Siga-nos nas redes sociais

Para tornar o entendimento mais completo e simples sobre diversos termos utilizados em nossas publicações, nesse post buscaremos explicar de forma bastante clara, para todos os nossos clientes, colaboradores e interessados em nosso trabalho, alguns dos principais termos utilizados nos Desenvolvimentos da Web.

Evitamos explicar termos que são amplamente conhecidos e focamos no que possuem maior incidência de dúvidas. Além disso, este glossário será expandido constantemente, na medida da necessidade. Confira!

Aplicativo

Resumo: Aplicativo, Application ou App, é um software encapsulado, geralmente desenvolvido para soluções mobile.

O aplicativo é uma tradução, da língua inglesa, da palavra Applications, em que abreviação é App. Ele é uma forma de colocar informações dentro de uma “caixa”. O Aplicativo é comumente associado aos dispositivos móveis (smartphones e tablets), mas é possível utilizá-lo também em versões desktop.

Basicamente, o Aplicativo é uma forma de acessar conteúdos, dados e funcionalidades de algum serviço ou produto de software dentro de um dispositivo portátil. As informações são comprimidas e são dadas uma interface dentro de um outro Sistema Operacional. No smartphone, você tem o App como uma forma de acessar essa informação separada de todo o resto.

Quando você está em uma página de web, por exemplo, é necessário digitar o endereço do Facebook para conseguir encontrar e ter acesso acesso à suas informações, já no Aplicativo você pode ter esse acesso facilmente, e ele está separado num contexto só dele.

Blog

Resumo: Blog é uma página da internet em que são publicados frequentemente conteúdos, em geral textuais, podendo seu foco ser para uso pessoal ou empresarial.

O Blog, ou weblog, são endereços virtuais compostos por publicações em ordem cronológica e são bastante utilizados para compartilhar diversas informações, ideias e pensamentos, como também uma ferramenta de trabalho. Basicamente, são páginas atualizadas constantemente e que operam na mesma base do site principal.

Hoje, não é preciso ser expert em HTML para utilizar e possuir um Blog, sua atualização é automática em alguns CMS. Um dos modelos de Blogs antigos mais conhecidos é o Blogger, uma das primeiras empresas que forneciam sistemas automáticos de publicações de blogs. A proposta sempre foi de que pessoas que não entendiam completamente sobre ferramentas tecnológicas, pudessem escrever facilmente.

CMS

Resumo: O CMS é utilizado para criar, gerenciar e publicar diversos conteúdos na web de forma bastante clara e simplificada.

O Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, ou CMS, assim como o nome já diz, é um sistema onde é feito o gerenciamento de conteúdo. O principal objetivo do CMS é coletar e combinar diversas fontes de informação. Através dele, ainda, é possível adicionar, editar ou excluir qualquer conteúdo publicado de um site.

O CMS é basicamente uma estrutura de web site pronta para ser preenchida com as informações ou conteúdos para compartilhar. Um bom exemplo de CMS é o WordPress, atualmente o mais utilizado no mundo. Nele existe uma grande facilidade ao criar e organizar conteúdos, bem como categorias, páginas e blogposts.

Plataforma

Resumo: Plataformas são ambientes que permitem que pessoas mantenham relacionamentos e interações, como por exemplo rede sociais e aplicativos.

A Plataforma, essencialmente, é baseada em interações. Ela é um conjunto de funcionalidades dentro de um lugar, que te oferecem algumas aplicabilidades. Você como usuário não apenas consome, mas gera conteúdo, interações e informações que são utilizadas para aprimorar sua experiência.

Alguns exemplos de plataformas totalmente interativas são:

  • Mercado Livre
  • Instagram
  • LinkedIn

Se o site pode oferecer apresentações sobre uma determinada empresa, a Plataforma pode oferecer os seus serviços. O Facebook, por exemplo, é uma plataforma de rede social, em que é possível interagir com outras pessoas, compartilhando informações, tendo diversas formas de interagir dentro dele.

