Siga-nos nas redes sociais

É verdade que atualmente temos muitas opções para resolver o mesmo problema. Se pensarmos que para assistir um filme há uns 20 anos era preciso ir ao cinema, a uma locadora ou esperar que fosse exibido na TV. Tudo isso pode parecer ridículo hoje, que contamos com banda-larga, serviços de streaming e TV a cabo on demand. Além de TV, TV a cabo convencional, compra em lojas virtuais, tudo para o mesmo título de filme. Hoje existem diferentes tipos de serviços sob demanda em tipos de mercados.

Se observarmos bem, serviços sob demanda podem facilitar, sanar e baratear nossas necessidades. Tanto que muitas pessoas estão questionando se continuarão a utilizar serviços da maneira antiga. Um bom exemplo é o Uber, uma plataforma de sucesso em todo o mundo. Em grandes centros as pessoas estão deixando de comprar carros, fugindo de prestações, taxas, impostos, manutenção, seguro, etc. Com o serviço do Uber você só solicita quando precisa e paga tudo no vencimento do cartão.

Principais vantagens de contratar serviços sob demanda

Com as evoluções tecnológicas, qualidade de vida e facilidade de comunicação surgem cada dia mais formas de ofertar serviços. Enquanto isso as pessoas que buscam por esses serviços estão cada dia mais criteriosas. Antes de optar por uma assinatura ou contratação, invariavelmente fazemos uma comparação para ver o que melhor nos atende. Optar por serviços sob demanda implica tanto em obter mais benefícios, quanto fugir de possíveis problemas que possam surgir.

  • Possibilidade de comprar quando e quanto quiser;
  • Vínculos contratuais mais razoáveis;
  • Mensuração de custos mais simplificada;
  • Liberdade para procurar outros fornecedores;
  • Descomplicado para contratar.

developer-projetos-digitaisAlém dessas vantagens podemos observar que, por causa do grande número de empresas ofertando serviços sob demanda, muitas delas oferecem diferenciais mais competitivos e atraentes. Você já pegou uma balinha ou água em um Uber?

A evolução dos serviços

TV, internet, cinema, clube de vinhos, transporte, educação e até música, hoje você encontra tudo isso on demand. O crescimento do setor é exponencial, criando uma nova tendência de consumo mesmo em tempos de crise. E por oferecer tanta facilidade e economia os serviços sob demanda acabaram tomando mercados cada vez mais tecnológicos.

Desenvolvimento convencional para a internet

Chegamos ao que interessa! É verdade que novas tecnologias surgem a cada dia e com elas novas maneiras de se trabalhar. As reuniões presenciais foram substituídas por calls, escritórios cheios por home-office e softwares por aplicações em nuvem.

A necessidade de ter e manter um projeto digital se faz presente em todos os setores do mercado. Independente que você tenha um negócio já em funcionamento ou iniciando uma startup, a necessidade de ter um projeto digital será eminente. Estar na internet é a forma mais usual de estar junto ao seu cliente e isso tem um custo.

A maior parte das empresas de desenvolvimento trabalham com o modelo tradicional, que até então parece a melhor saída. Funciona seguindo basicamente um fluxograma simples:

  1. Reunião;
  2. Levantamento das necessidades;
  3. Levantamento dos custos;
  4. Orçamento;
  5. Aprovação;
  6. Formas de pagamento

Muitas vezes, nesse formato de empreitada, as formas de pagamento não são flexíveis. E, caso surja uma nova necessidade, todo o processo anterior é refeito, gastando mais tempo e dinheiro.

Imagine que você é uma startup, quantas vezes que você pode mudar a direção e as prioridades do seu negócio? E se você tiver de pivotar? O modelo tradicional não dá a liberdade de mudar as ações no meio do processo. Não existe tamanha flexibilidade nesse modelo quanto nos outros que falaremos a seguir.

Desenvolvimento interno

Ter uma equipe de desenvolvimento interna pode gerar ainda mais gastos que trabalhar por escopo ou demanda. Uma vez que contratando os próprios profissionais você acaba acarretando mais gastos trabalhistas para sua empresa.

Lembrando que, ter uma equipe interna não garante profissionais especialistas para as diversas áreas do desenvolvimento do seu projeto.

Desenvolvimento sob demanda

O desenvolvimento por demanda pode ser a alternativa mais válida para quem está começando ou até mesmo para quem já tem um projeto digital mas precisa incrementá-lo.

Muitas empresas estão buscando esses profissionais para resolverem tarefas ou até mesmo todo o projeto dentro das suas especialidades. Já existem sites onde você pode encontrar e contratar profissionais para trabalhar em necessidades específicas do seu negócio.

desenvolvedor-demanda-projetos-digitais

Da mesma forma empresas de desenvolvimento estão se especializando para oferecer esse tipo de serviço on demand, onde o projeto é estruturado por inteiro e o cliente paga apenas pelo que for definido e desenvolvido.

Hoje já existem diversas formas de gerir um projeto remotamente, ferramentas como Trello ou Pipefy estão cada dia mais presentes na vida dos gestores. Porém, quem utiliza o modelo tradicional, ainda tem dificuldades de transformar uma fase do projeto em diversas tarefas, mesmo dividindo em várias ações.

Trabalhando com o desenvolvimento sob demanda o cliente sabe exatamente o que foi, o que está sendo e o que será feito. Tudo em tempo real, tendo a vantagem de parar, mudar ou acelerar os processos, com base nas necessidades ou situação estratégica da sua empresa.

Todos os meios de desenvolvimento apresentados aqui funcionam? Sim. Mas é bom observar quais deles atendem melhor a sua necessidade e qual deles não irá ferir ou assustar seu orçamento. Como dito anteriormente, o desenvolvimento sob demanda é uma tendência crescente e aprovada por quem utiliza. Por que não experimentar esse novo modelo de trabalho? Comente se tiver dúvidas ou quiser acrescentar algo. Não se esqueça de compartilhar e curtir nossa página no Facebook.

Daniel Antunes

Fundador e CEO da GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Empreendedor, Investidor e Graduado em Sistemas de Informação, Pós-graduado em Engenharia de Software e também em Gestão Estratégica de Negócios e Projetos, com mais de 10 anos de experiência no mercado de internet.
Fechar
1
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar?
Powered by