Siga-nos nas redes sociais

Você está em busca de um parceiro para avançar com a sua solução digital. Pois sabe que uma parceria pode significar avanços e conquistas mais rápidas para sua empresa. A grande dificuldade nesse caso é saber em quem confiar e com quem contar no fim das contas.

Quando se tem uma startup, investidores, grandes empresas, aceleradoras, instituições financeiras e até mesmo outras startups podem se tornar parceiros que significam avanços ou retrocessos. Da mesma forma uma parceria mal feita no desenvolvimento de uma solução digital pode causar muitas dores de cabeça. Vejamos então como escolher melhor quem te acompanhará por esse caminho.

O melhor parceiro da sua solução digital

Não há como negar que o melhor parceiro que se pode ter é a sua equipe e você mesmo. Os demais serviços de desenvolvimento podem ser auxiliadores em questões especializadas. Mas é com a sua equipe e com a sua força de vontade que a sua empresa deve contar.

parceiro-1-gobacklog-projetos-digitais

Em algumas ocasiões, empresas de desenvolvimento alinham seu modelo de negócios tão bem com seus clientes, como se fosse uma equipe interna do contratante, só que com um endereço diferente. Vamos falar um pouco de como podemos encontrar tais parceiras.

1. Objetivos bem definidos e bem alinhados

Um dos motivos de grandes parcerias acabarem sem sequer terem dado certo é por estarem em direções contrárias. Você sabe o que está buscando para sua empresa, mas está sabendo explicar para o parceiro? Está sabendo defender suas ideias? E, principalmente, está sabendo ouvir? Certamente seu parceiro tem muito a oferecer. Mas se ele tiver uma visão diferente dos seus objetivos, todo o trabalho que fizerem juntos será em vão. Pense nisso e se organize.

2. Parceiros estão sempre por perto quando se precisa deles

No mercado de empreendedorismo digital, dificilmente seu parceiro estará desenvolvendo sua solução digital perto de você, pelo menos fisicamente não. Mas há diversas maneiras de se tornar mais presente nas ações e decisões que envolvem a sua marca.

Relacionamento

Lembre-se sempre que um parceiro não é uma posse. Entenda o que se passa na empresa dele também, entenda o seu modelo de negócio e aproveite o que ele tem a oferecer. Uma relação de parceria é uma via de mão dupla, onde ambos devem ganhar. Ter um relacionamento desde o primeiro contato com muita honestidade e transparência é sempre muito importante.

Ferramentas

A internet nos oferece formas diversas de estarmos sempre perto, mesmo que fisicamente distantes. Ferramentas de gestão como Pipedrive e Trello ajudam muito na hora de manter os processos de ambas as empresas alinhados. Outras ferramentas como Hangout e Skype podem ser muito útéis para reuniões e manter os objetivos no caminho certo. Já ferramentas como Slack e Whatsapp podem ser utilizadas para resolver questões rápidas que podem atravancar alguns processos.parceiro-2-gobacklog-projetos-digitais

3. O que cada um está oferecendo?

Uma relação de parceria no desenvolvimento de uma solução digital vai muito além de uma relação patrão/funcionário ou vendedor/cliente. Parceria é entender a situação do outro e oferecer o seu melhor.

Não digo que uma relação não deve ser lucrativa, ambos estão no empreendedorismo digital para ganhar dinheiro. Mas, quando um material solicitado pelo seu parceiro não é enviado, ou uma resposta demora para ser dada fica complicado. A inflexibilidade e o descaso pelo serviço do outro podem ser grandes problemas para uma parceria. Entenda seu parceiro e certifique-se que ele te entenda.

4. Entenda bem os investimentos e resultados

Se você tem uma solução ou um empreendimento digital, como uma startup por exemplo, é porque você quer ganhar dinheiro com isso. Muitas vezes buscamos parceiros porque são grandes ou de renome. O melhor parceiro é realmente aquele que entende sua colocação no mercado, seja ele grande ou pequeno. Bons parceiros são aqueles que não te deixam fazer besteira, mesmo que isso seja lucrativo para ele a curto prazo. Um bom parceiro é um bom amigo do seu negócio.

Você pode ter mil ideias mirabolantes e querer fazê-las todas de uma só vez. O verdadeiro parceiro em uma solução digital será aquele que além de realizar uma a uma com você, também te ajudará a escolher quais são mais importantes, quais te trarão melhor resultado e quais podem ser deixadas em segundo plano.

5. Modelos de negócios que se complementam

Você sabe o que quer do seu negócio e o que precisa de um parceiro. É bom entender também como funciona o negócio de quem te ajuda a desenvolver sua solução digital. Para uma startup, por exemplo, a realidade do mercado brasileiro é muito instável para se fazer grandes investimentos. Mas caso encontre um parceiro que consiga desenvolver bem, sem desmantelar o orçamento da empresa, ele já tem grandes chances de ter encontrado um grande parceiro.

Procure as empresas que podem te ajudar a fazer a sua solução digital acontecer. Não te empurrando, arrastando ou te abandonando pelo caminho, mas seguindo junto de você e com sua marca.

Espero que tenham gostado do artigo. Estamos sempre dispostos a ter novos parceiro. Não se esqueça de comentar, compartilhar e nos seguir nas redes sociais.

Daniel Antunes

Fundador e CEO da GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Empreendedor, Investidor e Graduado em Sistemas de Informação, Pós-graduado em Engenharia de Software e também em Gestão Estratégica de Negócios e Projetos, com mais de 10 anos de experiência no mercado de internet.
Fechar
1
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar?
Powered by