Progressive Web Apps (PWAs) são aplicações Web que buscam oferecer ao usuário a mesma experiência vivida em aplicativos nativos, sendo adaptável a qualquer tipo de dispositivo móvel ou desktop e também a qualquer rede.

Recentemente, postamos um artigo em nosso Blog que trazia diversas informações a respeito dos Progressive Web Apps, falando sobre o que são, suas aplicações, seu futuro dentro do mercado, suas tecnologias, e até três exemplos de empresas que adotaram a tecnologia e as vantagens que isso trouxe para elas.

O Google já definiu o PWA como confiável, engajante e rápido, e por esse motivo, muitas empresas têm adotado a tecnologia, para levar mais conforto para seus usuários. Além disso, eles conseguem atender diversos tipos de pessoas, inclusive aquelas que possuem uma baixa qualidade de internet ou aparelhos de baixo desempenho, por apresentar um baixo uso de dados móveis.

Pensando nisso, fiz uma lista com 21 exemplos de empresas que adotaram a metodologia PWA em suas soluções digitais e que têm recebido bons resultados como consequência.

Desenvolva a Solução que o seu Negócio precisa

1. Forbes

Exemplos de Progressive Web Applications -Forbes

No dia 07 de março de 2017, a Forbes, maior revista de negócios dos Estados Unidos, anunciou uma nova experiência Web para seus usuários, buscando aumentar seu número de leitores e seu engajamento. Eles aderiram à metodologia PWA e acabaram por se tornar um dos poucos editores de notícias digitais que utilizam essa experiência em seus sites.

Como disse Salah Zalatimo, vice-presidente sênior de Produto e Tecnologia da Forbes Media:

Reformulamos completamente nossa abordagem à inovação de produtos para que possamos responder melhor à maneira como nossos leitores estão consumindo conteúdo e lidar com as rápidas mudanças no mercado.

Resultados

  • Aumento de 43% nas sessões por usuário
  • 20% de aumento nas impressões por página
  • Aumento de 100% nas taxas de engajamento
  • 6x aumento no número de leitores que completam artigos

2. Tinder

Exemplos de Progressive Web Applications - Tinder

Um dos aplicativos de relacionamentos mais populares do mundo, Tinder, também oferece uma experiência PWA aos seus usuários. Sua versão web começou porque a organização buscava atingir outros mercados, levando seu serviço para outras plataformas.

O Tinder, atualmente, possui os dois tipo de aplicação, Nativa e Web, sendo que a última tem um custo de dados de 2,8 MB e a primeira exige um download de 30 MB.

Resultados

  • Os usuários interagem mais no PWA do que seus aplicativos nativos
  • Os usuários enviam mais mensagens no PWA do que seus aplicativos nativos
  • Os usuários editam seus perfis mais vezes no PWA do que na nativa
  • O tempo gasto na aplicação PWA é maior do que nos aplicativos nativos

3. AliExpress

Exemplos de Progressive Web Applications - Aliexpress

AliExpress é um dos sites de comércio online mais populares do mundo, e faz parte do grande grupo Alibaba. E, recentemente, ele lançou uma versão de seu ecommerce em PWA, o que tem mostrado resultados muito bons e interessantes para a organização.

Antes de adotar a metodologia dos Web Apps, o site do AliExpress não entregava uma experiência interessante às pessoas e, além disso, tentava converter quem o acessava em usuários de suas aplicações nativas, estratégia que mostrou não ter dado certo.

Resultados

  • Incremento de 104% nas conversões para novos usuários
  • 2x mais páginas visitadas por sessão
  • Aumento de 74% no tempo gasto por sessão

4. Pinterest

Exemplos de Progressive Web Applications - Pinterest

O Pinterest é uma aplicação de compartilhamentos de ideias através de imagens. Em 2018 eles lançaram um PWA, buscando melhorar sua performance em diversos países e promovendo uma experiência de maior valor aos seus usuários.

Depois de uma análise em seu antigo site, o Pinterest descobriu que sua experiência Web só conseguia converter 1% das pessoas que a acessavam, para as seu app nativo. Vendo esses resultados, era clara a necessidade de desenvolver algo que fosse mais rápido e mais engajante aos seus usuários.

Resultado

  • Aumento de 44% na receita de anúncios gerados pelos usuários
  • Aumento de 50% nos cliques no anúncio
  • Aumento de 60% no engajamento

5. Jumia

Exemplos de Progressive Web Applications - Jumia

A Jumia é o site líder de comércio eletrônico na África, e em 2016 ele trouxe uma experiência em PWA para seus usuários, buscando haver maior engajamento e maior adesão por seu público alvo.

