Siga-nos nas redes sociais

Escolher uma empresa de desenvolvimento de aplicativos não é tarefa fácil. Isso se dá pelas diversas variáveis que se aplicam ao processo. Do orçamento ao prazo de entrega, tudo é motivo de dúvidas quando se inicia essa jornada.

Além disso, existe a possibilidade de se contratar um freelancer ou chamar aquele amigo pra desenvolver. Com certeza essas opções não são soluções válidas para a maioria das empresas, pelo risco de não se ter um projeto entregue ou pelo risco da qualidade ser aquém da necessária.

Selecionei 9 dicas para você se basear nesse processo de escolha de uma empresa de desenvolvimento de aplicativos, para que você fique mais seguro na sua escolha e para que seu projeto possa ser um sucesso. Acompanhe:

1. Metodologia de trabalho

Escolher uma empresa por sua metodologia de trabalho é uma questão estratégica. Isso porque quando se contrata uma empresa de desenvolvimento de aplicativos, se está escolhendo um parceiro de longa data.

Por que isso? Pois um negócio digital não tem fim (quando dão certo). Eles estão sempre em constante evolução.

Considere a escolha como uma sociedade. Se você não gosta da forma como seu sócio trabalha, certamente terão problemas no futuro.

Nessa etapa procure entender se a empresa de desenvolvimento trabalha com escopo fechado ou aberto, como ela mensura a produtividade, etc. Tenha certeza que tudo isso irá impactar na geração de um bom produto.

Ter a certeza que seu projeto não foi deixado para última hora é importante para que ele não seja feito de qualquer jeito. Isso porque a pressa impacta na qualidade de desenvolvimento e do código.

2. Cases de sucesso

Conhecer os cases de sucesso da empresa de desenvolvimento de aplicativos é sem dúvidas uma das mais importantes etapas, isso se não for a mais.

Uma empresa com muitos cases, reconhecida, já teve sua metodologia validada e já aprendeu muito pelo caminho. Porém existe um custo nisso. Empresas com cases mais relevantes tendem a cobrar mais caro para o desenvolvimento de novos projetos.

Analise se vale a pena considerar empresas com menos reconhecimento, mas que possuem capacidade técnica, para executar seu projeto. Pode ser melhor para seu bolso.

3. Necessidades do seu projeto

Seu projeto precisa de uma tecnologia específica e que não é dominada por qualquer empresa? Então é a hora de buscar parceiros experientes nesse nicho de atuação, para ter a certeza de que tudo vai ocorrer conforme planejado.

Também pode acontecer o caso em que sua empresa não sabe exatamente quais tecnologias usar. Nesse caso o ideal é buscar empresas onde os líderes técnicos sejam referência, para que possam dar o direcionamento técnico correto.

Para avaliar isso, analise o blog, Medium e LinkedIn da empresa em questão e veja com quanta proficiência eles abordam assuntos de tecnologia. Isso ajudará a dar um norte na sua decisão.

4. Cuidado com as promessas de prazo

empresa de desenvolvimento de aplicativos prazo apertado

Seu projeto é complexo e seu prazo é apertado? Uma empresa prometeu entregar tudo na data que você estipulou? É melhor ter cuidado.

Como eu disse, a pressa é inimiga de um código bem feito. Pode ser que você pague para ter um aplicativo em um nível e receber ele em outro, todo quebrado e cheio de bugs. E o pior, é perigoso que você invista para atrair público e a solução quebre depois de lançada e seja preciso refazer muita coisa ou tudo.

Além disso, é preciso que você se policie em relação às alterações que irá querer fazer durante a execução do projeto. Quanto mais alterações solicitar, mais vai alterar o escopo inicial e mais o projeto vai atrasar.

Se você estiver lidando com um projeto de escopo fechado, isso certamente será um problema.

5. Fique atento às ofertas tentadoras

O valor está bom demais pra ser verdade? Desconfie. Bons desenvolvedores têm o seu valor e portanto não é possível fazer mágica em relação a isso. Algum lado vai sofrer.

Nesse caso é melhor juntar um capital para fazer algo bem feito, mesmo que um MVP, para que o projeto comece com o pé direito e você e sua empresa possam focar em outras questões.

