Você sabia que otimizar seu conteúdo para mobile pode atrair mais possíveis clientes para seu negócio? Com isso, seu público terá maior engajamento e passará mais tempo em suas páginas e seus aplicativos.

Neste post, você verá o que é conteúdo mobile, por que fazer a otimização é importante, qual a melhor forma de implementar isso e quais são as principais vantagens. Dessa maneira, você terá mais chances de se destacar da concorrência.

Preparado para melhorar seus resultados para seu projeto digital? Então continue com a gente e boa leitura!

O que é conteúdo mobile?

Conteúdo mobile é todo tipo de mídia que é visualizada ou utilizada em celulares, smartphones e tablets, como:

  • vídeos e imagens;
  • ofertas de descontos;
  • jogos;
  • filmes;
  • navegação por GPS;
  • atendimento virtual;
  • aplicativos.

Com a crescente utilização de smartphones, o significado desses dispositivos no dia a dia das pessoas cresceu na mesma proporção. Os proprietários podem utilizar seus smartphones para marcar compromissos pessoais ou de trabalho, enviar mensagens de texto, assistir e gravar vídeos, procurar e usar cupons para compra, editar documentos, entre outras inúmeras possibilidades.

Por que otimizar o conteúdo é importante?

O Brasil já conta com mais de um smartphone por habitante. Ou seja, os usuários têm formas diferentes para passarem o dia inteiro conectados à internet. Dessa maneira, otimizar seu conteúdo para ser bem visualizado nos smartphones é primordial para que seus clientes em potencial tenham uma melhor experiência com sua empresa e estejam mais próximos de realizar a tão desejada compra.

Dessa forma, é necessário criar uma estratégia de atuação nas mídias digitais para que o público tenha maior interação e engajamento com sua marca. Ou seja, quanto mais interativo for seu conteúdo, maior será a chance de que o internauta fique satisfeito com ele.

Qual é a melhor forma de fornecer o conteúdo?

Muitas pessoas têm dúvidas se devem fornecer conteúdo a partir de páginas na internet ou de aplicativos próprios. Felizmente, não há uma única resposta a ser dada. Tudo dependerá da sua estratégia e do seu mercado.

Embora os brasileiros sejam um dos povos que mais desinstalam aplicativos, 79% dos internautas utilizam os apps de bancos por aqui. Isso significa que os usuários não procuram, simplesmente, por novas aplicações, mas estão prontos para fazer instalações que sejam interessantes e relevantes para eles.

Por isso, criar um aplicativo pode ser uma boa ideia. Entretanto, será necessário oferecer diferenciais para quem fizer a instalação, como disponibilizar cupons de desconto e usar notificações push para avisar os internautas das promoções que seu negócio disponibilizar.

Ao mesmo tempo, os sites também são muito úteis em disponibilizar esse tipo de conteúdo e são uma opção de baixo custo. Como os usuários dificilmente baixam os apps antes de terem certa familiaridade com sua marca, é muito interessante ter páginas interativas, interessantes e com muito conteúdo otimizado.

Ou seja, você não precisa, necessariamente, escolher entre os dois modelos para disponibilizar conteúdos. A partir da sua estratégia, você conseguirá definir o seu foco, ou mesmo usar ambos.

Quais são os benefícios de uma estratégia  de conteúdo voltada ao mobile?

Há vários benefícios de contar com estratégia de otimização de conteúdos, como:

  • estar em melhores posições no Google;
  • conseguir atrair e manter os usuários em suas páginas;
  • fazer com que seu público tenha uma melhor experiência de uso, independentemente do dispositivo utilizado;
  • usar os conteúdos otimizados como estratégia para que o internauta se cadastre em seu site ou baixe seu aplicativo;
  • facilitar a vida do usuário, retirando suas principais dificuldades para concluir uma compra na sua plataforma de e-commerce.

Como você pode ver, investir na otimização de conteúdo mobile é útil para que seu público consiga consumir seus conteúdos e se aproximar de possíveis vendas. Se esse é seu desejo, comece agora mesmo a planejar sua estratégia para o mundo mobile.

Quer receber mais dicas como essa? Siga-nos agora mesmo nas redes sociais. Estamos no FacebookTwitter e LinkedIn. Esperamos por você!

Amir Faria

CMO na GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Apaixonado por tecnologia, pessoas e inovação!