Como o principal mercado da Jumia está na África Subsaariana, onde 75% das conexões móveis estão em redes 2G, o maior desafio que eles enfrentavam era entregar uma experiência rápida aos seus usuários. Por isso, o uso do PWA trouxe tantos resultado positivos para a plataforma, por sua capacidade de baixo uso de dados móveis.

Resultados

  • Taxa de conversão 33% maior
  • Taxa de rejeição 50% menor
  • 12X mais usuários versus aplicativos nativos (Android e IOS)
  • 5X menos dados usados
  • 2X menos dados para concluir a primeira transação
  • 25X menos armazenamento de dispositivo necessário

6. Ele.me

Exemplos de Progressive Web Applications - Ele.me

A Ele.me é uma aplicação chinesa de pedidos e entregas de alimento. Ela atua no território chinês, em cerca de 200 cidades, possuindo 260 milhões de usuários e 1,3 milhões de anúncios de restaurantes.

Eles começaram a trabalhar para transformar o seu site através da metodologia PWA no início de 2017, como foi publicado pela Vue.js. Em maio do mesmo ano eles lançaram o seu PWA, buscando entregar uma experiência de alto valor aos seus milhões de usuários.

Ele.me (maior plataforma de pedidos de comida online da China) está trabalhando para atualizar seu Web App para um PWA baseado em Vue

Resultados

  • Tempo de carregamento caiu em 11,6% nas páginas pré-armazenadas em cache
  • O tempo de carregamento diminuiu em média 6,35% em todas as páginas
  • O tempo de ter consistência na interatividade do usuário caiu para 4,93 segundos em uma rede 3G, no primeiro carregamento

7. Nikkei

Exemplos de Progressive Web Applications - Nikkei

Nikkei é uma das empresas de mídia autorizada mais populares do Japão, possuindo uma história de mais 140 anos de publicação. Eles possuem um portal online que, em novembro de 2017, foi transformado através da metodologia PWA.

O maior desafio enfrentado pela empresa era o aumento dos acessos do portal através de dispositivos mobile. Através do Lighthouse, uma ferramenta usada para analisar páginas da Web e seu desempenho, eles descobriram que seu site não era otimizado, o que causava uma demora de carregamento para diversos usuários.

É interessante perceber aqui que, diferentemente da Jumia, que atende uma região onde a Internet possui um baixo desempenho, a Nikkei atua em um país onde a conexão é extremamente rápida, sendo uma das melhores do mundo, e mesmo assim eles encontraram ótimos resultados com o uso do PWA.

Resultados

  • Aumento de 2.3 vezes no tráfego orgânico
  • 58% mais conversões (assinaturas)
  • 49% mais usuários ativos diários
  • Carregamento 75% mais rápido com pré-busca

8. George

Exemplos de Progressive Web Applications - George

A George é uma plataforma de vendas de vestuário online, líder no Reino Unido. A marca faz parte da ASDA Walmart e, ao perceberem um número crescente de acessos e o aumento das expectativas a respeito do comércio online, eles decidiram encontrar uma solução atualizada e otimizada para os seus usuários.

O problema foi solucionado através da implementação do PWA, que os fez se tornarem muito mais acessíveis e engajante para seus usuários. Eles adotaram uma abordagem concentrada no design, velocidade e funcionalidade para aumentar o número de conversão em dispositivos mobile.

Resultados

  • Tempo médio de carregamento de página 3,8 vezes mais rápido
  • 2 vezes menos taxa de rejeição
  • 31% de aumento na taxa de conversão
  • 20% mais visualizações de páginas por visita
  • Aumento de 28% no tempo médio de permanência no site a partir da tela inicial

9. Settled

Exemplos de Progressive Web Applications - Settled

A Settled é uma empresa imobiliária do Reino Unido que busca facilitar a venda e a compra de casas através de seus serviços. Analisando as métricas de seu site, a empresa percebeu que a maioria dos seus usuários o acessavam através de dispositivos mobile.

Por essa razão, foi necessário melhorar a experiência mobile dos seus usuários, buscando maior rapidez, confiabilidade e envolvimento. Além de oferecer tudo isso, o uso do PWA ainda fez com que a aplicação se tornasse mais fácil de ser usada e trouxe ótimos resultados para a Settled.

Resultados

  • 23% de aumento nas conversões
  • Aumento de 8% nas transações móveis
  • Redução de 13% nas taxas de rejeição
  • Redução de 14% no custo total por conversão

10. Pure Formulas

Exemplos de Progressive Web Applications - Pure Formulas

A Pure Formulas é uma empresa líder norte americana no setor de saúde e suplementos online. Como na maioria dos casos, os acessos ao site através de dispositivos mobile aumentaram muito e, pela falta de otimização da página, muitos usuários acabavam desistindo de suas compras e o número de conversão era baixo.

Por isso, a transformação do site para melhor atender os usuários era uma grande necessidade da empresa, sendo escolhido a metodologia PWA para garantir essa melhor experiência mobile.

