, a até mesmo ao espaço físico.

Sendo uma das principais vantagens da terceirização, a economia mensal que uma empresa pode ter ao terceirizar pode chegar aos 30%, segundo alguns especialistas.

Outro ponto importante a se avaliar é que os custos com a terceirização é fixo, o que evita imprevistos e despesas não programadas para as finanças da empresa. Ao colocar no papel, investir em outsourcing oferece melhor custo-benefício do que concentrar internamente todos os serviços de tecnologia da informação.

5. Foco estratégico

O primeiro benefício a ser percebido da terceirização de uma empresa de desenvolvimento de software é a possibilidade de manter os gestores focados no core business, para que eles possam se dedicar integralmente à principal estratégia da empresa.

Como dito pelo professor da escola de negócios BSP (Business School São Paulo), Edison Kalaf, essa é a principal vantagem:

As atividades que dão suporte à empresa tomam tempo e energia. Ao terceirizá-las, o empresário consegue colocar foco no que realmente interessa.

Portanto, o core business é um fator decisivo para o crescimento da sua empresa. E, para que tudo aconteça da forma mais eficiente possível, é necessário que a empresa aproveite sua capacidade produtiva e conheça sua real capacidade de inovação.

O que é preciso avaliar na escolha de uma empresa de desenvolvimento de software?

Antes de escolher a empresa ideal para o seu negócio, é importante ter mente alguns fatores que tornarão a sua tomada de decisão mais fácil. Esses fatores servem para que você conheça as necessidades e limites do seu negócio, e procure empresas que correspondam ao que você precisa.

1. Defina o orçamento inicial disponível

Antes de começar a procurar qual a melhor empresa de desenvolvimento para o seu negócio, defina qual o seu orçamento inicial. Você precisa trabalhar com o que tem. Definir o orçamento mensal não só ajuda você a procurar uma empresa dentro desse limite estipulado, mas a definir também as suas prioridades.

É muito importante também saber separar o que está sendo gasto com investimento, e o que é gasto com despesas. Assim você terá maior controle dos custos, e não compromete as finanças da sua empresa.

2. Entenda as soluções que seu projeto/produto precisa

Existem diversas demandas que uma empresa de desenvolvimento pode resolver: melhorar um software já existente na sua empresa, criar um novo aplicativo, oferecer um novo serviço em seu site, gerenciar uma nuvem, etc.

Saber quais soluções o seu projeto precisa torna o processo de escolha mais fácil. Se você tiver determinado os problemas que precisa resolver, logo consegue passar as informações com maior precisão às empresas, e elas poderão aceitar ou não o seu projeto, de acordo com o trabalho delas.

3. Determine o melhor modelo de serviço

Outro fator a ser considerado é qual a sua intenção com aquele serviço adquirido, e como irá adquirir e manter aquele serviço por um longo período de tempo. Para a maioria dos projetos digitais, a empresa precisa de um suporte técnico para as tecnologias que ela utiliza.

As empresas de desenvolvimento podem trabalhar de diversas formas: entrega contínua, pacote fechado, suporte ativo, etc. São muitas variáveis que irão influenciar no tipo de relação que terá com a empresa, e em como ela será incorporada às suas atuais atividades.

Como escolher uma empresa de desenvolvimento de software?

Agora que você já entendeu o que precisa ter em mente para contratar uma empresa e quais as vantagens de contratar uma empresa de outsourcing de desenvolvimento, conheça os passos que deve seguir para não errar na escolha:

1. Não busque apenas tecnologia

A empresa que irá desenvolver os softwares para a sua empresa não deve focar apenas na tecnologia, mas também no mercado que está inserido. Entender quais as melhores tecnologias usadas no seu setor, seus principais concorrentes, e como ela fará você se destacar em seu segmento.

É importante que a parte técnica também esteja inserida no core business. O diálogo entre você e a empresa desenvolvedora será mais eficiente, e as soluções apresentadas pela empresa terceirizada farão mais sentido ao seu negócio.

As grandes empresas desenvolvedoras são aquelas que não pensam no seu trabalho apenas como uma entrega, mas uma boa oportunidade para que os dois cresçam juntos.

