Siga-nos nas redes sociais

O CRM é um conjunto de práticas que facilitam e otimizam os processos de relacionamento com o cliente por meio de um software. Essa é uma estratégia com foco em priorizar e entender o cliente. Por meio das informações obtidas sobre ele, é possível elaborar métodos voltados para uma melhor experiência dos produtos e serviços fornecidos.

Em mais um episódio dessa série Conversando com o C-Level, Daniel Antunes, o CEO da GoBacklog, fala um pouco sobre a importância de implementar esse software como um bom aliado no relacionamento com o cliente.

Como funciona o CRM, então, na prática? Trabalhar com o seu cliente de forma personalizada e dentro dos processos essenciais que a sua empresa precisa é muito difícil quando você não tem um controle muito bem feito disso. Então, o CRM vem para ajudar nisso. O CRM na prática, trabalha muito no cadastro de clientes e no cadastro de informações sobre esses clientes

O que é Customer Relationship Management (CRM)?

O CRM é um software de gestão relacionamento com o cliente. Com o objetivo de colocá-lo como o foco central nas atividades desenvolvidas nas empresas, por meio dele é possível gerenciar processos, atendimentos, antecipando todas as necessidades do consumidor, através desse relacionamento. Sendo ele fidelizado ou até mesmo um prospect, que quer se tornar um novo cliente, você consegue fazer toda sua gestão em um único software.

Como funciona um CRM na prática?

Esse software atua na facilitação das práticas de um trabalho mais personalizado e essencial para o controle de dados do cliente. Na prática, o CRM é responsável pelo cadastro de informação sobre esse cliente. Ou seja, todo o serviço feito e até mesmo o que você obteve de informação desse cliente, é anotado em único lugar, que te permite ter uma ampla e fácil visualização de possíveis novos compradores.

Como saber se uma empresa precisa de um CRM?

Para entender melhor se uma empresa realmente precisa de um CRM, Daniel destaca alguns dos pontos principais e mais urgentes em uma empresa que realmente precisa implementar um software de gestão em uma organização.

  1. Ter uma visão ampliada do seu negócio
  2. Ter uma produtividade sustentável
  3. Controlar melhor Follow-Up de vendas
  4. Ter inteligência no planejamento estratégico
  5. Acompanhamento de desempenho em tempo real
  6. Aumentar as vendas e o Ticket-médio
  7. Fortalecer a marca

Mesmo sem identificar na lista necessidades para a sua empresa, vale muito a pena implementar e descobrir como o CRM pode contribuir em estratégias para reter o cliente em sua empresa de uma forma totalmente eficaz.

Como escolher o melhor tipo de CRM para o seu negócio?

Existem dois tipos de CRM que podem ser analisados, e a partir disso, é possível verificar qual se encaixa melhor em seu negócio. O Enterprise é voltado para grandes empresas que precisam de um software mais personalizado. Então, essas empresas, por trabalharem com um processo mais complexo, necessitam de um desenvolvimento bem mais detalhado.

Já o PME é voltado para empresas menores, que estão em seu início e precisam de um modelo e uma estratégia de CRM menor. Por não necessitar de personalizações maiores, o seu custo é mais baixo, suas funções são simples, mas de alta relevância. Porém, na medida em que sua empresa vai crescendo, esse CRM PME não mais se encaixa nos processos de uma empresa com um nível de maturidade maior, por exemplo.

Como a GoBacklog consegue ajudar uma empresa a gerenciar melhor seu relacionamento com os clientes?

A GoBacklog atua muito nesse modelo Enterprise. Nós trabalhamos com esse modelo específico para os nossos clientes, porque quando eles surgem com a necessidade de fazer um forecast de vendas, por exemplo, onde eles precisam ter uma visão mais ampliada e estratégica sobre o seu negócio, o CRM encaixa muito bem nessa etapa.

Com essa necessidade de mercado nós começamos a desenvolver esses processos aqui dentro, desenvolvemos um software personalizado que realmente atende às expectativas dos clientes. Nós vamos até o cliente, procuramos entender o processo comercial dele, como é a gestão de relacionamento que ele tem com cliente e inovamos trazendo tecnologia para dentro do negócio dele.

E todo o CRM pode ser acompanhado. O cliente pode monitorar tudo o que está acontecendo sem precisar estar dentro da empresa ou até mesmo perguntar sobre o andamento dos processos.

Links para Leitura

Priscylla Silva

Especialista de Marketing na GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Jornalista, apaixonada por Marketing e uma grande fã de inovações tecnológicas.
Fechar