Siga-nos nas redes sociais

Todo empreendedor, naturalmente, deseja que sua ideia ou seu negócio seja de muito sucesso. Mesmo com os desafios que existem ao empreender, o foco é o de sempre se manter relevante em um nicho de mercado em que ele está.

De forma bastante lógica, diversos empreendedores já compreendem a importância que a tecnologia têm para suas organizações. Segundo uma pesquisa realizada pela GSM Association, até 2020, o número de usuários conectados à internet aumentará em até 75%, isso a nível mundial.

Levando em conta que boa parte dos consumidores utilizam hoje da experiência mobile, Empreender Digitalmente se torna uma excelente estratégia organizacional de um alcance bastante democrático. O meio digital aceita qualquer empresa e pessoa que queira se arriscar, essa é a verdade.

O Empreendedorismo Tradicional segue, por muito tempo, uma linha em que empreendedores acabam replicando modelos já existentes de empresas, inovando pouco ou nada em muitos casos. Ou seja, na maioria das vezes, são abertas empresas que não tem uma visão de um negócio escalável, muito menos de abertura à Inovação.

Isso por si só não é um problema. O Empreendedorismo Tradicional sempre terá espaço no mundo dos negócios e a tendência é que ele tenha cada vez mais elementos digitais em sua operação. Ou seja, é Tradicional, mas aproveita o que há de melhor em tecnologia para alavancar suas vendas e reduzir seus custos.

Hoje, empreender está bastante ligado ao modelo de negócios no sentido de gerar uma oferta de valor. E essa é uma premissa básica para empreendedores que desejam ver seu negócio prosperar e se tornarem escaláveis.

Neste artigo, você vai entender melhor quais as diferenças existentes em empreender de forma Digital e a Tradicional, tratando de seus processos estruturais e organizacionais.

1. Processos

Diferenças de empreender digitalmente para o tradicional -Processos

Os processos realizados por Empresas Tradicionais requerem, em sua maioria, a dedicação de um profissional 100% do tempo para que ele aconteça. Sua execução e performance são lineares. Sendo assim, para se aumentar a produção, por exemplo, seria necessário multiplicar os executores.

Essas empresas possuem uma estrutura já consolidada desde a sua criação, onde as operações estão focadas em resolver os processos usuais do dia-a-dia. Em geral pouco ou nenhum tempo é dedicado para a reflexão e melhoria dos processos e propostas já existentes.

Já nas empresas que adotam modelos digitais, boa parte de seus processos são automatizados, e o seu foco principal está em entregar valor para o seu cliente. Com profissionais treinados para oferecerem um melhor serviço, os gestores buscam desenvolver processos que visam melhorar cada vez mais seus processos e produtos.

2. Comunicação

Diferenças de empreender digitalmente para o tradicional - Comunicação

A comunicação é considerada um dos pontos mais importantes para as empresas chegarem até o seus clientes. A principal base de comunicação das empresas Tradicionais, porém, sempre foi o uso de papel combinado com o básico do digital, utilizando apenas os famosos e-mails ou redes sociais de forma bem superficial. Com esse modelo de comunicação limitada, essa estratégia pouco surte efeito em seu objetivo.

As Empresas Digitais apostam em uma comunicação multicanal, em que os seus clientes têm diversas opções de canais de comunicação, sejam através das redes sociais, sites ou onde lhe for mais conveniente. O relacionamento com a organização é priorizado e muito mais facilitado.

3. Tecnologia

Diferenças de empreender digitalmente para o tradicional - Tecnologia

A tecnologia certamente é um meio facilitador para que os processos operacionais e organizacionais sejam otimizados. Nas Empresas Tradicionais existem muito pouco ou nenhum uso de Tecnologias. Empresas tradicionais como a Roche já modificam essa realidade investindo no uso de aplicativos em seus processos.

No entanto, boa parte dos processos automatizados nos Empreendimentos Digitais são graças à tecnologia. Através de soluções digitais desenvolvidas com foco na empresa, por exemplo, é trazido uma nova experiência para gestores que desejam conhecer e ofertar um melhor serviço para seus clientes.