2. Cultura de inovação

Para uma empresa ser inovadora ela deve estar sempre em busca de aprimorar seus métodos e ferramentas de trabalho. Tanto nos processos já existentes, como nas novas ferramentas a serem implementadas.

Se a empresa de desenvolvimento demonstra esse compromisso desde o início, é mais confiável contar com eles para apresentarem soluções inovadoras e ideias que façam seu produto tecnológico útil ao negócio.

Porém, essa evolução nem sempre acontece na velocidade que deveria. De acordo com uma pesquisa da Bain & Company, mais de 50% dos executivos brasileiros acredita que, ainda que suas empresas falem sobre estratégias digitais, não as operam com rapidez suficiente.

3. Transparência na comunicação

Procure sempre empresas que mantenham uma boa comunicação com você. Isso é fundamental, principalmente nos momentos iniciais, que haja uma participação e colaboração das duas partes envolvidas nos processos.

Para confiar o seu produto e sua empresa a uma terceirizada, ela deve oferecer total transparência em seus processos, estando aberta para qualquer contato e duvida que surgir, além de estar aberta para dar e receber feedbacks.

4. Qualidade nas entregas

Muitos pensam em entregar o software mais rápido, sem se preocupar com a qualidade. Isso faz com que o produto volte para o cliente com diversos erros. Procure empresas que não foque em prazos de entregas ilusórios, mas sim aquelas que priorizam o produto final.

Outro ponto importante, é estar atento às fases de desenvolvimento da empresa, pois existem empresas que simplesmente sugerem rapidamente as condições e inicia o desenvolvimento, sem uma análise mais aprimorada do projeto.

Isso pode acarretar em vários problemas no futuro, como ter que reescrever códigos com erro, além de dificultar para a equipe de testes a análise do software. Segundo um relatório feito pela Project Management Institute (PMI), 14% dos projetos apresentam falhas em suas entregas.

5. Analise os case de sucesso

Os cases de sucesso são aquelas empresas que foram atendidas e obtiveram bons resultados com o trabalho realizado pela empresa de desenvolvimento, na implantação de um software. Então, sempre que tiver acesso a essas histórias, faça essa análise.

Tente ser criterioso, e busque saber o impacto do trabalho da empresa nesses negócios, veja quais áreas a empresa tem experiência, e se alguns dos trabalhados realizados pode ajudar você a entender melhor sobre como a empresa de outsourcing opera.

6. Fique atento ao contrato

Até os contratos mais simples podem conter brechas que podem causar problemas no futuro. Por isso, sempre mantenha o diálogo aberto com a empresa de desenvolvimento e veja se os termos fazem sentido para as duas empresas.

Dentro de um contrato de desenvolvimento, a definição do SLA (Service Level Agreement), que são os serviços que a empresa de desenvolvimento prestará, seja talvez a que mais vá impactar na eficiência e no sucesso dessa parceria ao longo do tempo. É importante que tenha definido os responsáveis pelas atividades, e as ferramentas que serão utilizadas para se alcançar os objetivos.

Conclusão

Com o crescimento de 4,8% já neste ano, podemos observar que o mercado de desenvolvimento segue cada vez mais aquecido. Segundo Ricardo Villate, vice-presidente da IDC Latin America, a economia mundial chegará à supremacia digital em 2023, quando mais da metade da economia global passará a atuar no mundo digital.

Mas apesar da necessidade crescente de investir em tecnologia, diversas empresas ainda cometem o erro de investir em softwares que não são necessários em seus negócios, ou investem mais do que precisam em produtos que não otimizam suas atividades.

Empresas de desenvolvimento estão sempre acompanhando o mercado tecnológico, e as suas tendências. Elas dominam as metodologias de desenvolvimento e gestão em softwares, como frameworks e diversas ferramentas de desenvolvimento.

Por isso é importante ter profissionais que entendam das suas necessidades e das tecnologias que você precisa, e que possam te ajudar a guiar corretamente seus investimentos, oferecendo os melhores serviços a você e sua empresa.

Links para Leitura

Eduarda Terra

Especialista de Marketing na GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Estudante de Economia na UFJF.
Fechar