Siga-nos nas redes sociais

Você sabe gerenciar equipes multidisciplinares? Como o mercado tem se tornado mais exigente, é fundamental que você saiba liderar seu time. Assim, você conseguirá tirar o máximo de cada colaborador, aumentando a produtividade e o lucro da sua empresa.

Neste post, você verá como as mudanças no mercado afetam a forma de gerenciar sua equipe. Depois, você verá quais são os papéis das equipes multidisciplinares nisso e as melhores dicas para você liderá-las. Boa leitura!

Entenda sobre as mudanças nas exigências do mercado

Em um mercado competitivo, as empresas precisam usar a mão de obra humana com sabedoria para que se destaquem. Hoje em dia, dificilmente uma única pessoa estará apta para resolver todos os problemas da organização, considerando os diversos aspectos da questão.

Por isso, a forma de gerenciar os colaboradores de uma empresa precisa ser revista, principalmente quando relacionada à gestão de projetos. É preciso criar um ambiente em que diversos profissionais possam relatar seus pontos de vista e propor soluções — uma ótima opção, nesse sentido, é ter uma equipe multidisciplinar.

Veja como funcionam as equipes multidisciplinares

Uma equipe disciplinar é um grupo formado por profissionais que têm conhecimentos específicos em suas áreas de atuação e que se unem para que a empresa cresça e alcance as metas desejadas.

Em ambientes tradicionais, normalmente, as discussões são tomadas por técnicos (que têm a mesma formação), com argumentações parecidas e a mesma lógica. Assim, todo o grupo é induzido a ver os problemas e soluções do mesmo modo.

Diferentemente disso, no ambiente multidisciplinar, as decisões contam com profissionais de áreas diferentes, conversando em uma linguagem distinta de seu ramo de atuação. Esse simples fato faz com que os profissionais tenham outra visão sobre suas crenças e motivações.

Ainda mais importante, na equipe multidisciplinar, existirão pessoas com conhecimentos, pensamentos e experiências diferentes. Assim, os momentos de criatividade da equipe serão maiores. Da mesma forma, as propostas para a resolução dos problemas terão caminhos diferentes. Tudo em prol do sucesso da empresa.

Descubra quais são os benefícios para seu negócio

Com os benefícios das equipes multidisciplinares, você notará que os problemas serão corrigidos de forma mais ágil e eficiente, além de aumentar a produtividade dos colaboradores. Quer mais? Veja outras vantagens:

  • menor dependência de fatores externos, já que o time é autossuficiente;
  • aumenta a criatividade;
  • aumenta o conhecimento geral da equipe;
  • cria pontos de vista diferentes para a resolução de um mesmo problema;
  • faz com que a equipe tenha maior motivação para trabalhar em prol do time.

Confira 3 dicas para gerir essa equipe

Veja, agora, 3 dicas úteis para você gerenciar essa equipe e realmente transformar as vantagens em lucro para seus negócios!

1. Definir papéis

Como você viu, as equipes multidisciplinares contam com profissionais de especialidades e perfis distintos. Então, é importante definir metas e funções para cada integrante. Assim, será mais fácil identificar as habilidades de cada um deles e evitar os conflitos que a desorganização gera.

Quando cada indivíduo sabe qual é o seu papel e suas atribuições, ele tem maiores chances de desenvolver seu trabalho de maneira eficiente, tendo foco naquilo que realmente é importante.

2. Fornecer de feedbacks

O feedback é uma poderosa ferramenta para motivar seu grupo. Respostas com qualidade, clareza e respeito fazem com que os profissionais elevem seu nível de atuação. Por outro lado, quando o retorno não é claro ou falta cortesia, os integrantes perdem a produtividade e a performance.

Com o feedback contínuo, cada participante verá a importância que tem na tomada de decisões e entenderá o que precisa fazer para colaborar ainda mais com a empresa. Um real trabalho em parceria!

3. Explorar o potencial de cada colaborador

Cada profissional é diferente, seja na sua formação ou em seu perfil. Por isso, o líder deve explorar as habilidades de cada um, fazendo com que atuem naquilo que fazem de melhor. Alguns são mais comunicativos, outros têm espírito mais inovador, enquanto outros têm visão analítica. Nenhum é melhor que o outro, e todos juntos são melhores.

Ao trabalhar com equipes multidisciplinares, será desenvolvida uma visão geral sobre as necessidades e problemas dos projetos. Dessa forma, a criatividade e a produtividade do seu time poderão florescer mais facilmente.

O que achou do conteúdo? Compartilhe este post agora mesmo nas suas redes sociais!

Daniel Antunes

Fundador e CEO da GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de projetos digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Empreendedor, Investidor e Graduado em Sistemas de Informação, Pós-graduado em Engenharia de Software e também em Gestão Estratégica de Negócios e Projetos, com mais de 10 anos de experiência no mercado de internet.
Fechar