Já o WhatsApp é uma Plataforma de chat, em que você conversa com diversas pessoas, cria grupos e interage de diversas formas. Mas o Facebook e o WhatsApp não são considerados sites, por mais que você consiga acessá-los pelo navegador.

Se você procurar, por exemplo, encontrará o whatsapp.com que te trará informações sobre o que é o Aplicativo e quais são as suas funcionalidades, como uma espécie de informações de como funciona essa plataforma.

Mas se você acessar o web.whatsapp.com, você poderá ter acesso e utilizar o serviço, sendo este uma Aplicação web da plataforma. Portando, o site do WhatsApp oferece informações sobre o Aplicativo, o Aplicativo é uma plataforma, pois permite a interação e o web.whatsapp.com é uma Aplicação web que possibilita o uso do Aplicativo no navegador.

Portal

Resumo: Portal é um local onde é possível aglomerar diversos conteúdos e distribuí-los de forma estruturada e organizada, de várias fontes, presentes em um só lugar.

O Portal é um lugar onde você agrega informações. O Portal de notícias da UOL, por exemplo, é um agregador de informações. Neste Portal, existem diversos autores e pessoas que escrevem conteúdos dos mais variados assuntos, como política, entretenimento e economia.

No Portal, você poderia ter somente um blog sobre política, um blog sobre entretenimento e um blog sobre economia. Ao invés disso você tem um Portal, onde todos esses blogs estão dispostos de maneira lógica, com o objetivo de destacar e priorizar os conteúdo mais relevantes e não necessariamente os mais recentes. O agrupamento é realizado em um só lugar, com outras subpáginas lá dentro.

Embora toda essa estrutura, o Portal não é necessariamente algo muito grande. A diferença entre um Site e um Portal, por exemplo, é a grande diversidade e abrangência de conteúdo oferecidas pelo Portal, com uma complexidade maior na gestão e distribuição dos mesmos. Já o Site, são mais específicos, contendo informações e funcionalidades de algum serviço, produto ou empresa.

Site

Resumo: Site é um local na internet, acessado por um domínio, que tem o objetivo de expor informações institucionais de empresas.

Basicamente, o site é uma forma de apresentar uma informação na internet. Mas para que você chegue a essa informação, é preciso que você percorra um caminho. Nesse sentido, a URL é o endereço utilizado para acessar essa informação. Quando alguma empresa ou qualquer pessoa fornece esse endereço, é possível ter acesso à página em questão.

No contexto de tecnologia, o site é um meio de apresentar a empresa e o seu trabalho. De uma forma totalmente institucional, a empresa passa a visão do seu negócio. Nele é possível ter informações completas sobre a empresa, o que ela faz, onde está localizada e todas as formas de contato dela, assim como os serviços que ela presta.

Se a empresa for de serviços ou até mesmo de um produto, por exemplo, no site são apresentadas quais são as funcionalidades de determinado produto ou serviço que ela oferece.

Em geral, as pessoas associam tudo que é acessado por um navegador do desktop ou smartphone como um site. Internamente, entendemos que mesmo quando acessado pelo navegador, isso não automaticamente classifica a solução web como um site.

WordPress

Resumo: O WordPress oferece grande personalização, e é uma dos mais famosos CMS utilizados para gerar conteúdos na internet.

Como visto acima, o WordPress é um CMS e hoje é o mais popular do mundo para gerenciamento de conteúdo. Ele possui diversas funcionalidades, a maioria focada em gerenciamento de conteúdo. O WordPress é atualmente uma das formas mais simples e gratuitas de criar um site ou blog.

O WordPress possui código aberto, e isso significa que qualquer pessoa pode usar ou editar o código do WordPress de forma gratuita. Além disso, para criar um site ou blog no WordPress, não é preciso saber de programação ou até mesmo design para personalizar sua página. Existem diversos designs gratuitos disponíveis no WordPress.

Links para Leitura

Priscylla Silva

Especialista de Marketing na GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Jornalista, apaixonada por Marketing e uma grande fã de inovações tecnológicas.
Fechar
1
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar?
Powered by