Siga-nos nas redes sociais

Ter uma ideia inovadora é o primeiro passo para construir uma startup de sucesso. Além disso, um dos pontos determinantes para a viabilidade de qualquer negócio é a captação de recursos financeiros. O aporte de capital é de fundamental importância para tirar a ideia do papel e realizar os investimentos necessários para deslanchar no mercado.

Para muitos, buscar dinheiro para o empreendimento pode parecer uma tarefa espinhosa e com poucas possibilidades de retorno positivo. Porém, com focos bem definidos e a estratégia certa, é possível determinar e obter o tipo de investimento que você precisa.

Confira abaixo algumas das principais formas de conseguir recursos financeiros para a sua startup crescer!

1. Contrate uma consultoria

Entender qual é a fonte de capital mais adequada para os negócios e conhecer os aspectos jurídicos que envolvem a solicitação de crédito ou investimento para startup são fatores que assustam os empreendedores de primeira viagem. Afinal, tratam-se de processos com certo grau de complexidade.

Por isso, para quem tem pouca experiência no mercado, o ideal é contratar uma consultoria. Um especialista será capaz de analisar o valor e local apropriado para buscar recursos, bem como fornecer as orientações necessárias para que a proposta de projeto seja bem apresentada e, consequentemente, aprovada para a obtenção de capital.

2. Encontre um sócio-investidor

Uma das formas mais populares para potencializar uma startup é por meio do sócio-investidor — um empresário disposto a investir no negócio e a participar ativamente da atividade. Esse tipo de sócio pode ser encontrado por meio de networking e em eventos da área.

Para conseguir um sócio-investidor, é necessário apresentar a sua proposta de startup detalhada. Isso pode ser feito a partir de um planejamento que informe o tipo e modo como a atividade será executada, os responsáveis pela execução, o nicho de mercado, público-alvo e possibilidades de lucros.

A escolha de um bom sócio inclui a análise do perfil do investidor. O ideal é que o aporte financeiro venha de uma pessoa que tenha as mesmas afinidades empresariais que você e que possa suprir os seus pontos fracos.

Por exemplo: se você sabe tudo da parte operacional do negócio e não entende muito de gestão, o recomendado é escolher um investidor que também seja bom gestor.

3. Consiga um investimento-anjo

O investidor-anjo normalmente é um empresário bem-sucedido, que visa ampliar os seus negócios a partir de investimentos em empresas que estão começando — fase de alto risco. Portanto, é considerado anjo, uma vez que acredita em um empreendimento que está dando os primeiros passos.

Para conseguir o seu investidor-anjo, participe de eventos e concursos de startups. Outra possibilidade é recorrer à plataforma Anjos do Brasil, que ajuda a encontrar o investidor apropriado para o seu projeto.

Ao abordar o investidor em potencial, você deve mostrar um pitch (apresentação completa do projeto). Afinal, o profissional estará confiando o dinheiro dele ao seu negócio e precisará ter segurança de que não haverá riscos e prejuízos.

O fator preponderante para a aprovação do seu projeto é o ROI (Retorno Sobre Investimento), ou seja, quanto o empresário vai lucrar ao injetar dinheiro na startup.

4. Busque uma plataforma online de empréstimos

Outra possibilidade para fazer captação de recursos financeiros para a sua startup é usar plataformas online de empréstimos, como a Nexoos. Esse tipo de ferramenta faz a ponte de contato entre o empreendedor digital e os investidores disponíveis, a fim de aplicar dinheiro nas empresas cobrando taxas baixas.

5. Procure aporte governamental

Há programas governamentais que oferecem aporte para o desenvolvimento de startup. Um exemplo disse é o PIPE — disponibilizado pela FAPESP (Pesquisa do Estado de São Paulo) — que financia, via fundo perdido, empresas com uma proposta de tecnologia realmente inovadora. O seu projeto será avaliado de forma criteriosa, por isso, é imprescindível apresentar uma proposta bem estruturada.

Viu só quantos meios você tem para fazer a captação de recursos financeiros para a sua startup? Com a orientação certa e um bom projeto, é possível alavancar o seu negócio.

Gostou deste post? Compartilhe-o nas redes sociais e mostre aos seus amigos como conseguir investimento para uma startup!

Daniel Antunes

Fundador e CEO da GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Empreendedor, Investidor e Graduado em Sistemas de Informação, Pós-graduado em Engenharia de Software e também em Gestão Estratégica de Negócios e Projetos, com mais de 10 anos de experiência no mercado de internet.
Fechar
1
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar?
Powered by