Siga-nos nas redes sociais

Manter a produtividade em alta é uma tarefa desafiadora, principalmente com a correria do dia a dia. Existem inúmeras responsabilidades que precisam ser cumpridas, e muitas vezes é difícil alcançar a eficiência, seja no trabalho, estudos ou até mesmo na vida pessoal.

Geralmente não falta tempo, mas sim organização. Sem uma disciplina, toda essa correria pode acabar fazendo com que os afazeres se percam entre tantas outras. A organização é sem dúvidas o segredo para quem quer manter todas essas tarefas em dia.

Steve Jobs disse uma vez:

Você não pode impor a produtividade, você deve fornecer as ferramentas para permitir que as pessoas se transformem no seu melhor.

Se assim como eu, você é do tipo de pessoa que tem muitas ideias e até mesmo obrigações, e se não anotar ou guardá-las no mesmo instante, pode acabar perdendo tudo, eu tenho ótimas dicas para você se organizar melhor.

Listei então 11 ferramentas gratuitas (algumas com versões pagas), e que são essenciais para a organização de ideias, com o objetivo de simplificar, desde o processo de concepção dessas ideias, até seu refinamento. Confira!

Ferramentas Tecnológicas

1. Trello

Ferramentas para organizar suas ideias - Trello

Se você quer uma forma de obter todas as informações necessárias em um só lugar, o Trello é uma excelente ferramenta que pode te auxiliar muito na produtividade, combinando com sua rotina de trabalho. Ele possui um mural onde é possível visualizar todas as suas ideias de forma muito prática.

Com um quadro composto de listas, que te mantém organizado sobre o que está feito e o que ainda precisa fazer, por meio do fluxo de trabalho, ele é um excelente método para trabalhar em equipe e melhora muito a sua taxa de produtividade.

Disponível para Android ou iOS. Se preferir, você pode utilizá-lo também em sua versão web.

2. Asana

Ferramentas para organizar suas ideias - Asana

Com foco em produtividade nas tarefas, o Asana é uma ferramenta essencial para quem quer seguir o passo a passo de todo um planejamento feito, sem se perder no meio de tantas tarefas a serem cumpridas. E com ele, você pode ainda escolher e priorizar qual meta for mais urgente para você.

Nele, você pode adicionar ou atualizar ideias a qualquer momento e rapidamente. Além disso, o Asana te permite acompanhar e monitorar todo o seu trabalho ou anotações, dando o acesso a suas informações descomplicadamente.

Disponível para Android ou iOS. Mas você pode utilizá-lo também em sua versão web.

3. Evernote

Ferramentas para organizar suas ideias - Evernote

O Evernote é um aplicativo em formato de dashboard, que te ajuda a se manter organizado sem muita complicação ou esforço. Com ele você pode armazenar todas as suas informações e ideias, seja de suas redes sociais, computador ou seu celular bem mais facilmente.

Através dessa ferramenta de gestão de tempo, você tem ideias e projetos agrupados e priorizados em um só lugar. Outra grande vantagem do Evernote está na autonomia de organizar os documentos que você adicionou nele.

Disponível para Android ou iOS. Confira sua versão web.

4. Notion

Ferramentas para organizar suas ideias - Notion.os

Muito parecido com o Evernote, esse aplicativo oferece uma facilidade de organização muito grande, assim como a sincronização. Com ele, você pode ter uma experiência de se tornar mais produtivo no seu trabalho, reunindo todas as ferramentas necessárias do dia a dia, em um só lugar.

Particularmente, eu gostei muito do design e de como as peças foram construídas, de forma bem simples, o que torna essa ferramenta ainda mais fácil para utilizar. O Notion é utilizado pelo William Oliveira, CTO da GoBacklog, que indica essa ferramenta.

Disponível para Android ou iOS. Você pode ver a sua versão web aqui.

5. Google Keep

Ferramentas para organizar suas ideias - Google Keep

Você não quer perder aquela ideia que surgiu na sua mente de repente, só porque não tem nenhum lugar para guardar, não é mesmo? Uma ferramenta de anotações desenvolvida pela Google que facilita esse processo é o Google Keep. Ele ainda permite a sincronização automática com outros serviços do Google, como a Agenda, e você é notificado do que precisar e quando precisar.

