Siga-nos nas redes sociais

A Levante é um empresa com foco em educação financeira e gestão de investimentos. Fundada em 2017, ela está situada em São Paulo e é composta por especialistas de alto nível, preparados para ajudar seus clientes a investir de maneira assertiva.

Daniel, CEO da GoBacklog, e Walter, CTO da Levante, trabalharam juntos em um projeto antes da GoBacklog. Ao fundar a GoBacklog, Daniel apresentou ao Walter Vieira o novo modelo de negócio que ele havia acabado de lançar. Walter imediatamente viu que esse modelo se encaixaria em sua nova empresa, a Levante.

Desde o início da parceria o Walter apresentou a necessidade do próprio mercado de ter recomendações de investimentos de uma forma mais informal e acessível, que todos entendessem.

Empreendedor com base tecnológica, Walter Vieira é também CEO da Closeer, startup que vem ganhando notoriedade no mercado por resolver uma dor de restaurantes que precisam contratar sob demanda.

A parceria

3 meses foi o tempo necessário para colocar a Levante no ar. A parceria e o envolvimento em que a Levante e a GoBacklog tiveram ao longo desses meses, foram cruciais para que essa solução obtivesse um sucesso significativo em tão pouco tempo.

Inicialmente foi-se investido 2 meses de trabalho planejando como seria a execução, para então dedicar todo esforço em criar a estrutura do que viria a ser a Levante. Hoje a solução continua em constante evolução e a GoBacklog permanece com a missão de entregar inovação tecnológica a esse importante player do mercado de investimentos.

O que executamos nesta solução

  • UX Design
  • UI Design
  • Design Responsivo (concepção e implementação)
  • Front-End
  • Back-End
  • Integração Contínua e Deploy Automatizado
  • Integrações com outras plataformas e produtos (Vindi, Bitcoin, etc.)
  • Ajuda na definição de regras de negócio
  • Planejamento e desenvolvimento de novas features

Entrevista completa

Daniel: Vamos falar um pouco sobre a Levante e de como vocês chegaram na GoBacklog, como está o sucesso de vocês, o crescimento e entender um pouco como a GoBacklog ajudou nesse resultado que vocês estão tendo no mercado. Antes de tudo, conta um pouquinho quem é o Walter, o que você faz e de onde surgiu a ideia de criar a Levante.

Walter: Eu estou no mercado de tecnologia já há alguns anos e nos últimos outros três anos antes de existir a Levante, a gente participou de um projeto também no mercado financeiro, na recomendação de investimentos para pessoa física, varejo. E eu sou um dos fundadores e diretor de tecnologia (CTO) da Levante, e o nosso segmento em si é exatamente aquilo que os bancos não conseguem entregar, que são as recomendações de investimentos bem mais direcionadas, sem qualquer vínculo com interesses do banco. É o que a gente chama de análises de investimentos independente.

A ideia de criar a Levante surgiu a partir da necessidade do próprio mercado de ter recomendações de investimentos com uma linguagem mais informal, bem mais fora do “economês”. E para isso foi definido que deveríamos ter uma plataforma digital, onde os relatórios produzidos pelos economistas estivessem disponíveis para que as pessoas de fato pudessem usufruir delas pagando somente uma assinatura mensal.

Daniel: Assim que vocês conheceram a GoBacklog e entenderam de fato como a gente trabalhava, houve a decisão de ter uma equipe de desenvolvimento. Como vocês queriam criar uma plataforma digital, você como CTO da Levante não quis ter uma equipe interna, então viu a necessidade de pegar uma equipe fora da Levante, uma equipe performática. Como surgiu essa ideia e como foram as objeções em relação aos sócios, de quem também está à frente do negócio?

Walter: Por já trabalhar no mercado de tecnologia, tive uma experiência em outro projeto com a GoBacklog. Passado um tempo de sucesso, inclusive nesse outro projeto, eu consegui ver que quando surgiu a ideia da Levante, nós tínhamos dois caminhos: vamos contratar equipe própria, colocar dentro de casa e fazer todo o desenvolvimento e gestão dessa equipe, ou pegar uma equipe já experiente e realmente pronta para esse trabalho.

Então o projeto Levante, ter olhado para a GoBacklog e falado que era o ideal modelo para nós foi um dos principais motivos. Primeiro, a gente tem na GoBacklog uma equipe extremamente capacitada, e que trabalha com metodologia ágeis, e para o nosso projeto, e acredito que para a maioria dos projetos hoje em dia, faz toda a diferença.

A escolha pela GoBacklog se deu primeiro por competência, segundo pela agilidade, e a gestão do projeto. Basicamente nós conseguimos tirar do papel e colocar uma plataforma em pé em dois meses (depois dos 2 meses de planejamento). Geralmente isso é ilógico.

É um custo benefício bom com uma gestão de projetos muito ágil. E mesmo com o escopo aberto, quando eu cheguei para os sócios da Levante, houve aquela dúvida sobre não saber qual o custo para tudo isso no fim do mês, mas eles se surpreenderam e viram que houve um um aproveitamento muito melhor, defini isso internamente e foi fantástico. Foi uma gestão aberta e a gente conseguiu atingir o resultado em curto tempo, e isso foi muito bom.

Daniel: É verdade, eu me lembro desse começo, em dezembro de 2017 as duas primeiras demandas de dezembro foram bem poucos pomodoros que usamos, essas duas primeiras demandas eram analisar frameworks de UI para que a gente tivesse mais agilidade e planejamento.