Resultados

  • 14% de aumento nas conversões
  • Aumento de 9% no valor médio do pedido
  • 23% de aumento na receita por visita

11. BookMyShow

A BookMyShow é uma empresa líder no ramo de venda de bilhetes na Índia. Até mesmo antes deles aderirem a metodologia PWA, os acessos à plataforma eram feitos 85% por dispositivos mobile. E, pela falta de otimização, eles possuíam uma alta taxa de de rejeição e não entregavam uma boa experiência ao usuário.

Em 2017, eles decidiram transformar a sua plataforma através dos Progressive Web Apps, e ganharam uma ótima aderência ao mercado, aumentando o nível de rapidez e melhorando as questões relacionadas ao uso de dados e uso da memória dos dispositivos.

O acesso ao BookMyShow está disponível somente para a Índia e região, entretanto, suas métricas são incríveis e mereciam estar dentro desta lista.

Resultados

  • Mais de 80% de aumento nas conversões
  • Tamanho 54 vezes menor do que os aplicativo Android
  • Tamanho 180 vezes menor que o aplicativo iOS
  • Checkout em 30 segundos.

12. Lancôme

Exemplos de Progressive Web Applications - Lancôme

A Lancôme é uma empresa francesa de cosméticos, reconhecida internacionalmente. A empresa, analisando as métricas de seu site, percebeu uma maior conversão através da experiência por computador do que por dispositivos mobile. O problema disso é que o uso de aparelhos móveis só vêm crescendo e a tendência é ser maior do que o uso de desktops em praticamente todos segmentos.

Dessa maneira a Lancôme recorreu ao uso dos PWAs para diminuir as taxas de rejeição de usuários móveis, aumentando as conversões através notificações push e outros recursos.

Resultados

  • 17% de aumento nas conversões
  • Aumento de 53% nas sessões móveis no iOS
  • Aumento de 8% nas taxas de conversão em carrinhos recuperados através de notificações push

13. MakeMyTrip

Exemplos de Progressive Web Applications - Make My Trip

A MakeMyTrip é a maior empresa de viagens da Índia, possuindo cerca de oito milhões de visitas de usuários diariamente. O aplicativo nativo da empresa, embora seja completo e muito bem elaborado, não conseguia atender a todas as pessoas, já que a internet indiana é uma das mais lentas da Ásia.

Além da baixa qualidade da internet, as pessoas não têm acesso a dispositivos mobile topo de linha, fazendo com que o acesso a aplicativos nativos seja ainda menor. Por esse motivo, a adoção do PWA pelo MakeMyTrip trouxe diversos resultados positivos para a aplicação.

Resultados

  • Melhoria de 3 vezes na taxa de conversão
  • Melhoria de 38% nos tempos de carregamento da página
  • Aumento de 160% nas sessões de compras

14. Trivago

Exemplos de Progressive Web Applications Trivago

A plataforma de busca e comparação de preços de hotéis e periféricos, Trivago, possui uma história considerável dentro do ambiente digital. Tendo nascido em 2005, em uma versão beta, o buscador já é considerado o maior do mundo no seu segmento, possuindo cerca de 40 plataformas internacionais e recebendo 45 milhões de visitas todos os meses.

Com a expansão da plataforma para diversos países, o investimento em uma aplicação PWA foi a maneira que a Trivago encontrou para tornar a jornada dos seus usuários mais agradável e eficiente, independente do tipo de conexão que ele está usando.

Resultados:

  • 150% de aumento no engajamento
  • Aumento de 97% no número de clicks em oferta de hotéis
  • 67% dos usuários que acessam a plataforma offline, continuam quando ficam online

15. OLX

Exemplos de Progressive Web Applications OLX

A página de classificados online, OLX, é uma das maiores do mundo, estando presente em mais 40 países. Segundo suas métricas internas, cerca de 90% dos seus usuários acessam a plataforma através dos dispositivos mobile, e muitos por conexões 2g e 3g, como no OLX Índia.

Pensando em otimizar a jornada dos seus usuários, a OLX lançou uma aplicação em PWA. Ela não está disponível para todos os países, porém, já demonstrou grandes resultados positivos.

Resultados:

  • Aumento de 250% no reengajamento
  • Redução de 80% nas taxas de rejeição
  • Aumento de 146% na CTR (taxa de cliques) em anúncios
  • Redução de 23% no tempo gasto dentro da página

16. Housing.com

Exemplos de Progressive Web Applications Housing.com-min

A plataforma imobiliária Housing.com é uma das mais importantes da Índia, recebendo cerca de 50 milhões de visitas por ano. A empresa percebeu que a maior parte dos seus usuários possuía uma internet 2g ou 3g, e a performance que eles queriam ter, no ambiente online, não era atingida.

