Siga-nos nas redes sociais

No Brasil, mais de 82% dos jovens e adultos, de idades entre 13 e 59 anos, jogam algum tipo de Game. Seja no PC, console ou mobile, os jogos já fazem parte do cotidiano das pessoas, e existem diversas razões para isso.

Em um texto da VentureBeat, a autora traz uma visão do porquê os Games são tão amados, e as características que ela ressalta são a capacidade deles de trazer uma sensação de realização aos usuários, sua ação como desestressante e o poder de agir como uma válvula de escape da vida corrida do século XXI.

Os Games ainda podem trazer inúmeros benefícios para diversas áreas da vida. Além de ajudar pessoas a superar sua dislexia e reduzir o stress tão presente em nossos dias atuais, os jogos ainda podem contribuir para que as pessoas tenham um impulso em suas carreiras.

Existem habilidades exigidas nos Games que podem fazer toda a diferença na construção de uma carreira profissional. Em jogos de RPG, por exemplo, é exercida a capacidade de tomada de decisões, onde uma opção escolhida, tem o poder de mudar todo o seu percurso no jogo.

Isso é essencial para a vida de um gestor, que deve lidar com um ambiente caótico e cheio de variáveis como o mercado, onde uma decisão pode mudar todo o futuro de sua empresa, tanto positivamente, quanto negativamente.

Além disso, os Games podem atuar como motivadores e incentivadores de uma abertura a criatividade nos negócios. Alguns Games já foram inspiração para o desenvolvimento de Inovações. Na indústria armamentista, por exemplo, a mira automática e a granada semi programável foram inspiradas no universo dos jogos.

Por isso, diferente do que a mídia sensacionalista costuma nos mostrar, os Games podem trazer diversos benefícios para os jogadores, podendo levar valor educacional e criativo às pessoas, até mesmo, produzindo ensinamentos capazes de serem usados no ambiente profissional.

O que os games me ensinaram sobre negócios Gestão e planejamento

Rapidez e Foco

Um estudo de 2017, publicado na revista científica PLoS One, revelou que jogos onde as pessoas precisam traçar estratégias e que possuem diversos tipos de ações a serem realizadas, aumentam a flexibilidade cognitiva do jogador, melhorando a capacidade de tomada de decisões rápidas e ajudando na alocação correta dos recursos cerebrais em diferentes ambientes.

De uma maneira mais simples, podemos afirmar que Games de estratégia ajudam as pessoas a saberem lidar melhor com situações onde existem diversas possibilidades de ações e trazem mais facilidade na hora de tomar decisões de forma rápida.

Dentro de um ambiente frenético e que sofre a influência de diversas variáveis internas e externas, como uma empresa, a flexibilidade cognitiva pode ser uma característica de destaque nos profissionais. É necessário saber agir em momentos de incertezas, de maneira que o seu negócio não seja prejudicado.

Um exemplo disso é o Elifoot, um jogo que do tipo Manager, onde você gerencia um clube, cuidando de suas finanças, contratos de jogadores, salários, além de ter que traçar estratégias de jogo, atuando como treinador do time.

Embora o jogo acima seja realmente compatível com o universo empresarial, é importante destacar que todos os Games de estratégia auxiliam nesse desenvolvimento.

A Universidade da Flórida, por exemplo, ofereceu o 21st Century Skills em StarCraft, um curso que buscava alinhar as situações complexas que o jogo apresentava, com habilidades necessárias no ambiente profissional.

Além disso, os Games podem auxiliar no aumento do foco dos profissionais. Isso porque, para se conquistar algum objetivo em um jogo, é preciso concentrar-se nele, observando os acontecimentos paralelos ou buscando encontrar respostas em determinados pontos.

A necessidade de concentração pode ser observada em diversos tipos de Games, desde os mais clássicos, como Tetris, até os mais novos, como GTA. Ou seja, independente do que você gosta de jogar, se é RPG, aventura ou estratégia, é preciso saber focar para conseguir alcançar os objetivos do jogo.

Juntos e Shallow Now

O mundo é muito diverso. As pessoas são diferentes e possuem comportamentos e ideias distintas umas das outras. Dentro do ambiente empresarial não é diferente. É necessário saber lidar com as pessoas e ter a habilidade de trabalhar em equipe para poder gerenciar um grupo, fazer parte de um e criar parcerias com outras empresas.

Em um artigo escrito para a Forbes, Jacquelyn Smith, escreveu sobre as 20 habilidades necessárias para obter sucesso no trabalho, e todas elas, de alguma forma, dialogam com a necessidade de saber lidar com o outro. Desde ser cordial e educado, até a capacidade de saber ouvir e a assertividade na comunicação.

O que os games me ensinaram sobre negócios Juntos e Shallow now

Segundo Teri Hockett, executivo-chefe da What’s For Work?:

Ter a capacidade de se relacionar com os outros e compreender a sua posição ou ponto de vista, é crucial nos negócios

Essas habilidades também são exercidas nos Games. Em alguns jogos online, por exemplo, as pessoas são colocadas em um mesmo time de forma randômica, e você acaba jogando ao lado de pessoas de diferentes características, físicas e mentais.