Então em janeiro a gente já tinha avançado bem mais, e em fevereiro você disse assim: “Daniel, até onde vocês conseguem ir?” E eu disse que se vocês deixassem, nós iriamos até onde desse. E foi aí que você disse pra gente seguir com o projeto, porque vocês queriam lançar e confiavam muito no trabalho e na estratégia que estávamos montando. Então fizemos o planejamento junto com especialistas para colocar o negócio no ar e em março já estava rodando.

Walter: Foi fantástico, em fevereiro a gente já estava com a plataforma no ar, começamos em dezembro e no dia 28 de fevereiro de 2018 nasceu o Levante como empresa, como plataforma.

Daniel: E o mais bacana dessa história toda é que até hoje vocês estão com a GoBacklog, com um ano de projeto, ainda existe essa parceria. E podemos entrar no ponto em que, tudo bem, foi lançado em fevereiro, mas olha o tanto que a gente fez de melhoria e evolução, e o tanto que a plataforma evoluiu de fevereiro até hoje, então a gente continua nesse processo de evolução.

Walter: Exatamente. E é legal a gente até comentar que não foi só o desenvolvimento, não enxergamos somente a questão do custo-benefício, mas a forma como tudo se desenhou depois na evolução da plataforma, como a GoBacklog abraçou isso, o time permitiu e permite ainda, fazer com que a gente esteja no mercado, a um nível de competitividade bem interessante, frente a concorrentes de mercado que já estão no mercado há mais de 6 anos.

Sinceramente, ter uma equipe como a de gestão interna da GoBacklog, pra mim, como CTO e gestor do projeto, foi fantástico, um envolvimento muito bom.

Daniel: Tem alguma dificuldade que você sentiu no começo do trabalho com a GoBacklog ou realmente foi muito tranquilo?

Walter: É até interessante essa pergunta porque foi muito pelo contrário, as dificuldades e objeções que eu como gestor do projeto coloquei, elas foram resolvidas muito rápido, então não houve realmente dificuldade nenhuma.

Daniel: Você poderia falar um pouco sobre o sucesso que foi alcançado pela Levante tendo a GoBacklog como parceira, trabalhando dentro desse modelo e como está o sucesso de vocês hoje na visão do que vocês eram, de quando a gente começou do zero, e agora do “Zero to Hero”, como está sendo isso?

Walter: O início foi crucial para o nosso sucesso, a GoBacklog contribuiu muito para isso e ainda continua contribuindo. Por exemplo com features que nós precisávamos e que eram regras de negócios extremamente importantes. Eu posso citar o pagamento via Bitcoin, transações de verificação, permitir que nós criássemos um sistema de cortesia e dar 30 dias grátis para os cliente em determinado produtos, e tivesse com isso depois a possibilidade de ter recorrência, então tudo o que foi acordado, foi cumprido.

Um ponto muito importante, tudo isso em um curto espaço de tempo, e isso me chamou muito a atenção. Não teve toda aquela demora de “vamos pensar”, foi um projeto estruturado de forma rápida e consistente. Em termos não só de tecnologia, mas de business mesmo, a GoBacklog foi fundamental.

Daniel: Eu me lembro bem da proposta de integração do pagamento via Bitcoin, você perguntou se nós conhecíamos e já havíamos integrado, nós ainda não tínhamos feito essa integração e você propôs para que a gente começasse a integrar. Juntos nós buscamos, estudamos e entregamos tudo funcionando. Então esse é um ponto muito positivo que a gente teve nesta nossa parceria.

Walter: Sim, eu acho que uma coisa para definir bem a GoBacklog na minha visão é que vocês encaram a realidade que de fato tecnologia nasceu para resolver problemas, e realmente resolve problemas. Então, vocês são os tipos de parceiros que, como já estamos no segundo projeto e eu penso em outros projetos também, com certeza a gente vai pensar na GoBacklog sempre.

Daniel: Eu e toda a equipe aqui ficamos muito feliz com esse feedback. Eu fico muito feliz com o sucesso da Levante, acompanho vocês sempre, desde a parte digital até o desenvolvimento e a inovação que vocês estão levando para o mercado. Estou sempre junto de vocês avaliando e vendo onde a gente pode acrescentar cada vez mais nas melhorias e evoluir cada vez mais o negócios de vocês.

Eu queria então em nome da GoBacklog agradecer pela parceria e por acreditar no nosso trabalho desde sempre, porque é difícil, você está em São Paulo, no polo da tecnologia, onde está todo o business, e você tem toda a tecnologia aqui com a gente, em Minas Gerais, e o atendimento e o modelo continua sendo bem aceito pela sua equipe.

Walter: Eu é quem agradeço, eu acho que independente do local, quando a gente encontra de fato uma equipe que se compromete a de fato resolver problemas encarar isso sempre com desafio e profissionalismo, seriedade e comprometimento, isso é um prazer para gente.

Dizer também que nem tudo são flores, nós já tivemos os nossos desentendimentos, mas faz parte da forma com a gente lida com o business. Então eu só tenho agradecer, espero que a gente continue evoluindo e crescendo, o mercado continue de fato aceitando os nosso serviços e metodologias e que a gente continue juntos nessa parceria por um bom tempo.

Daniel: E que vocês continuem investindo em analistas e deixem a tecnologia com a gente.

Walter: Assim espero (risos). Muito obrigado pessoal!

Links para leitura

Priscylla Silva

Especialista de Marketing na GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Jornalista, apaixonada por Marketing e uma grande fã de inovações tecnológicas.
Fechar