Siga-nos nas redes sociais

Implementar uma cultura inovadora em uma organização é um desafio para todo gestor que quer melhorar os processos de uma empresa e ainda manter engajadas e motivadas as pessoas que, todos os dias contribuem para o crescimento do negócio: o colaborador.

Inovação requer uma mudança de cultura, e para isso é necessário promover a integração e promoção de ideias de todos os colaboradores da empresa.

Em mais um episódio sobre inovação e tecnologia, Amir Faria, o CMO da GoBacklog, conta um pouco sobre a importância da implementação de uma cultura de inovação em uma organização.

Investir em inovação é algo incerto, certamente, mas gastar dinheiro sem propósito não é inovação.

O que é uma cultura de inovação?

Uma cultura de inovação é uma cultura onde as pessoas se sentem à vontade para dar suas ideias, colaborando com o desenvolvimento da empresa. A partir daí, é possível que elas possam também construir projetos paralelos que vão contribuindo para o sucesso da organização onde ela está.

Onde as empresas estão falhando nesse processo de inovação?

Segundo pesquisas recentes, o momento em que as empresas falham nesse processo de inovação é justamente quando os gestores não se abrem para receber novas ideias. O que acontece muitas vezes, é que quando os colaboradores tentam inserir algumas ideias nas organizações, podendo ser elas boas ou não, ocorre a desvalorização imediata do que poderia ser um bom caminho para a inovação.

O que acontece muitas vezes, é que quando os colaboradores tentam inserir algumas ideias nas organizações, podendo ser elas boas ou não, ocorre a desvalorização imediata do que poderia ser um bom caminho para a inovação.

Isso acaba gerando um ambiente pouco próspero para que a inovação e boas ideias se desenvolvam. O ideal é que as empresas deem um foco no sentido de abertura de mente para os gestores, qualificando-os para que consigam receber as ideias apresentadas sem desmotivar o colaborador. É preciso criar um ambiente que abrace realmente a inovação e as novas ideias.

Como a cultura da inovação pode atrair e reter bons talentos?

A maioria das pessoas querem trabalhar em uma empresa com um propósito, e é justamente isso que a inovação traz: um propósito para a empresa. Nesse contexto é importante ressaltar que empresas que querem inovar, estão sempre buscando estar à frente e muitas das vezes é isso que as pessoas querem.

As pessoas querem fazer algo maior na vida delas. Então isso é também sobre valores, a forma como sua empresa se posiciona levando valores que se alinham aos das pessoas, trabalhando em prol da inovação e de melhorias para os consumidores em geral, é algo que realmente desperta o interesse para que essas pessoas queiram trabalhar nessas empresas.

Como implementar uma cultura de inovação satisfatória e manter toda equipe engajada neste processo?

Umas das premissas mais básicas é a integração de todas as áreas. Mas pessoas que estão em maior contato com o consumidor, geralmente sabe melhor sobre o que as pessoas querem ou estão pensando. Isso pode ser um caminho para o surgimento de ideias que podem ajudar na implementação da inovação em uma empresa.

Infelizmente, as ideias que essas pessoas trazem nem sempre são exploradas pelas empresas por diversos motivos, um deles é o grau de instrução mais baixo, o que acaba fazendo com que suas ideias não sejam ouvidas. Então é preciso ouvir e dar voz a essas pessoas, que têm insights no dia a dia.

E não se esquecendo, claro de procurar profissionais qualificados e consultores especializados que entendem com profundidade do assunto e que com certeza contribuirá para que sua empresa seja referência nesta questão.

Cultura de inovação é o mesmo que negligenciar a entrega de resultados?

Esse é um pensamento errado a cerca de entrega de resultados, e é um mito na verdade. Empresas como o Google e o Facebook, que passam uma imagem de um ambiente de trabalho descontraído e onde as pessoas se sentem confortáveis, e que, a imprensa reforça esse modelo na divulgação, gera uma impressão de tranquilidade a todo momento.

Mas a grande verdade é que as pessoas são cobradas por resultados. A dedicação desses profissionais muitas vezes é redobrada, chegando a 12 horas por dia, muito além do que o normal de muitas organizações, tudo isso para que os resultados sejam entregues para a empresa. Então pensar que a inovação seja algo sem objetivo é um erro. Investir em inovação é algo incerto, mas gastar dinheiro sem propósito não é inovação.

Links para leitura

Priscylla Silva

Especialista de Marketing na GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Jornalista, apaixonada por Marketing e uma grande fã de inovações tecnológicas.
Fechar
1
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar?
Powered by