Siga-nos nas redes sociais

Existe uma grande ilusão de que empreender pode ser fácil. Na verdade, ver algo pronto e com vestígios de sucesso, é que dá essa sensação de facilidade. No entanto, ter um negócio ou construir uma Startup requer muito mais que ambições e desejos. Para se ter algo relevante e de sucesso, é preciso planejamento, investimentos, melhorias, tempo e muita dedicação.

Em mais um episódio da série Conversando com o C-Level, Daniel Antunes, o CEO da GoBacklog, fala sobre o perigo de subestimar a importância de investimentos em uma Startup ou negócio.

Você conseguir hoje, grande clientes, investidores, uma quantidade X de usuários que você deseja atingir com sua startup ou seu negócio, é necessário investir, e esse investimento é tanto em dinheiro, quanto em tempo e pessoas. Você precisa realmente montar algo, obtendo uma base, para que esse negócio seja grande, e se torne um negócio de sucesso.

Por que iniciar uma Startup requer uma alta quantidade de investimento, seja ele financeiro ou de tempo?

Iniciar uma Startup hoje em dia significa que você está iniciando um negócio. Você não está comprando algo novo, como uma franquia em que você já tem o valor de investimento calculado e pronto, e que já vem de muitos anos sendo montado. Quando você cria uma Startup ou um novo negócio, é bem diferente quando você copia algo que já existe, e algo novo realmente requer um alto investimento.

Esse investimento pode ser tanto financeiro ou de tempo. Financeiro porque ao longo do tempo, como você está criando um negócio, é preciso um alto investimento ao longo desse tempo para que você consiga chegar nos patamares dos grandes unicórnios, como o Uber, AirBnb, 99, empresas que já atingiram esse patamar.

E quando você avalia o alto investimento, você tem um alto investimento de tempo. Por isso, o alto investimento de tempo também requer muito cuidado e bastante análise. Um fundador, uma pessoa que está ali, bastante dedicada, trabalhando naquilo “de graça” para seu projeto, sua Startup, existe ali um valor de mercado, e isso também precisa ser calculado.

No cálculo mais exato, de realmente o tempo que foi gasto, de pessoas envolvidas, todo o processo e recurso usado para se colocar uma Startup ou um negócio funcional no ar, requer, ao longo de toda uma análise, dentro de um determinado período, realmente um alto investimento.

Diversos empreendedores desejam obter sucesso de sua empresa, atrair clientes e investidores, mas não estão dispostos a investir valores necessários para se tornarem relevantes no mercado. Qual a solução?

Você conseguir hoje, grande clientes, investidores, uma quantidade X de usuários que você deseja atingir com sua Startup ou seu negócio, é necessário investir, e esse investimento é tanto em dinheiro, quanto em tempo e pessoas.

Você precisa realmente montar algo, obtendo uma base, para que esse negócio seja grande, e se torne um negócio de sucesso. Então não tem milagre. Tudo o que é bom hoje tem um preço. Seja o seu tempo, a sua dedicação, o seu foco, a sua prioridade.

Por isso, você precisa analisar o cenário do seu negócio e o quanto você acredita na sua ideia, e o quais as ações você precisará tomar pra fazer com aquilo se torne realmente um sucesso.

Leia o artigo Startups Unicórnio: Todo mundo quer ser. Mas e o custo disso?

Em 2018, o Brasil ganhou seus primeiros unicórnios, termo dado às empresas que passam a valer mais que US$ 1 bilhão. Como se dá os processos dessa jornada até a chegada desse objetivo?

Essas empresas que chegaram nessa marca de US$ 1 bilhão, se tornando unicórnios, startups brasileiras, foi com bastante dedicação. Muito investimento, muito processo e luta. Ou seja, empreender hoje no Brasil não é algo simples, não é algo fácil. Empreender no Brasil é correr riscos.

Para você se tornar um unicórnio, você precisou correr muitos riscos durante toda essa jornada. Então não tem nada a esconder, se tornar unicórnio requer muito trabalho, muita dedicação, e nós precisamos avisar: se dedique e invista bastante, busque pessoas interessantes para estarem do seu lado.

Braços direitos, pessoas que realmente vão se dedicar e se identificar com o processo e com o propósito do negócio, para poder realmente elevar o negócio a outros patamares, fazendo com que ele se torne novos unicórnios.

Mais do que apenas investir com recursos, é preciso investir com qualidade. Qual a importância dessa mentalidade e como isso pode gerar benefícios para a empresa?

Investir com qualidade é o grande ponto da questão, tem que ter bastante cuidado. Muitas vezes, entra um investidor, e os gastos podem acabar sendo desgovernados. Então é preciso analisar onde esse investimento será aplicado para que ele traga realmente qualidade. Qualidade a que ponto?

Eu trouxe o ponto da GoBacklog, por exemplo, nós perguntamos aos nossos clientes: o que nós poderíamos fazer hoje que poderia trazer mais resultado para o seu negócio?

Seja aumentar sua receita, reduzir seus custos, aumentar o faturamento ou gerar novas fontes de receitas, novos negócios, melhorar a produtividade da empresa em diversos setores.

Então eu consigo juntar nossa especialidade que é tecnologia, inovação tecnológica, desenvolvimento e o que vai trazer resultado realmente para o cliente. Em muitos dos casos, nós sempre temos aquele pensamento macro, pensando onde iremos chegar daqui 5 ou 10 anos.

É sempre uma estratégia muito grande, mas no primeiro momento, o que eu preciso fazer para oferecer um resultado muito mais rápido para você? Então eu junto a nossa especialidade de inovação tecnológica aos resultados que você está buscando. E é com isso que eu trago a qualidade.

Quando você une a sua especialidade, com aquilo que o cliente precisa, você acaba trazendo toda a qualidade e faz com que o investimento seja realmente algo sustentável. Ou seja, foi investido nesse primeiro momento e já obteve resultados e o negócio continua crescendo de forma sustentável. Então isso é investir com qualidade.

Links para Leitura

Priscylla Silva

Especialista de Marketing na GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Jornalista, apaixonada por Marketing e uma grande fã de inovações tecnológicas.
Fechar
1
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar?
Powered by