Siga-nos nas redes sociais

Otimizar o gerenciamento da infraestrutura de TI é importante para que toda a empresa funcione bem. Com algumas dicas, sua equipe de tecnologia estará apta a criar as soluções mais efetivas e a ajudar os colaboradores a ter uma atitude menos dependente do setor.

Quer saber como isso funciona? Neste post, você entenderá o que é gerenciamento da infraestrutura de TI e o que deve fazer para otimizar a administração dela. Vamos lá!

O que é o gerenciamento da infraestrutura de TI?

Pode-se dizer que a equipe de gestão de TI tem a função de alinhar as estratégias do negócio ao uso dos recursos de tecnologia necessários. Por isso, esse tipo de ação envolve vários aspectos.

Nesse sentido, é comum que as empresas implementem um departamento específico para isso, como Suporte Técnico ou Help Desk. A principal função dele é auxiliar os demais setores e ajudá-los na adoção das melhores práticas tecnológicas.

Vale ressaltar que a equipe de infraestrutura não está preocupada apenas com o suporte pontual. Ela também fornece apoio para:

  • a resolução de problemas com a criação de soluções efetivas;
  • o desenvolvimento de ferramentas que ajudam a empresa a crescer;
  • a utilização de uma linguagem simples para todos os usuários e membros da diretoria;
  • o planejamento e o acompanhamento de métricas para que os processos da empresa sejam otimizados; e
  • o estímulo do crescimento individual de todos os colaboradores, evitando a dependência da equipe de TI.

Como otimizar o gerenciamento?

Quer otimizar o gerenciamento de infraestrutura de TI da sua empresa? Veja, então, as 4 dicas que preparamos para você!!

1. Utilização de softwares de monitoramento

Monitorar a infraestrutura é essencial para que o setor seja confiável e eficiente. Nesse processo, o gestor da equipe deve contar com softwares modernos, ocasionando um baixo investimento e apresentando um grande retorno para a empresa.

Com as ferramentas, o gerente do setor poderá ter uma visão ampla de todos os recursos tecnológicos que possui. Dessa forma, o uso dos equipamentos será mais eficiente, evitando novas compras — sem necessidade comprovada. Por isso, esse tipo de software é uma poderosa arma contra o desperdício dos recursos existentes na empresa.

2. Planejamento de ações com antecedência

Para que suas ações de TI sejam bem-sucedidas, elas devem ser planejadas. Dessa forma, longas paradas serão evitadas — mas mais do que isso: qualquer prática que interfira no gerenciamento de TI deverá ser realizada com cautela. Assim, erros e imprevistos serão evitados.

Dessa maneira, o gerenciamento e a confiabilidade da equipe melhorarão com o tempo. As ações adotadas serão mais modernas e eficazes (realizando uma melhor gestão do tempo), fazendo com que o gestor atue de forma estratégica.

3. Terceirização da infraestrutura de TI

Uma das grandes possibilidades de inovar em TI, sem ferir o orçamento, é a terceirização. As empresas contratadas oferecem vários serviços, além de contar com profissionais preparados. Assim, você terá a certeza de que o gerenciamento de infraestrutura será implementado com a tecnologia apropriada.

Você pode fazer um contrato com valor fixo, de acordo com todos serviços que serão efetuados. Dessa maneira, gastos tributários e previdenciários poderão ser cortados.

4. Investimento em um serviço de backup

Por fim, contar com um serviço de backup é fundamental para que os dados e as informações da sua empresa estejam em segurança. Um bom gestor de TI precisa ter um planejamento de backup adequado para que o setor seja eficaz e produtivo.

Após ver essas dicas para otimizar o gerenciamento da infraestrutura de TI, você está preparado para avançar com seu negócio. Comece planejando os primeiros passos que serão dados e quais você fará no futuro. Desse modo, será mais fácil para que todos os colaboradores comprem e incentivem sua ideia.

Quer receber mais dicas como essas? Então, siga-nos agora mesmo no Facebook, Twitter e LinkedIn e fique por dentro de todas as novidades. Esperamos por você!

William Oliveira

Sócio e Diretor de Operações da GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de projetos digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Empreendedor e Engenheiro de Software, já passou por grandes como Dafiti e Rocket Internet, onde morou na Alemanha e conheceu o gigante mercado de startups e sua cultura. Conta com mais de 10 anos de experiência, sendo 4 deles no Vale do Silício, onde ajudou a criar um produto do zero.
Fechar