Por este motivo, a empresa investiu em uma aplicação usando a metodologia PWA, tornando a sua plataforma mais rápida, eficiente e confiável.

Resultados:

  • 38% de aumento na taxa de conversão
  • Redução de 40% na taxa de rejeição
  • Carregamento de página 30% mais rápido

17. The Washington Post

Exemplos de Progressive Web Applications The Washington Post

O The Washington Post é um dos mais importantes jornais dos Estados Unidos, com foco na política interna do país, ele possui a maior taxa de circulação na capital do país, Washington DC.

Em 2016, eles anunciaram que iriam se dedicar no desenvolvimento de um Progressive Web App, pois desejavam que as pessoas pudessem ler os seus textos mesmo se estivessem sem internet. Atualmente, há cerca de 1000 artigos disponíveis para a leitura diária no PWA, aumentando o engajamento dos usuários com o jornal.

Resultados:

  • Redução de 88% no tempo de carregamento
  • Aumento de 23% nas pesquisas de usuários que retornam em 7 dias

18. Petlove

Exemplos de Progressive Web Applications PetLove-min

A Petlove, fundada em 1999 como PetSuperMarket, é o maior Petshop online do Brasil. Para atender melhor seus usuários, devido a internet no país ser considerada uma das 10 mais lentas do mundo, eles lançaram uma aplicação em PWA, melhorando a performance do e-commerce e trazendo uma melhor experiência para os usuários.

Resultados:

  • Aumento de 2.8X no número de conversões
  • Aumento de 2.8X no tempo gasto no site

19. OpenSooq

Exemplos de Progressive Web Applications OpenSooq

O OpenSooq é uma das maiores plataformas de classificados online do Oriente Médio e Norte da África. Segundo as métricas internas da empresa, cerca de 86% do tráfego era recebido através de dispositivos mobile. Além disso, metade dos seus visitantes vinham através da Web e a outra metade do aplicativo nativo.

A taxa de rejeição na Web, para dispositivos móveis, era alta, e pensando em transformar essa situação, a empresa investiu em uma aplicação PWA, para otimizar e melhorar a qualidade do serviço entregue para os usuário.

Resultados:

  • Aumento de 25% no tempo gasto no site
  • Redução de 56% na média de tempo de download da página
  • 260% mais leads

20. Garbarino

A empresa argentina, Garbarino, atua no comércio a mais de 60 anos, vendendo eletrodomésticos, utensílios domésticos e eletrônicos em geral. Atualmente, eles também mantêm uma plataforma online, para atender as outras regiões da Argentina que não possuem uma loja física.

Observando os dados de acesso, e percebendo que 80% do tráfego mobile vinha do chrome, a empresa decidiu apostar em um PWA, transformando a experiência do cliente e melhorando os seus próprios resultados.

Resultados:

  • 27% de aumento na taxa de conversão
  • Diminuição de 9% na taxa de rejeição
  • Aumento de 35% de visualização de páginas por sessão
  • Aumento de 13% no retorno dos visitantes

21. Ola Cabs

Exemplos de Progressive Web Applications Trivago Ola Cabs

A Ola Cabs é uma empresa indiana que oferece serviços como compartilhamento de passeios ponto a ponto, serviço de carona, táxi e entrega de comida. A empresa atinge cerca de 100 cidades indianas e possui uma rede de mais ou menos 600 mil parceiros motoristas.

A combinação entre internet lenta, em diversas cidades atendidas pela Ola Cabs, mais um app nativo pesado, não era interessante. Era mais do que claro que a empresa precisava de alguma mudança para atender melhor os seus usuários, e o PWA foi como ela pode otimizar os seus serviços.

Resultados:

  • Aumento de 68% no tráfego móvel em locais com uma baixa conexão de internet
  • A Aplicação em PWA é 300x menor que um App Android e 500x menor que o App iOS
  • 20% dos usuários que utilizam o PWA, desinstalaram o App nativo

Bônus: Hextris

Exemplos de Progressive Web Applications - Hextris

Diferente das soluções mostradas acima, o Hextris não oferece um serviço, mas sim um entretenimento, visto que ele é um jogo que usa a metodologia PWA. O Hextris é uma nova versão do clássico jogo Tetris, e seu objetivo é conectar três ou mais blocos da mesma cor em um forma hexagonal.

Por não possuir muitas permissões, o uso do PWA se torna perfeito para ele, pois, além de entregar um jogo de qualidade, que funciona offline, ele ainda não pesa seu celular, se tornando muito mais interessante de ser acessado.

Links para Leitura

Progressive Web Apps: O que é PWA?

Ana Antunes

Especialista de Marketing na GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Estudante de Economia na UFJF, apaixonada por inovação e tecnologia.