Siga-nos nas redes sociais

Por que tantas empresas estão oferecendo maior flexibilidade no trabalho dos seus funcionários? Porque dá certo e nós vamos mostrar como isso pode funcionar para você e para sua empresa.

Tudo evolui neste mundo e os modelos de trabalho não são diferentes. Com o tempo as jornadas rígidas de trabalho se transformaram no que podemos ver hoje em grandes empresas de sucesso. Elas estão optando pelo horário flexível para evitar desgastes desnecessários.

Problemas como deslocamento em grandes centros estão obrigando as pessoas a optimizarem o seu tempo para administrar melhor a vida pessoal e profissional. Mas, como podemos usá-la de maneira produtiva evitando que as pessoas se percam nesse processo de flexibilização no trabalho?

Como ter mais flexibilidade no trabalho?

É bom começar com uma avaliação da sua equipe para descobrir se todos tem perfil profissional para tais liberdades. Em seguida uma avaliação de desempenho e só depois fazer a transição para o novo modelo. Uma mudança assim certamente afetará seu colaborador, mas ela deve ser feita de maneira que não o faça perder rendimento no trabalho.

O horário flexível pode afetar algumas rotinas como reuniões na empresa ou não se adequar a certas funções como atendimento, administrativo e financeiro. Mas, com um bom relacionamento com os colegas, algumas ferramentas disponíveis e auto gerenciamento tudo dá certo.

Relacionamento

Este é um dos pontos que chamam mais a atenção dos gestores, muitas equipes que trabalham lado-a-lado geram grandes resultados para a empresa. É a máxima de que duas ou mais cabeças pensam melhor que uma, mas existem possíveis desgastes emocionais e desperdícios de tempo quando se trabalha muito perto.

Cabeças pensantes podem continuar se ajudando mesmo que não seja no mesmo horário ou local, trabalhando com foco e disciplina. O que nos leva ao próximo tópico.

Ferramentas

“_Precisamos nos reunir com toda a equipe para solucionar um problema de logística. A reunião será amanhã às 9h.
_Mas o Ricardo só chega às 11h.
_Sem problemas, avise ele e envie um e-mail com o link da teleconferência. Aproveite e envie para todos que não estiverem na sede nesse horário.”

Pronto, com a internet é fácil estar presente mesmo estando longe.

Além das aplicações de comunicação, temos dezenas de ferramentas de gestão do trabalho para manter toda a equipe inteirada de tudo que acontece na empresa. Ferramentas como: Trello, Slack, Pipedrive, Pipefy, Runrun.it e outras, podem ajudar bastante na sua empresa. Mas, caso o seu negócio seja muito específico e precise de algo exclusivo, há sempre a opção de contratar uma empresa especializada para criar uma ferramenta com a cara do seu negócio.

A GoBacklog trabalha 100% home office e oferece total flexibilidade no trabalho para seus colaboradores. Além de utilizar algumas das ferramentas citadas acima, temos também uma ferramenta própria para gerenciamento da produtividade e utilizamos da Técnica Pomodoro para manter o foco e a disciplina. Tudo contando sempre com o grande profissionalismo e auto gerenciamento da nossa equipe.

horario-flexibilidade-no-trabalho-gobacklog-projetos-digitais

Auto gerenciamento

Chegamos a outro ponto importantíssimo para que a flexibilidade no trabalho da sua empresa dê certo. Muitos gestores queixam-se de falta de disciplina dos funcionários, acreditando que nunca poderiam trabalhar de forma mais livre. Já pensou que a indisciplina ou insatisfação de um colaborador pode estar ligada diretamente com o ambiente atual de trabalho dele?

Ter que enfrentar trânsito, interrupções de colegas ou do telefone do setor podem criar um ambiente de trabalho massante e desgastante. Evitar a hora do rush ou o já conhecido horário comercial pode salvar horas preciosas para seu funcionário e uma disponibilidade diferente de tempo para seu cliente.

Mas lembre-se, um gerente assim como um chefe deve ser um líder e não um carcereiro. Um funcionário que só funciona sob estrita vigilância e cobrança constante merece mesmo um lugar na sua empresa? Cargos de liderança são para melhorar os processos e fazer a empresa crescer sempre. Com um bom processo no seu RH, além de melhorar as contratações, novas lideranças podem ser encontradas dentro da sua própria equipe.

Medidas para flexibilizar os horários da sua empresa

Nada como espírito de grupo na empresa. Para evitar dificuldades de gestão, questões legais, permanente dependência dos sistemas e recursos das telecomunicações, isolamento social dos funcionários, entre outros é preciso muita orientação para os colaboradores e até proibir o trabalho durante o tempo livre, quando adotam o horário flexível.

Para manter tudo nos conformes, mesmo com um novo modelo de tralho flexível, é necessário conscientizar seus colaboradores levando em conta a natureza da atividade e a maturidade de cada um.

Para qual tipo de empresas a flexibilidade no trabalho serve?

Todos os tipos de empresas podem flexibilizar seus horários, desde que criem e desempenhem um processo bem planejado, já no caso das funções e cargos a história é outra. Existem trabalhos operacionais que dependem de horários específicos para serem executados. Além disso, uma vez que a empresa opta por oferecer ao funcionário a flexibilidade no trabalho, ela deve respeitar caso o mesmo não queira ou não se adapte a tal modelo. No fim das contas o que vale é a produtividade, é isso que leva uma empresa adiante.tempo-flexibilidade-no-trabalho-gobacklog-projetos-digitais

Dezenas de empresas de sucesso já acataram a esse modelo de negócio mais elástico e livre, mas isso não quer dizer que o modelo só sirva para as gigantes. Startups, microempresas e até fabriquetas podem conseguir bons resultados com tais métodos. Como disse antes o que importa é que a transição seja benéfica ao seu colaborador, que você consiga mensurar o rendimento em busca de melhoras nos processos e que a produtividade aumente sempre.

Gostou do artigo, então comente, compartilhe e não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.

Daniel Antunes

Fundador e CEO da GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de projetos digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Empreendedor, Investidor e Graduado em Sistemas de Informação, Pós-graduado em Engenharia de Software e também em Gestão Estratégica de Negócios e Projetos, com mais de 10 anos de experiência no mercado de internet.
Fechar