E o mais interessante é saber que nenhuma dessas particularidades são importantes dentro do Game, e a capacidade de colaborar e trabalhar em equipe se tornam características muito mais necessárias e passíveis de atenção.

É preciso haver uma colaboração efetiva entre os jogadores para que os objetivos das missões sejam cumpridos, e isso sim é o que mais importa nessas situações.

Segundo Sam Mitchell, especialista em construção de equipes, os jogos podem agir como um ambiente de construção de laços com outras pessoas:

Quando as pessoas estão bem familiarizadas umas com as outras no ambiente do jogo, isso pode estimular amizades reais baseadas em interesses mútuos. […] Esta estratégia funcionou bem em um serviço de redação profissional, onde as pessoas precisam de fortes habilidades de trabalho em equipe

Todas essas características são muito necessárias dentro de uma empresa, principalmente dentro de Startups, onde as equipes costumam estar mais interligadas e com poucas pessoas. Um ambiente harmonioso é uma das chaves para se obter sucesso no mercado, pois uma equipe que caminha junta, transforma o trabalho em algo mais fácil e rápido de ser feito.

A comunicação também faz parte da capacidade de lidar com outras pessoas e da habilidade de trabalho em equipe. É ela que que vai direcionar o trabalho dos profissionais da sua empresa, podendo aumentar a produtividade e sucesso das tarefas executadas no seu negócio. Segundo Tim Eisenhauer:

A falta de comunicação também pode enviar uma mensagem forte

Não saber se comunicar com as pessoas pode demonstrar diversas outras falhas que estão acontecendo no processo de gestão. A maioria dos empreendedores se julgam bons comunicadores, mas continuam presenciando problemas dentro de suas empresas que não aconteceriam se esse diálogo fosse assertivo.

Segundo uma pesquisa realizada pela Project Management Institute Brasil (PMI), com 300 empresas de grande porte, apontou que em 76% das organizações pesquisadas o problema com a comunicação é o principal motivo pelo fracasso dos projetos.

Nos Games, essa característica pode ser estimulada de uma forma divertida e intuitiva, onde o diálogo com o seu time precisa ser assertivo e objetivo, para que todas as pessoas consigam conquistar o propósito final do jogo. Isso se intensifica quando as pessoas são colocadas em um grupo de forma aleatória, e você precisa ter um diálogo com pessoas totalmente diferentes e desconhecidas.

O que os games me ensinaram sobre negócios  Comunicação

Gestão de recursos

Dentro do ambiente empresarial, não existe espaço para a palavra “desperdício”, e por esse motivo, ter uma boa gestão de recursos é tão essencial para um bom desenvolvimento de um negócio, visto que ela se concentra na otimização e na eficiência de processos.

Para conseguir alcançar o sucesso em um projeto, ele deve ser planejado efetivamente, pensando em como esses recursos podem ser usados de maneira ideal. Para quem é acostumado com Games de estratégia, como Age of Empires, por exemplo, sabe que uma boa gestão é a chave para o alcance dos seus objetivos.

Para que crescimentos exponenciais realmente aconteçam, os investimentos dentro e fora da empresa precisam ser bem pensados e filtrados. Tempo e dinheiro são recursos escassos, e é preciso fazer o máximo com o que você tem.

Segundo uma análise, baseada em dados do Reino Unido sobre Startups, foi constatado que cerca de 44% das empresas fundadas em 2011 haviam falhado em 2014, sendo em 56% resultado de incompetência e má gestão de recursos.

Dessa maneira, a habilidade de gestão desenvolvida por alguns jogos são de extrema importância dentro do ambiente empresarial. E é preciso perceber que o gerenciamento não se limita somente a questões materiais, mas pode se estender a questões estratégicas e humanas.

O FIFA, por exemplo, embora muitos encarem somente como um Game de entretenimento, também possui diversas possibilidades dentro do jogo, que são capazes de estimular a sua capacidade de gerenciamento. O modo carreira explora as questões administrativas de um clube, fazendo com que você gerencie toda a equipe, alocando recursos e traçando estratégias.

Conclusão

Os Games podem fazer com que as pessoas exercitem diversas habilidades necessárias dentro de um ambiente empresarial. A capacidade de lidar melhor com as pessoas, trabalho em equipe, comunicação, planejamento estratégico e gestão de recursos são só alguns dos pontos que eles podem ajudar a desenvolver em seus jogadores.

Existem outras coisas que você pode aprender com os Games, como um idioma ou, até mesmo, perceber qual a sua vocação profissional.

É importante ressaltar que como tudo na vida, os Games também precisam de limites, e você não deve deixá-los controlar o seu tempo e atrapalhar o seu crescimento pessoal. Utilize os jogos para seu próprio benefício, independente do seu objetivo, se é profissional ou não, faça com que eles sejam usados para uma ferramenta de engrandecimento.

Links para leitura



Ana Antunes

Especialista de Marketing na GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Estudante de Economia na UFJF, apaixonada por inovação e tecnologia.
Fechar
1
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar?
Powered by