Siga-nos nas redes sociais

O empreendedor digital já faz parte do nosso dia a dia, isso é inegável. Entre na sua conta do Facebook e certamente será atingido por um anúncio de alguma marca grande ou pequena. Uma marca que descobriu uma forma de te alcançar e de talvez chamar sua atenção.

Muitas dessas marcas, pessoas e empresas estão ganhando um bom dinheiro, quando não, uma grande bolada. Mas como é que faço para entrar no empreendedorismo digital? Vou ficar milionário fazendo isso? Como começo? É sobre essas e outras perguntas que esse artigo trata.

Empreendedor digital ganha dinheiro fácil na internet?

Deixando isso claro, vamos explicar melhor o porquê não existe dinheiro fácil na internet. É verdade que alguma pessoas ganharam bastante dinheiro nos primórdios da web. Mas isso é passado, os sistemas evoluíram e os mercados se encontraram. Hoje a melhor pergunta a se fazer não é se você vai ganhar dinheiro na internet, é se você não o irá perder dinheiro caso não comece a empreender digitalmente agora.

Inúmeras marcas grandes migraram seus negócios para a web e permanecem fortes no mercado. Algumas delas alcançaram ainda mais sucesso do que já tinham, mostrando que a integração do físico com o digital deu certo. Da mesma forma, temos as marcas extintas, que desapareceram por não se atualizar ou por não o fazer em tempo hábil.

De todas as formas, para quem está começando ou para quem já está na estrada, não existe uma caminho fácil. Mas para tranquilizá-los, mesmo que o caminho seja tortuoso, o fim dele é muito gratificante.

Como me tornar um empreendedor digital?

Antes de mais nada, você é um empreendedor? Sim? Isso é muito bom e significa que, se caso ainda não se esbarrou o mercado digital, certamente irá. A tendência lógica é que todos os negócios migrem seus modelos, tornando-se empreendimentos digitais.

As duas formas mais comuns de empreender na internet são: 1. Oferecer um produto ou serviço pela internet que tenha base seu conhecimento ou produção como: consultorias, atendimentos, produtos artesanais, etc. 2. Vender produtos dos outros, como afiliado ou parceiro.

Escolha o que fará, encontre seu nicho, busque um caminho que você conheça a respeito, defina para quem vai vender, escolha como alcança-los, construa sua audiência (isso é bem trabalhoso), venda. Por fim e não menos importante, mantenha o que conquistou e expanda.

Falando assim parece fácil, é claro que o processo está disposto de maneira bem simplista. Cada etapa exige muita dedicação, normalmente empreendedores digitais começam trabalhando em empresas digitais para “pescar” o que rola por dentro. Outra maneira é criar sua empresa de forma mais embrionária, como uma startup, por exemplo.

Já estou pronto para empreender digitalmente

Tem certeza? Ótimo! Saiba que ter parceiros de qualidade é um passo ótimo para o seu negócio. Afinal, não se vai longe caminhando sozinho. Mas se você já sabe o que quer fazer na net e planeja o fazer o mais rápido possível é bom se ligar no que é tendência da web nesses tempos:

  1. Ferramentas tecnológicas simplificadas: Já reparou a quantidade de plataformas tipo “faça você mesmo” estão aparecendo por aí? Aposto como você já viu anúncios que diziam coisas como “Crie seu próprio site”, “Aprenda inglês sem sair de casa” ou “Faça seu próprio app”. Estas inovações tecnológicas facilitam a vida de leigos e fazem um grande sucesso no mercado.
  2. Soluções móveis: Você tem um celular? Ele te ajuda no dia a dia? Então ele pode ajudar ainda mais. A solução que você criar, o produto que você vender, o serviço que você prestar, deve estar na mão do seu cliente. Seja por meio de um aplicativo móvel, uma aplicação web ou um site responsivo. É muito importante que o seu negócio esteja ao alcance do cliente. Imagine o seu negócio oferecendo esse tipo essa possibilidade?
  3. E-commerce: Lojas online não são novidades, mas é impressionante o quanto esse mercado ainda cresce. A tecnologia expande e o mercado de venda online também, não ignore a força do e-commerce.

Conclusão

Não há mais como fugir do mercado digital, o mundo é digital. De grandes marcas como: Americanas e Ponto Frio, que se tornaram digitais, até Dafiti, Wine ou Submarino que já nasceram digitais, a importância de colocar seus negócios na web é inegável. Você tem a escolha de abraçar e aprender com essa nova forma de fazer negócio ou ser forçado em algum momento a fazer parte.

A GoBacklog é uma startup 100% digital, funcionando com uma equipe especializada, totalmente home office. Desenvolvendo soluções para empreendedores que desejam um algo mais em seu projeto digital.

Gostou do conteúdo, não se esqueça de curtir e compartilhar. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe um comentário. Um grande abraço e até a próxima

Daniel Antunes

Fundador e CEO da GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Empreendedor, Investidor e Graduado em Sistemas de Informação, Pós-graduado em Engenharia de Software e também em Gestão Estratégica de Negócios e Projetos, com mais de 10 anos de experiência no mercado de internet.
Fechar
1
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar?
Powered by