Isso não sendo possível, esteja ciente da qualidade do produto que irá receber. Não crie expectativas exageradas quando o orçamento for baixo.

6. Saiba quem são os desenvolvedores

Saber quem irá compor a equipe de desenvolvimento é importante. Isso porque você poderá se garantir de que alguém com experiência irá assumir seu projeto ou que alguém sem muita experiência irá assumir, com alguém fazendo um processo de mentoria e acompanhando de perto o projeto.

Ambas opções são possíveis de entregar bons produtos. Alinhe isso com a empresa de desenvolvimento de aplicativos.

7. Peça para testar ao longo do projeto

Não deixar o projeto andar demais sem que você valide vários pontos é muito importante. Isso vale tanto para projetos de escopo aberto ou fechado.

O conceito de MVP é muito válido e é importante que você solicite isso à empresa de desenvolvimento de aplicativos.

Para novos projetos, muitas ideias novas surgem durante o desenvolvimento e algumas podem ajudar a tornar o produto melhor.

É importante entender, antes de mais nada, se essas alterações são must have ou nice to have. Ou seja, must have são alterações que irão tornar seu produto melhor definitivamente. O nice to have são coisas que irão torná-lo melhor, mas que se não fossem implementadas, não fariam tanta diferença.

Esses dois conceitos são essenciais para um bom MVP e irão evitar que você acrescente coisas demais antes de ter validado a ideia.

8. Analise bem o contrato

O contrato prevê multa em caso de não cumprimento de prazo? E o que acontece se o produto não for entregue?

Tudo isso é importante que seja verificado para que o dinheiro investido por sua empresa esteja bem alocado e também para evitar um litígio, caso haja algum problema.

Como os valores para desenvolvimento de aplicativos são relativamente altos, vale a pena investir em uma revisão de contrato por um advogado, caso sua empresa não possua um setor jurídico.

Aqui nesse ponto vale a máxima de prevenir é melhor do que remediar. Afinal, um projeto não entregue pode representar alguns empregos.

9. Tenha certeza que conseguirá manter o projeto

Como falamos aqui na GoBacklog, um negócio digital não tem fim, apesar de projetos digitais terem fim.

Entender esse conceito é importante, pois as atualizações são eternas. Sempre haverá algo para ser melhorado. Como exemplo, veja quantas atualizações existem de aplicativo no seu celular todos os dias. Essas atualizações são fruto do uso constante dos usuários, feedbacks e muito trabalho de desenvolvedores e outros especialistas.

Sabendo disso, é importante que você e sua empresa se planejem para conseguir manter a longo prazo um aplicativo. Isso envolve ter um business plan e uma execução de marketing para sustentar a entrada de novos usuários. Também é necessário saber de que maneira o negócio será mantido, como irá ser rentável.

Boas ideias não se vendem sozinhas e não porque são boas, você vai conseguir vender. É preciso ter toda uma estratégia para manter seu aplicativo. Isso envolve além de tudo, ter uma equipe competente.

Conclusão

Escolher uma empresa de desenvolvimento de aplicativos não é um processo fácil. Encontrar o parceiro certo é essencial para o sucesso do projeto, seja pelo desenvolvimento em si, seja pelo direcionamento e informações que ele irá fornecer.

Como eu disse, é uma parceria de longo prazo. Fazer a migração de projeto entre empresas pode ser difícil, por isso é necessário escolher com segurança e atenção.

Levantei neste texto questões que considero essenciais de serem analisadas e espero que você leve isso em consideração.

Na GoBacklog fazemos questão de nos envolver do planejamento da ideia ao desenvolvimento do código, para amparar o cliente e aumentar as chances de que o negócio terá sucesso. Sabemos da responsabilidade que paira sobre um decisor no momento de decidir qual rumo tomar no desenvolvimento de um aplicativo.

Se você está passando por esse processo, vamos conversar e entender como podemos lhe ajudar?

Amir Faria

CMO da GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de projetos digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Possuo vasta experiência em copywriting, SEO, gestão estratégica do Marketing e Inteligência Competitiva.
Fechar