Uma das grandes funcionalidade que com certeza pode ajudar muito quem vive sem tempo e precisa anotar textos grandes, é a capacidade do Google Keep em transcrever com muita facilidade e rapidez, um texto em uma foto, por exemplo, e transformá-lo em texto na ferramenta.

Disponível para Android ou iOS. Também na versão web, confira.

6. MindMeister

Ferramentas para organizar suas ideias - MindMaister

Além da possibilidade de compartilhar suas ideias em tempo real com toda sua equipe, com o MindMeister é possível organizar todas as suas ideias de forma que elas fiquem bem detalhadas, com fácil visualização e entendimento.

Os mapas mentais podem ser usados como grandes aliados na produtividade, tanto para estudos e trabalho, quanto na geração e implementação de novas ideias. Essa é sem dúvidas uma ferramenta para quem precisa organizar suas ideias de forma bem estruturada.

Disponível para Android ou iOS. Veja a sua versão web.

7. Nirvana

Ferramentas para organizar suas ideias - Nirvana

E por fim, uma outra ferramenta que tem o objetivo de te ajudar a manter o foco total no que precisa ser feito, o Nirvana têm a mesma base do Trello no conceito do Getting Things Done, também conhecido como GTD, que captura, esclarece, organiza, reflete e engaja, seja projetos ou ideias que você precisa organizar.

Neste sentido, o Nirvana estrutura e organiza ideias que você deseja executar a longo prazo, ou até mesmo a curto prazo, se assim preferir. Com este gerenciador de tarefas, certamente você terá muito mais produtividade em suas ações.

Disponível para Android ou iOS. Confira também em sua versão web.

Ferramentas Conceituais

8. Canvas

O famoso Canvas, apesar de ser uma ferramenta muito utilizada no planejamento estratégico de negócios, também pode te ajudar muito na organização das suas ideias. Ele trabalha na viabilidade das ideias de negócio, mas por ser muito bem estruturado, pode contribuir muito na construção e organização das suas ideias.

O Canvas é um mapa visual que contém 9 blocos, e em cada um deles, ajuda a gerar algum tipo de valor como proposta. Sabendo que, toda ideia, para que consiga ser bem desenvolvida, precisa oferecer valor, utilizar essa ferramenta é uma ótima opção para organizar suas ideias.

9. Matriz SWOT

Sendo uma metodologia que te ajuda a analisar cenários, a Matriz SWOT é uma excelente ferramenta para ter todas as suas ideias estruturadas de forma totalmente assertivas. Observando, com base em cada ideia, suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, você pode ter uma noção clara de como desenvolvê-las.

Organizar uma ideia é fazer também um planejamento. Com um quadro visual, que te permite visualizar amplamente todas essas ideias, combinadas com seus planejamentos, o seu desenvolvimento pode ser muito mais rápido e satisfatório.

10. 5W2H

Essa é uma ótima ferramenta para quem quer alinhar toda uma ideia ou projeto através de perguntas que podem direcionar a isto. E essa é justamente a proposta do 5W2H, que por meio das suas iniciais, respondem a perguntas como 5W: como, por quê, onde, quando e por quem. Já o 2H respondem: como e quando.

A cada resposta dessas perguntas, preenchendo uma checklist, é possível trazer um novo olhar para cada ideia e assim expandi-las, construindo todo um processo a partir delas.

11. BSC

Imagem: Wikipedia

Toda ideia para ser colocada em prática precisa de uma meta, uma estratégia, um objetivo. O Balanced Scorecard, ou BSC é uma ferramenta que propõe justamente isso. Através de uma gestão de estratégias, você pode construir e acompanhar facilmente toda a elaboração de suas ideias.

Ele ainda pode ser combinado a Análise SWOT e ao 5W2H, e uma das suas grandes vantagens está em em seus indicadores chaves de desempenho, que te ajuda a visualizar perspectivas cada vez mais diferentes sobre suas ideias.

Links para Leitura

Priscylla Silva

Especialista de Marketing na GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Jornalista, apaixonada por Marketing e uma grande fã de inovações tecnológicas.
Fechar