Siga-nos nas redes sociais

Ter uma boa gestão do tempo no seu negócio é essencial para que sua empresa consiga aumentar a produtividade e resolver os problemas de forma prática e eficiente. Para que isso aconteça, entretanto, é importante que os colaboradores entendam bem o que o gestor deseja e coloquem o projeto em prática.

Neste post, você verá como as novas tecnologias são aliadas na otimização do tempo e como isso é importante para as empresas. Depois, conhecerá 3 ferramentas que podem revolucionar a forma da sua equipe trabalhar. Não perca!

Entenda como as novas tecnologias ajudam a otimizar o tempo

Um dos grandes desafios que as empresas enfrentam é a gestão do tempo dos funcionários. É comum ter tarefas atrasadas e colaboradores cansados e estressados. Esse problema de organização do tempo pode ser resolvido com adoção de ferramentas tecnológicas.

Com elas, sua equipe terá menos trabalho com tarefas desnecessárias e precisará refazer menos ações, ficando muito mais motivada. Assim, seu negócio poderá alcançar maior estabilidade e excelência.

Saiba a importância da gestão de tempo no trabalho

Com uma boa gestão, você só tem a ganhar. A seguir, veja as principais vantagens que seu negócio pode ter!

Menos retrabalho

Com um gerenciamento inteligente do tempo, você conseguirá identificar quais são as tarefas que consomem mais esforço e energia da equipe, além de verificar os momentos em que mais erros e falhas acontecem, diminuindo o retrabalho.

A partir do momento em que o gestor define os processos, as formas de otimizá-lo e quais ações podem ser aperfeiçoadas, a gestão passa a ser mais estratégica e com menos erros.

Menos estresse

Quando a gestão do tempo é bem realizada, a equipe sabe quanto tempo é necessário para realizar cada trabalho e quais são os processos exigidos para executá-los. Assim, os colaboradores ficam menos estressados e aprendem a gerenciar o tempo de forma mais inteligente.

Mais foco nas atividades importantes

Outra vantagem de fazer uma boa gestão é ter o foco nas tarefas que realmente são fundamentais para o bom funcionamento da equipe. Quando os colaboradores não fazem uma boa gestão, perdem tempo com ações que não são tão importantes para o andamento dos trabalhos.

Confira 3 ferramentas que ajudam na gestão do tempo

Confira, agora, 3 ferramentas essenciais para que sua empresa tenha uma boa gestão do tempo:

1. Pomodoro

Com a técnica Pomodoro, seu fluxo de trabalho pode ser dividido em blocos de concentração. Dessa maneira, você aumenta a agilidade do seu cérebro e estimula o foco no trabalho atual.

Para isso, você deve elaborar uma lista de tarefas a serem desenvolvidas durante o dia e dividir seu tempo em ações de 25 minutos (ou pomodoros), trabalhando sem parar durante esse tempo.

Quando o pomodoro acabar, você deve anotar o status do trabalho e fazer um intervalo pequeno de cinco minutos. Nesse período, faça alguma tarefa não relacionada com o seu trabalho. No quarto ciclo, faça uma pausa maior. Dessa forma, você conseguirá descansar sua mente e voltar com foco total.

2. Kanban

O Kanban, de origem japonesa, foi gerado na fábrica da Toyota. Eles precisaram modificar a forma com que a empresa era gerida. Foi inspirado em um sistema de organização de supermercados dos Estados Unidos, no qual as mercadorias eram recolocadas nas prateleiras depois que eram vendidas.

O termo remete a um tabuleiro. Ou seja, o sistema usa cartões em um quadro para que processos sejam acompanhados de maneira visual.

3. Matriz GUT

A Matriz GUT é uma ferramenta para ajudar a priorizar a resolução de problemas. Isso acontece com a classificação da gravidade, da urgência para resolução e tendência que a situação tem de piorar.

Dessa forma, você poderá se planejar estrategicamente ou usar ferramentas em conjunto, como a análise SWOT, ciclo PDCA, Diagrama de Pareto etc.

Com essas ferramentas, você conseguirá fazer a gestão do tempo de forma eficiente, além de identificar e resolver problemas com mais qualidade. Assim, os funcionários compreenderão a importância que eles têm para a empresa, diminuirão o estresse e a quantidade de refação.

Você gostou desse artigo? Compartilhe-o agora mesmo em suas redes sociais e ajude mais empresas a fazerem uma boa gestão do tempo!

Daniel Antunes

Fundador e CEO da GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Empreendedor, Investidor e Graduado em Sistemas de Informação, Pós-graduado em Engenharia de Software e também em Gestão Estratégica de Negócios e Projetos, com mais de 10 anos de experiência no mercado de internet.
Fechar
1
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar?
Powered by