4. Experiência do Cliente

Segundo uma pesquisa realizada pela New Voice Media, 58% dos americanos afirmam que nunca voltariam a usar os serviços de uma empresa novamente após ter uma experiência negativa com ela. Um dos principais pontos que difere uma Empresa Tradicional de uma Digital é a forma que ela enxerga o cliente.

Em muitas Empresas Tradicionais o foco na experiência do usuário é geralmente algo secundário. Diante disso, pouco importa se seus usuários estão tendo uma experiência boa ou ruim com seus produtos e serviços. Empreendimentos Digitais nascem com o objetivo de oferecer aos seus clientes, por meio de um serviço ou produtos, valores que são transformados em uma verdadeira experiência para o cliente.

Esse foco no cliente pode ser tanto algo natural, pelo objetivo natural de levar boas experiências aos consumidores, mas também faz parte da reação de ampla concorrência que essas Empresas Digitais enfrentam. Afinal, elas, em geral, concorrem a nível mundial com outras empresas.

5. Cultura Organizacional

Diferenças de empreender digitalmente para o tradicional - Cultura Organizacional

A cultura existente nas Empresas Tradicionais são de organizações já totalmente estabelecidas, algumas passaram de geração para geração, sempre com a mesma cultura seguida ano após ano. Nesse contexto, é muito difícil que alguns padrões dentro dessas organizações sejam modificados.

Mas o que precisa ser reavaliado são as mudanças mercadológicas que surgem a todo momento. E essas mudanças abrem espaços para que os Empreendedores Digitais, tão abertos às mudanças, transformem seus espaços em lugares que ofereçam ao mercado grandes ofertas de valores, para seus usuários e também colaboradores.

6. Produto ou Serviço

O que as Empresas Tradicionais oferecem para seus clientes passam geralmente por processos burocráticos, exigindo maior quantidade de trabalho, tanto para a produção quanto para a reposição desses produtos físicos (ou até mesmo serviços). O foco de gestores na maioria das vezes nem sempre é o cliente, mas a operação para a geração do produto.

No Empreendimento Digital existe a cultura de oferecer para o cliente a solução de uma dor específica de mercado através do serviço ou produto que é ofertado. As propostas das empresas são muito claras e elas em geral se especializam em resolver esses problemas.

7. Estratégia

Diferenças de empreender digitalmente para o tradicional - Estrategia

Empresas Tradicionais não possuem uma visão ampla de mercado, por isso, grande parte das suas estratégias estão em imitar seu concorrente. Por causa disso, o mercado não compreende qual a missão e os valores que realmente existem nessas empresas.

Já as empresas com culturas Digitais entendem que não basta lançar um produto ou serviço ao mercado, mas é preciso elaborar estratégias para conhecer melhor o seu cliente e o mercado em que o serviço está sendo inserido, demandando pesquisa e observando as metas alcançadas.

8. Inovação

Diferenças de empreender digitalmente para o tradicional - Inovação

Empresas Tradicionais geralmente são construídas sem um propósito claro, até mesmo para os fundadores. É normal que isso vá sendo construído na medida que a empresa vai evoluindo e se estabelecendo no mercado. Essa falta de propósito dificulta a própria inovação, por não ter um certo direcionamento.

A construção de um Empreendimento Digital se dá a partir de uma ideia que promete resolver uma solução de mercado, e no meio disso, são feitas validações por meio do MVP, para só então saber se o produto em que você busca oferecer pode realmente solucionar algum problema e obter o sucesso esperado.

Diante desse contexto, o mundo digital cresce em larga escala. Cada vez mais imersos num contexto digital, os empreendimentos precisam estar alinhados com o que o mercado pede. O mercado digital muda muito, e rápido. Por isso, é preciso se atentar às mudanças e se adaptar a elas a fim de continuar se destacando e gerando valor para seu público.

Links para Leitura

Priscylla Silva

Especialista de Marketing na GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Jornalista, apaixonada por Marketing e uma grande fã de inovações tecnológicas.
Fechar